TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluido de perfuração

Por:   •  2/12/2015  •  Artigo  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE[pic 1][pic 2]

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

UNIDADE ACADEMICA DE ENGENHARIA MECÂNICA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO

CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO

NOÇÕES DE INSTRUMENTAÇÃO PARA MEDIDA DAS PROPRIEDADES DOS FLUIDOS E DOS ESCOAMENTOS

Disciplina: Mecânica dos Fluidos

Professor: Edilson

Grupo: Lucas Cavalcante Mota

Paula Rayane

Pedro Ítalo Vidal de Oliveira

Campina Grande – PB

11 de novembro de 2015

  1. INTRODUÇÃO

Na realidade prática da engenharia e nas aplicações industriais, um dos gargalos relacionados com a mecânica dos fluidos mais frequentemente encontrados pelos engenheiros são as medidas de muitas das variáveis e propriedades dos fluidos, com infinitas aplicações.  

Realizar as medidas de maneira precisa é uma necessidade econômica e científica, pois estas são de suma necessidade para obter conclusões corretas nos problemas que envolvem fluidos, devendo o engenheiro moderno estar bem dotado de conhecimentos de métodos existentes para medidas das propriedades e dos fenômenos envolvidos.

  1. OBJETIVOS:

O presente trabalho possui como principal objetivo abordar os princípios de funcionamento da instrumentação para a medição das propriedades dos fluidos, como por exemplo: a massa especifica e viscosidade, além de propriedades do escoamento, como: velocidade e vazão. Em consonância com a teoria apresentada durante o desenvolvimento do trabalho, são mostrados alguns exercícios resolvidos, a fim de garantir aplicações práticas do conhecimento apresentado.

  1. DEFINIÇÃO DE FLUIDO

Dentro dos estudos que envolvem fluídos existem, basicamente, duas definições para fluidos, uma com conotação mais geral e outra com conotação mais formal ( técnica).

Sabe-se que um fluido quando interagido tende a escoar, enquanto um sólido nas mesmas condições tende a deformação. Uma definição bem básica de fluido seria que é uma substancia que não tem uma forma própria, e que assim assume o formato do recipiente em questão. Porém, para os nossos estudos, só essa definição simplificada não é o bastante. Precisa-se de uma definição mais elaborada para que se entendam os conceitos da mecânica dos fluidos que ali serão aplicados. Assim, temos que o fluido é uma substancia que se deforma continuamente sob a aplicação de uma tensão de cisalhamento (tangencial), não importando quão pequena seja ela. E que quando o fluido se encontra sob uma tensão de cisalhamento, a qual irá alterar a sua configuração de equilíbrio estática, não é encontrado um novo estado de equilíbrio.

Assim, os fluidos compreendem as fases liquida e gasosa (e ou vapor) das formas físicas nas quais a matéria existe. Além de que o fluido é uma substancia incapaz de suportar tensão de cisalhamento quando em repouso.

  1. Classificação dos Fluidos e Escoamentos

Os fluidos podem ser classificados como:

  • Fluido Ideal: viscosidade nula. Fluido que escoa sem perda de energia por atrito.
  • Fluido incompressível: volume e massa especifica não varia com a pressão. Os líquidos na pratica tem um comportamento semelhante e são considerados como tais.

O regime é considerado variado quando as condições do fluido em alguns pontos ou regiões de pontos variam com o passar do tempo, enquanto que é permanente quando as propriedades não variam em relação ao tempo em um ponto, no entanto, a propriedade pode variar, em relação ao tempo, de ponto para ponto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com