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Formação de pessoal em multimídia

Artigo: Formação de pessoal em multimídia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Artigo  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

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FORMAÇÃO DE PESSOAL EM MULTIMÍDIA

O Profissional de Multimídia

Áreas de atuação

Os sistemas multimídia passaram a ser utilizados em todas as áreas de aplicação da informática. A demanda cresceu também na medida em que se difundiu o material em formato de multimídia, graças principalmente à disponibilidade na WWW, em equipamento de foto, áudio e vídeo de consumidor e, mais recentemente em telefonia móvel.

Pré-requisitos

Níveis de proficiência

Considerando a diversidade de formas de atuação dos profissionais de multimídia, faz-se uma distinção entre os vários níveis de proficiência que são apresentados a seguir, em ordem crescente de complexidade.

• O nível de designer abrange o uso e a integração de aplicativos gráficos e de multimídia na produção de hipermídia e material artístico.

• O nível de desenvolvedor abrange o desenvolvimento de aplicativos multimídia, sendo portanto uma atividade de engenharia de software.

• O nível de pesquisa abrange o desenvolvimento tecnológico, a pesquisa científica e a criação artística avançada, tipicamente praticadas por profissionais das áreas acima, geralmente com formação adicional de pós-graduação.

O nível de designer

Para a formação em nível de designer, são recomendáveis as seguintes proficiências:

• conceitos básicos de computação, como programas, equipamentos etc;

• domínio operacional do uso de computadores e dos respectivos sistemas operacionais;

• conhecimentos de matemática e física do curso secundário, complementados conforme necessário no curso superior, de acordo com a área de atuação.

O nível de desenvolvedor

Para a formação em nível de desenvolvedor, são recomendáveis as seguintes proficiências:

• proficiência em pelo menos uma linguagem profissional de programação, de preferência Java, C++, C# ou Visual Basic;

• proficiência no uso de ambientes e ferramentas de desenvolvimento de software gráfico interativo;

• conhecimentos fundamentais de organização de computadores;

• conhecimento teórico e prático de técnicas de engenharia de software.

O nível de pesquisa

Finalmente, para a formação em nível de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, são recomendáveis as seguintes proficiências, nas áreas técnicas:

• matemática do ciclo básico de ciências exatas e engenharia, principalmente geometria analítica e cálculo;

• física do ciclo básico de ciências exatas e engenharia, principalmente eletricidade, ótica e acústica;

• conhecimentos sólidos de algoritmos e estruturas de dados;

• conhecimentos sólidos de arquitetura de computadores;

• conhecimento avançado de engenharia de software.

Propostas Curriculares

Multimídia básica

A

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