TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fonte De Dados

Trabalho Escolar: Fonte De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  1.417 Visualizações

Página 1 de 2

Fontes de dados

Para que o conhecimento científico seja alcançado, há a necessidade de se desenvolver uma pesquisa com o rigor metodológico. Nesse sentido, toda pesquisa deve ser iniciada por estudos exploratórios com o intuito de ampliar o conhecimento sobre determinado assunto a fim de se aprofundar no tema proposto para a pesquisa.

A partir do momento em que o tema é estabelecido e há um problema a ser respondido, há o momento de levantamento de dados de variadas fontes para que a pesquisa tenha um peso científico.

Para a obtenção de dados, podem ser utilizados três procedimentos:

• Pesquisa documental

• Pesquisa bibliográfica

• Contatos diretos

A pesquisa documental pode auxiliar muito o pesquisador por se tratar de uma fonte primária de dados.

A pesquisa documental assemelha-se muito à pesquisa bibliográfica. A diferença essencial entre ambas está na natureza das fontes. Enquanto a pesquisa bibliográfica se utiliza fundamentalmente das contribuições dos diversos autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental vale-se de materiais que não recebem ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser re-elaborados de acordo com os objetos da pesquisa. O desenvolvimento da pesquisa documental segue os mesmos passos da pesquisa bibliográfica. Apenas cabe considerar que, enquanto na pesquisa bibliográfica as fontes são constituídas, sobretudo por material impresso localizado nas bibliotecas, na pesquisa documental, as fontes são muito mais diversificadas e dispersas. Há, de um lado, os documentos “de primeira mão”, que não receberam nenhum tratamento analítico. Nesta categoria estão os documentos conservados em arquivos de órgãos públicos e instituições privadas, tais como associações cientificas, igrejas, sindicatos, partidos políticos etc. Incluem-se aqui inúmeros outros documentos como cartas pessoais, diários, fotografias, gravações, memorandos, regulamentos, ofícios, boletins etc. (GIL, 2010).

A pesquisa bibliográfica é um meio para o pesquisador coletar dados em trabalhos já amplamente aceitos pelo meio acadêmico. Constituem materiais bibliográficos livros, publicações científicas e impressos diversos.

A pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho dessa natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. Boa parte dos estudos exploratórios pode ser definida como pesquisas bibliográficas. As pesquisas sobre ideologias, bem como aquelas que se propõem a uma análise das diversas posições acerca de um problema, também costumam ser desenvolvida quase exclusivamente mediante fontes bibliográficas. (GIL, 2010).

Por fim, o pesquisador pode se colocar no lugar onde o fenômeno a ser pesquisado se encontra para coletar seus próprios dados. Nesse caso, ocorre a pesquisa em fonte direta.

Todas as formas de coleta de dados podem ser utilizadas em uma pesquisa. O que o pesquisador deve ter em mente é que para se chegar a um conhecimento científico há a necessidade de saber qual meio é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com