TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trincas E Fissuras Em Alvenaria De Vedação

Ensaios: Trincas E Fissuras Em Alvenaria De Vedação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 3

A Construção Civil tem buscado avidamente por soluções para patologias comuns em seus componentes principais, dentre os quais estão as trincas e fissuras. O estudo proposto nesta pesquisa considera o comportamento das alvenarias de vedação e do concreto armado associado aos mecanismos que levam ao surgimento dessas patologias.

O contexto do bom momento vivido pela Construção Civil enfrenta também diversos desafios, um deles pode ser constatado diante das obras de grande proporção com pequenos prazos de entrega. Porém, ainda é comum perceber que nem sempre se policia a utilização de corretos métodos de construção, prazos mínimos para que o material empregado possa desempenhar todo seu papel e se é de boa procedência dando uma melhor qualidade para a edificação.

É sabido que as alvenarias de vedação se destinam a compartimentar espaços, preenchendo os vãos de estruturas de concreto armado, aço ou outras estruturas, e, assim sendo, devem suportar tão somente o peso próprio e cargas de utilização, como armários, rede de dormir e outros. Além disso, necessitam apresentar adequada resistência às cargas laterais estáticas e dinâmicas, advindas, por exemplo, da atuação do vento, impactos acidentais e outras.

Trincas e fissuras são recorrentes nas mais diversas obras da construção. Nos dias atuais, tem-se lançado mão do avanço tecnológico na construção civil que trouxe diferentes métodos para reduzir os efeitos negativos sobre as paredes internas e externas. Assim, deve-se analisar as técnicas construtivas empregadas para diminuir os efeitos patológicos causados pelo comportamento das alvenarias de vedação. Em se tratando de se buscar por uma recuperação eficiente, na maioria das vezes, quase sempre demanda técnicas complexas e onerosas o que nos faz buscar e utilizar sempre a melhor técnica para a prevenção.

Considera-se que a correta execução da estrutura está diretamente relacionada a qualidade final das alvenarias de vedação, em função da facilidade de observar o prumo, nivelamento, esquadro quanto para o recebimento de cargas não previstas sobre ela devido às deformações da estrutura. Acredita-se que na execução das paredes de fechamento, os funcionários que possuem considerável experiência prática, terminam por negligenciar determinadas etapas, o que no final pode gerar alguns problemas patológicos tais como as trincas e fissuras.

O estudo aqui proposto se justifica diante da necessidade de se repensar a postura adotada pelos profissionais da construção civil diante da busca constante pela qualidade, segurança, prazo e custos pelas empresas no atual cenário brasileiro refletidas nas mais diversas obras espalhadas pelas cidades do país. Algumas práticas construtivas que buscam soluções cada vez mais econômicas, muitas vezes podem comprometer a construção com o aparecimento de patologias.

As trincas e fissuras que ocorrem na interface alvenaria-estrutura são comuns e muito frequentes, tendo causas variáveis e, muitas vezes, de difícil identificação. O estudo a ser realizado poderá contribuir diretamente com as orientações para aplicação das técnicas de prevenção de fissuras na interface da alvenaria de vedação com estruturas de concreto armado, identificando as causas da ocorrência de fissuras e, a partir dessa identificação, foram descritas recomendações para as técnicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com