TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica Geral e Experimental

Por:   •  4/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.413 Palavras (10 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 10

Isaac Newton (1642-1727)

Isaac Newton nasceu na Inglaterra no dia 25 de dezembro de 1642 (segundo o calendário da época), ou em 4 de janeiro de 1643 (segundo calendário usado hoje). Na fazenda de Woolsthorpe, perto da cidade de Colsterworth, em Lincolnshire, filho de Isaac Newton, falecido poucas semanas antes do seu nascimento, e Hannah Ayscough, um casal de camponeses. Nasce de parto normal, prematuro, frágil e fraco.

Sua mãe Hanna o cria sozinha até os 3 anos de idade quando se casa novamente com o pastor Barnabas Smith, deixando Isaac em Woolsthorpe, aos cuidados da avó. Nesse período ele frequenta a escola rural de Colsterworth até 1654 quando é inscrito na escola real de Grantham, cidade a cerca de 6. Milhas da cidade onde residia com seus avós. Nesse período em Grantham ele mora na casa do farmacêutico Clark, onde conhece a enteada do mesmo, miss Storey.

Em 1656 sua mãe Hannah fica viúva pela segunda vez e chama newton de volta para ajudar na administração da fazenda ele interrompe seus estudos oficiais e vai, porém o tio o seu tio, James Ayscough, convence  a Hannah   a mandar newton de volta à escola real de Grantham para o último ano preparatório à universidade.

No dia 05 de de julho de 1661 Newton entra no Trynity college de Cambridge, na qualidade de subserver, estudante pobre obrigado a tarefas humildes. Logo descobre seu interesse para óptica, quando tornou-se amigo do professor Isaac Barrow, é promovido á scholar do Trynity College, estudante interno com funções de assistente.

Em 1665 consegue o titulo de bacharel e mês de agosto refugia-se na casa de sua mãe, por causa de uma epidemia de peste  bubônica, que assolou a Inglaterra e matou um décimo da população. durante esse tempo desenvolveu as leis básicas da Mecânica, estudou os corpos celestiais, descobriu a lei fundamental da gravitação, inventou os métodos de cálculo diferencial e integral, e estabeleceu os alicerces de suas grandes descobertas ópticas. Passou o resto da vida científica ampliando essas descobertas. Em 1667, volta para a universidade, torna-se professor de Matemática, sucedendo o professor Isaac Barrow.

Dedicou-se a pesquisar os raios luminosos. Chegou à conclusão que a luz é o resultado do veloz movimento de uma infinidade de minúsculas partículas emitidas por um corpo luminoso. Ao mesmo tempo descobriu que a luz branca resulta da mistura das sete cores básicas. Inventou um novo sistema matemático de cálculo infinitesimal, aperfeiçoou a fabricação de espelhos e lentes, fabricou o primeiro telescópio refletor, descobriu as leis que regem os fenômenos das marés, numa época que as atividades econômicas dependiam da navegação marítima. Em 1684 o famoso astrônomo Edmund Halley visitou Newton a fim de debater as teorias de Kepler, sobre os movimentos planetários. Halley comprovou que Newton elaborara detalhadamente uma das mais fundamentais de todas as leis, a "Lei de Gravitação Universal". Halley convenceu Newton a publicar suas descobertas e prontificou-se a pagar todos os custos. O resultado foi intitulado "Philosophiae Naturalis Principia Mathematica", publicado em 1687, em três volumes, escrita inteiramente em latim, língua científica da época. Nessa obra também tratou questões sobre pressão atmosférica, velocidade do som e a densidade do ar, Newton ´w indicado para representar a universidade de Cambridge em Londres, numa disputa com o rei James II.

Em 1688 é eleito deputado da convenção nacional e em 1691 é eleito a deputado no parlamento.

Em 1692 um acidente acontece e acaba levando Newton a um desequilíbrio mental, um incêndio destrói o manuscrito dos resultados de suas experiências sobre óptica. No fim do ano de 1695 ele deixa definitivamente o ensino em Cambridge, sendo logo nomeado a inspetor da casa da moeda, por interesse de Lorde Halifax, seu amigo e colega durante os anos passados em Cambridge, Newton estuda e realiza a reforma monetária na Inglaterra alcançando então o cargo de diretor da casa moeda sendo nomeado pela rainha em 1699. Em 1703 é eleito presidente da Royal Society (uma organização criada em 1660 por filósofos naturais e médicos tendo sua primeira reunião em 28 de novembro de 1660, seguido de uma palestra na Gresham College por Christopher Wren Acompanhado por outros polímatas líderes, incluindo Robert Boyle e John Wilkins, o grupo logo recebeu aprovação real, e desde 1663 seria conhecido como "The Royal Society of London para melhorar o conhecimento natural)

Em 1704 é publicada sua obra sobre óptica intitulada ‘’opticks, or a treatise of the reflexions, inflexions nos colours of light’’, O livro analisa a natureza fundamental da luz por meio da refração da luz com prismas e lentes , a difração da luz por placas espaçadas de vidro, e o comportamento de misturas de cores com luzes espectrais ou de pigmento em pó. É considerado um dos grandes trabalhos da ciência em história. Opticks foi o segundo grande livro de Newton na ciência física . O nome de Newton não aparecem na página de título da primeira edição da Óptica.

Em 1706 a rainha Ana da Inglaterra confere-lhe o título de ‘’SIR’’, numa cerimônia realizada em Cambridge (Sir "Senhor", em inglês) é o título nobiliárquico britânico superior a baronete, inferior a barão, e significa aquele que tem domínio sobre algo ou alguém. Historicamente, o título de senhor indicava a superioridade de alguém em relação aos  escravos dos quais era amo ou aos vassalos aos quais dominava em troca de proteção. Foi também utilizado como forma de agraciar algumas personalidades da nobreza e da realeza) devido sua importância relacionada as suas pesquisas contribuindo na evolução da sociedade.

Em 1707 é publicada a obra aritmética universal , consistente de uma sumula de suas lições de álgebra em Cambridge durante os anos de 1673 e 1683.

E em 1708/1726 leva uma vida calma e tranquila , afastada dos ambientes científicos, embora permanecendo presidente da Royal Society, dedica seu tempo livre à redação de obras teológicas.

 A vida de Newton pode ser dividida em 3 fases, 1643 – 1669: da juventude até a graduação. 1669 – 1687: quando foi professor Lucasiano em Cambridge. 1693 em diante: funcionário do Governo.

Alguns de seus estudos e pesquisas

* Telescópio de reflexão
* Decomposição da luz pelos prismas
* Formação de uma hipótese sobre a natureza da luz
* Teorema do binômio e do cálculo integral e diferencial.

Tendo como seu maior trabalho o estudo da ‘’lei da gravitação universal ‘’, pois através deste estudo ele conclui que os corpos celestes se atraem de acordo com sua massa e suas distancias,  Segundo Newton: “O equilíbrio do universo é garantido pela gravidade”. Ele também se dedicou muito ao estudo da Alquimia, o que Isaac Newton estudava e fazia é bem próximo do que hoje conhecemos por Química. Estudava a cronologia bíblica sempre esteve envolvido com questões religiosas e teológicas. Homem de grande importância, com suas descobertas que até hoje são os propulsores de novos estudos, em várias áreas, inclusive na engenharia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (220.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com