TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Emprego De Fontes De Dados Na Atividade De Inteligência Policial.

Ensaios: O Emprego De Fontes De Dados Na Atividade De Inteligência Policial.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  2.472 Visualizações

Página 1 de 2

Produza um texto, com no máximo 20 linhas, exemplificando o emprego de fontes de dados na atividade de Inteligência Policial. Para a realização desta atividade, utilize casos que tenham sido veiculados na mídia, ou que tenham sido fruto de sua própria experiência profissional.

Análise da reportagem veiculada pelo Diário Catarinense, em 09/02/2014, às 21h18min, com o título “Inteligência policial é reforçada para evitar ataques nas ruas”. Disponível em: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/policia/noticia/2014/02/inteligencia-policial-e-reforcada-para-evitar-ataques-nas-ruas-4414738.html. Acesso em: 09 fev. 2014.

A atividade de Inteligência atina, resumidamente, para a produção de conhecimentos e de dados e a salvaguarda destes, que ao Estado interessa resguardar.

Ao analisar a reportagem publicada em 09/02/2014, do Diário Catarinense, intitulada: “Inteligência policial é reforçada para evitar ataques nas ruas”, percebe-se que há um reforço por parte da Segurança Pública Catarinense, em produzir conhecimentos em desfavor das articulações do crime organizado em Santa Catarina.

No ano de 2013, a facção criminosa Primeiro Grupo Catarinense (PGC) produziu ataques contra a Segurança Pública Estadual.

De acordo com a reportagem, uma das fontes de dados empregada pelos policiais foi a escuta telefônica, inclusive, com monitoramento interno nos presídios. Esta é classificada quanto à sua natureza como uma fonte técnica (Inteligência de Sinais).

Outra fonte utilizada foi a obtenção de dados através de informantes, esta classificada quanto à sua natureza como uma fonte humana. Deve-se atentar ao objetivo do informante, para que se possa avaliar a confiabilidade do dado repassado.

Em suma, cabe aqueles analistas de inteligência policial condensarem os dados e produzirem o conhecimento necessário para atuação da Segurança Pública.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública. Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública. Brasília, 2007.

GONÇALVES, Joanisval Brito. Atividade de inteligência e legislação correlata. Niterói: Impetus, 2009. (Série Inteligência, Segurança e Direito).

VARGAS, Diogo. Inteligência policial é reforçada para evitar ataques nas ruas. Diário Catarinense. Disponível em: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/policia/noticia/2014/02/inteligencia-policial-e-reforcada-para-evitar-ataques-nas-ruas-4414738.html. Acesso em: 09 fev. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com