TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PATOLOGIAS - FISSURAS

Artigo: PATOLOGIAS - FISSURAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  1.885 Palavras (8 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 8

Daniela Marques Coelho

Lucas Assmann

PATOLOGIAS - FISSURAS

Trabalho de pesquisa apresentado ao curso de Engenharia Civil da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, disciplina de Construção II, ministrada pelo professor Marco Antonio Pozzobon.

Santa Cruz do Sul

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVOS 4

3 PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES 5

3.1 Identificação da patologia 6

3.2 Causa 8

3.3 Solução 10

4 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

A construção civil é um dos setores econômicos do país mais clássicos, também, um dos que menos inovam em introdução de novas tecnologias. Atualmente, sua crescente ascensão no mercado está alterando esse status, pois, a grande demanda de produção está trazendo consigo a implementação de novas técnicas e novos materiais.

Mesmo com a nova realidade da construção civil, é possível identificar inúmeros casos de problemas construtivos que surgem nas edificações. Os sintomas que aparecem em obras já concluídas são sinais de algum problema que esteja acontecendo. As patologias são as demonstrações de eventuais problemas estruturais presentes nas construções, e a partir da forma em que se apresentam, é possível definir sua causa e eventual solução.

A investigação das causas que originam tais problemas é fundamental, pois, as patologias afetam o desempenho de grande número de fachadas e paredes internas, o que justifica a manutenção desse tipo de estudo. O foco atual é identificar as causas para solucionar os problemas, e o mais importante, evitar cometer o mesmo erro em futuras construções.

Em qualquer situação sempre é mais eficiente um plano de manutenção daquilo que foi construído, pois como os materiais empregados vão sofrendo deterioração com o passar do tempo devido a ação de vários agentes (físicos, químicos e biológicos) é necessário que o mesmo seja constantemente reavaliado, com o intuito de se prolongar a vida útil da construção sem que se tenha um gasto expressivo. A falta de manutenção traz consigo a necessidade de reparo, reparo este que pode ser de grande extensão dependendo do problema que venha a surgir, com isso o custo com a reestabilização da parte danificada pode ser muito alto e, em casos mais extremos, nem mesmo o reparo é suficiente para manter a estrutura da obra.

Tendo em vista uma situação onde não era utilizado uma manutenção adequada e ocorreu o surgimento de uma patologia é necessário se fazer um estudo para descobrir o seu tipo, sua possível origem e posteriormente definir quais seriam as melhores soluções para o problema.

2 OBJETIVOS

Os objetivos deste trabalho são identificar patologias em uma obra já existente e concluída, com o intuito de descobrir qual o seu tipo, qual pode ser a origem do problema e qual a melhor solução. A identificação e origem da causa do problema serão feitos com base em problemas semelhantes já identificados em outras estruturas e a melhor solução será definida de acordo as metodologias mais adequadas adotadas atualmente na construção civil para reparo de patologias.

3 PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES

Patologia é a ciência que estuda a origem, os sintomas e a natureza das doenças. Na construção civil esse assunto é ligado a anomalias e fatores que degradam as construções, podendo estas serem derivadas de problemas estruturais ou no próprio acabamento (revestimento).

A patologia pode ser ocasionada principalmente por:

• Umidade - problemas causados pela infiltração de água na estrutura do edifício;

• Fissuras - apresenta abertura superficial atingindo a pintura, a massa corrida e/ou azulejo, sua espessura atinge até 1mm, é de menor gravidade, é estreita e alongada, não possui problema estrutural, portanto, não é perigosa, é importante observar se a fissura evolui com o decorrer do tempo ou se permanece estável pois a fissura pode ser o primeiro estágio da fenda;

• Trincas - é mais perigoso do que a fissura, sua espessura é de 1 a 3mm, a abertura é mais profunda e acentuada, ocorre a ruptura do elemento, separando em duas partes, pode afetar a segurança dos elementos estruturais da residência;

• Rachaduras - é muito perigosa, requer imediata atenção, sua espessura é acima de 3mm, ocorre a ruptura do elemento, separando em duas partes, a abertura é grande, pronunciada, profunda e acentuada, é de fácil observação, a água, o vento e a luz são capazes de passar através da parede ou teto danificados;

• Deslocamentos de rebocos e pisos - pode ser apresentado como destacamento ou deslocamento, quando as placas cerâmicas perdem aderência do substrato ou da argamassa colante, como gretamento, quando surgem uma série de aberturas inferiores a 1mm e que ocorrem na superfície esmaltada das placas;

• Carbonatação - processo que causa a degradação das estruturas de concreto armado;

• Recalques Estruturais - deslocamento vertical da estrutura em virtude das deformações oriundas de carregamentos impostos ao solo.

Toda e qualquer patologia deve ser estudada com a finalidade de descobrir a origem causadora de tal problema, com essa informação se estuda cada caso separadamente para se achar a devida solução para o problema em questão.

3.1 Identificação da patologia

Neste trabalho foi analisado uma patologia encontrada em uma residência unifamiliar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com