TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fissuras

Artigo: Fissuras. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  3.402 Palavras (14 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 14

FISSURAS CAUSADAS POR RECALQUE DE FUNDAÇÕES

TIPOS DE RECALQUES DIFERENCIAIS

São os principais tipos de recalques diferenciais, com base na velocidade de ação de cada um deles:

• Recalque de origem gradual, com a ocorrência de grandes recalques durante tempo relativamente elevado. Caso não ocorra estabilização, após um determinado instante poderá existir riscos eminentes de até mesmo uma eventual ruína da estrutura;

• Recalque de origem colapsoidal, ocorrido de forma instantânea e inesperada, com danos (rompimentos) em elementos estruturais de sustentação. Danos provocados pela brusca alteração das características reológicas do solo de sustentação, podendo ser provocado por uma alteração imprevista do nível do lençol freático, uma infiltração de grande quantidade de água oriunda de vazamentos inesperados, ou até mesmo por situações de construções vizinhas provocando desconfinamento do solo que envolve a infraestrutura ou alterações bruscas de carregamento.

Deve-se alertar para o fato de que, normalmente, as medidas de recalque só acontecem quando aparecem problemas visuais (rachaduras, trincas) ou de funcionalidade (emperramento de portas e janelas) nas edificações. Por essa razão é importante incorporar o monitoramento de recalques desde o início da construção, como forma de garantir o controle e o desempenho das fundações.

TIPOS DE DANOS (PATOLOGIAS) OCASIONADOS POR RECALQUES

Os danos em edificações, provocados por recalques, podem ser classificados em estéticos, funcionais e estruturais.

Os danos estéticos são aqueles que afetam apenas o aspecto visual da obra, não comprometendo seu uso ou sua estabilidade. São exemplos de danos estéticos: fissuras em paredes de alvenaria de vedação; pequeno desaprumo da edificação devido à rotação de corpo rígido (“tilting”).

Os danos funcionais comprometem o uso da edificação. São exemplos: dificuldade de abrir portas e janelas; problemas com elevadores; danos às ligações com o exterior (tubulações de esgoto, rampas, escadas); desaprumo acentuado; problemas de drenagem.

Danos estruturais são os que prejudicam os elementos estruturais e podem, dependendo da sua extensão, causar o colapso da edificação. São exemplos deste tipo de dano: trincas em vigas, lajes, pilares e alvenarias estruturais.

CONFIGURAÇÕES TÍPICAS DE TRINCAS CAUSADAS POR RECALQUES DE FUNDAÇÃO

As construções têm comportamento distinto frente aos recalques do solo, sendo que, de maneira geral, as fissuras provocadas por recalques diferenciados são inclinadas. Segundo Duarte (1998), edifícios em alvenaria são construções rígidas e de difícil acomodação de deformações devido à posição e geometria das paredes de alvenaria (placas verticais). O mesmo autor comenta que esta grande rigidez auxilia na distribuição das pressões no solo de forma mais homogênea, mas, por outro lado, como a resistência à flexão e ao cisalhamento da alvenaria é baixa, as paredes são susceptíveis de fissuras frente a pequenas deformações.

Fissuras oriundas de recalque diferenciado, por consolidações

distintas do aterro carregado.

É difícil estimar teoricamente os recalques diferenciais possíveis em uma edificação, enquanto os recalques totais, por outro lado, podem ser estimados através do conhecimento das características do solo e através de provas-de-carga. Para efeitos de projeto ,uma vez estimado o recalque total, dependendo das características do edifício e do tipo de solo, o recalque diferencial pode ser estimado como uma fração do recalque total, já que as tensões transmitidas ao solo não são homogêneas e o solo pode apresentar alterações.

As fissuras causadas por recalques de fundações tendem a se localizar próximas ao primeiro pavimento da edificação. Entretanto, dependendo da gravidade do recalque e do tipo de construção, o grau de fissuração nos pavimentos superiores pode ser quase tão intenso quanto no primeiro pavimento.

Fissuras oriundas de recalque das fundações.

Outros fatores causadores de fissuras oriundas de recalque das fundações são: fundações assentadas sobre seções de corte e aterro; recalque diferenciado por rebaixamento do lençol freático em função de corte na lateral inclinada do terreno; recalque diferenciado no edifício menor pela interferência no seu bulbo de tensões, em função da construção do edifício maior; e, recalque diferenciado por falta de homogeneidade do solo.

Além das fissuras inclinadas oriundas de recalques de fundações apresentadas, ainda sobre o surgimento de fissuras verticais nas paredes de alvenaria, estas normalmente são devido às aberturas das mesmas transmitirem ao solo diferentes tensões de compressão. As aberturas constituem locais onde a rigidez das paredes é alterada aumentando a sensibilidade frente aos recalques diferenciais.

FISSURAS CAUSADAS PELA RETRAÇÃO DE PRODUTOS À BASE DE

CIMENTO

A hidratação do cimento consiste na transformação de compostos anidros mais solúveis em compostos hidratados menos solúveis , ocorrendo na hidratação a formação de uma camada de gel em torno dos grãos dos compostos anidros. De acordo com HELENE, para que ocorra a reação química completa entre a água e os compostos anidros é necessária cerca de 22 a 32% de água em relação à massa do cimento. Para a constituição do gel é necessária uma quantidade adicional em torno de 15 a 25%. Em média , uma relação água/cimento de aproximadamente 0,40 é suficiente para que o cimento se hidrate completamente.

Em função da trabalhabilidade necessária, os concretos e argamassas normalmente são preparados com água em excesso, o que vem acentuar a retração. Na realidade, é importante distinguir as três formas de retração que ocorrem no produto preparado com cimento:

• Retração química: a reação química entre o cimento e a água se dá com redução de volume, devido às grandes forças interiores de coesão, a água combina quimicamente (22 a 32%) e sofre uma contração de cerca de 25% de seu volume original;

• Retração de secagem: a quantidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com