TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Firewall

Tese: Firewall. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  Tese  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 6

Firewall

Os Firewalls (paredes de fogo) são mecanismos muito utilizados para aumentar a segurança de redes conectadas à Internet. São uma espécie de barreira de proteção constituída de um conjunto de hardware, software ou ambos que garantem uma política de controle de acesso entre duas redes (normalmente a Internet e uma rede LAN). Em princípio, os Firewalls podem ser vistos como um par de mecanismos: um que existe para bloquear o tráfego e outro para permitir o tráfego. Alguns Firewalls dão maior ênfase ao bloqueio de tráfego, enquanto outros enfatizam a permissão do tráfego, o importante é configurar o Firewall de acordo com a política de segurança da organização que o utiliza, estabelecendo o tipo de acesso que deve ser permitido ou negado.

O Firewall é um quesito de segurança de muita importância no mundo da computação atual. À medida que o uso de informações e sistemas é cada vez maior, a proteção destes requer a aplicação de ferramentas e conceitos de segurança eficientes. O Firewall é uma opção praticamente imprescindível. O conceito de Firewall é o nome dado ao dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto de controle da rede. Sua função consiste em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra.

Este conceito inclui os equipamentos de filtros de pacotes e de Proxy de aplicações, comumente associados a redes TCP/IP. Tanto assim que os primeiros sistemas Firewall surgiram exclusivamente para dar segurança ao conjunto de protocolos TCP/IP.

Os Firewalls podem ser de três tipos:

1. Por software (programas ou aplicativos),

2. Por hardware (dispositivos físicos),

3. Ou pela combinação de ambos (neste caso, normalmente é chamado de "Appliance").

A complexidade de instalação depende do tamanho da rede, da política de segurança, da quantidade de regras que autorizam o fluxo de entrada e saída de informações e do grau de segurança desejado.

Funcionamento De Um Firewall

Um Firewall é um dispositivo de segurança, veremos exatamente o que faz e em que baseia seu funcionamento. Como o próprio nome indica um Firewall é um dispositivo que funciona como corta-fogos entre redes, é uma “parede de fogo” geralmente entre uma LAN e a Internet, permitindo ou denegando o fluxo de dados, normalmente, entre uma rede privada e a rede pública.

Um uso típico é situá-lo entre uma rede LAN e a Internet, como dispositivo de segurança para evitar que os intrusos possam acessar a informação confidencial da rede LAN.

Basicamente o Firewall é um filtro que controla todas as comunicações que passam de uma rede a outra e em função do que sejam permite ou denega seu passo. Para permitir ou denegar uma comunicação o Firewall examina o tipo de serviço ao que corresponde, como podem ser a Web, o correio eletrônico ou os serviços IRC (Internet Relay Chat). Dependendo do serviço o Firewall decide se o permite ou não. Ademais, o Firewall examina se a comunicação está entrando ou saindo e dependendo da sua direção pode permiti-la ou não.

Deste modo, um Firewall pode permitir que uma rede LAN tenha acesso para a Internet, mas restringindo alguns serviços, isto é, o gerente da rede pode dar privilégios aos serviços de Web, tais como correio eletrônico, FTP, Telnet, SSh (Secure Shell) entre outros que são necessários para o nosso trabalho, mas poderia negar serviços tais como os serviços de IRC, Messenger MSN, ICQ, aplicativos P2P (Kazaa, Emule, etc.), que (na maioria dos casos) podem ser desnecessários para o nosso trabalho.

Também podemos configurar os acessos que se fazem desde a Internet para a rede local e podemos denegá-los todos ou permitir alguns serviços como o da Web, (se é que possuímos um servidor Web e queremos que seja acessível pela Internet). Dependendo do Firewall que tenhamos também poderemos permitir alguns acessos à rede local desde a Internet se o usuário tiver se autenticado como usuário da rede local.

Como mencionado anteriormente, um Firewall pode ser um dispositivo software ou hardware (ou uma mistura de ambos), ou seja, um pequeno aparelho conectado entre a rede e o cabo da conexão à Internet, ou então um programa que instalado na máquina que tem o modem que conecta com Internet. Inclusive podemos encontrar computadores muito potentes e com softwares específicos que simplesmente monitoram as comunicações entre redes.

Filtragem De Pacotes

O Firewall que trabalha na filtragem de pacotes é muito utilizado em redes LAN pequenas ou de porte médio. Por meio de um conjunto de regras estabelecidas, com este tipo de Firewall pode-se determinar que endereços IP podem transmitir/receber dados de sítios específicos da Internet. Alguns sistemas ou serviços podem ser liberados completamente (por exemplo, o serviço de e-mail), enquanto outros são bloqueados por padrão, por terem riscos elevados (como softwares de mensagens instantâneas, tais como o ICQ, MSN, mIRC, etc.) O grande problema deste tipo de Firewall, é que as regras aplicadas podem ser muito complexas e causar perda de desempenho da rede ou não serem o suficientemente eficazes.

Este tipo se restringe a trabalhar nas camadas de rede e transporte do TCP/IP, decidindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com