TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - The Strategy Concept I Five Ps For Strategy

Por:   •  9/5/2016  •  Resenha  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

Nome dos autores

Henry Mintzberg

Nome do artigo

The Strategy Concept I: Five Ps For Strategy

Jornal

California Mangement Review

Volume, número e páginas 

13 páginas

Ano 

1987

Afiliação dos autores (aonde os autores trabalham?) 

Professor de gestão na McGill University, no Canadá, em Quebec, onde leciona desde o ano de 1968, depois de ter terminado o Mestrado em Gestão no MIT.

Qual é a ideia central?

Apresentar cinco definições para o conceito de estratégia e relacioná-los entre si.

Resenha ou Resumo:

No artigo o autor apresenta cinco definições para o conceito de Estratégia, e relaciona as definições entre si. Sendo necessária esta relação devido a diversidade de significados e aplicações que são encontrados para o termo “Estratégia”.
Estratégia como um Plano: Representa o conceito mais relacionado a Estratégia pelas pessoas em geral, sendo entendido como as ações que serão definidas para atingir determinado resultado. Neste conceito a elaboração da estratégia é sempre feita antes da concepção prática e é propositalmente desenvolvida.

Estratégia como uma manobra: o autor identifica que várias vezes a estratégia consiste em enfraquecer os eliminar os concorrentes, sendo que isso se torna possível através de manobras, como no exemplo citado em que a empresa expande sua capacidade produtiva através de uma nova planta, ameaçando, assim, os concorrentes.

Estratégia como Padrão: pode ser identificada como fluxo de operações definido e padronizado, dando como exemplo o automóvel modelo “T” da Ford, em que o automóvel poderia ser de qualquer cor, desde que fosse a cor preta. Quando se define estratégia desta forma, é necessário estar atento as mudanças de cenário para se manter competitivo.

Estratégia como Posição: É a ideia de se criar cenários desejáveis e identificar formas de atingi-los.

Por fim, Estratégia como Perspectiva: nesta definição, as corporações foram no ambiente interno, em sua cultura, para definir a estratégia de ação, busca conhecer o mercado em que está inserida.

Após apresentado esses conceitos, Mintzberg analisa a relação entre eles e a existência de mais de um conceito dentro das organizações, verificando que em certos momentos podem se completar, e em outros, competir entre si, sendo necessário as empresas ter clareza desses conceitos para usá-los a seu favor.

Para quem está buscando estudar e se aprofundar em conceitos e estudos sobre estratégia, encontra neste artigo forte fonte de pesquisa e de conhecimento. Mesmo depois de tantos anos de sua publicação, ainda tem conteúdo muito atual e abrindo espaço para novas discussões dentro do meio empresarial e acadêmico.

Qual foi o método?

Investigativo.

Quais foram as fontes de dados?

Diversas publicações ao longo dos anos.

Como os dados foram coletados?

Através de review.

Como os dados foram analisados?

Com base no conhecimento do autor, os dados coletados auxiliaram a fazer a classificação dos conceitos de estratégia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com