TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Física Geral e Experimental II Experimento IV – Lançamento Horizontal

Por:   •  21/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

3ºA - BACHAREL EM QUÍMICA

Física Geral e Experimental II

Experimento IV – Lançamento Horizontal

Professor: Pedro Luiz Frare Junior

Nome dos Integrantes do Grupo

RGM

Nota

Álvaro Henrique Pires Alves

11152500511

Amanda Carolina de Carvalho

11152500561

Gislene Borges Borsanelli

11152501231

Marco Aurélio Costa  

11152500934

MOGI DAS CRUZES

1º SEMESTRE/2016

Objetivo: Verificar os princípios de eletrização estática da primeira lei de Coulomb.

  1. INTRODUÇÃO

Quando falamos de eletromagnetismo estamos nos referindo da parte da física que estuda eletricidade e magnetismo e a relação entre ambas. Quando citamos estes dois fenômenos achamos que é algo diferente, mas sua relação esta bem próxima. Quando um objeto está eletrizado ele forma com campo elétrico em sua volta.

Falando em forças elétricas e eletrização tem que ser falado em cargas elétricas que é uma propriedade física da matéria. Isto porque toda matéria é formada de átomos, que são formados por prótons, neutros e elétrons, que é o que da carga para as matérias e fazem com que o objeto fica positivamente carregado ou negativamente carregado.

A parte positiva é representada pelo próton e a negativa pelo elétron, ambos tem valores de cargas absolutas e iguais apenas o sinal é diferente. Estas cargas de prótons e elétrons são chamadas de carga elementar e são simbolizadas por e.

No ano de 600 a.C, os gregos descobriram que, atritando com a lã, o âmbar adquiria a propriedade de atrair objetos.  Hoje, podemos afirmar que o âmbar adquiria uma carga elétrica ou se tornava carregado. O termo ‘elétrico’ deriva-se da palavra grega elektron, que significa âmbar. (Young, 2009, p. 2)

Figura 1 - Experiências de eletrostática

[pic 2]
Fonte: Young (2009, p. 6)

No experimento realizado em laboratório foi feita a eletrização de objetos para observar a atuação do campo elétrico. Existem três tipos de eletrização:

Por atrito: dois corpos neutros são atritados e haverá transferência de elétrons de um corpo para outro, assim o que cedeu elétrons fica positivamente carregado e o que recebeu fica negativamente carregado.

Por contato: quando há diferença de potencial entre as cargas, onde um objeto está neutro e outro carregado (positivamente ou negativamente), em contato com o corpo neutro os dois ficam com o mesmo potencial.

Por indução: quando há diferença de potencial entre as cargas, onde um objeto carregado (positivamente ou negativamente) e outro está neutro e este esta ligado a um fio terra. Haverá separação de cargas do corpo neutro de acordo com a esfera eletrizada. No final os dois ficam com cargas opostas e se atraem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (411.8 Kb)   docx (936.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com