TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentação Teórica - Queda Livre

Por:   •  31/3/2016  •  Resenha  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  3.045 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamentação Teórica - Queda Livre

O Movimento de Queda Livre (MQL) vem sendo estudado desde a época de Aristóteles, o qual foi responsável pela primeira teoria desse movimento que dizia que se duas pedras caíssem da mesma altura, a com o maior peso chegaria primeiro ao solo. Essa afirmação foi aceita durante muito tempo até que Galileu Galilei, físico e astrônomo, colocou isso em prática e verificou que não estava certo, pois mesmo que em partes estivesse correto, não havia fundamento na teoria de Aristóteles, assim Galileu descobriu que há uma força que exerce contra o objeto em queda livre, causando retardo ao objeto.

A Queda Livre é uma particularidade do Movimento Uniformemente Variado, tratando-se de um movimento acelerado, ou seja, o corpo em questão sofre aceleração da gravidade. Assim sendo, é adotado a letra g para representar a gravidade e adotando o valor constante de 9,81m/s² para o estudo de Física.

Os estudos feitos sobre tal assunto mostram que dois corpos que são abandonados, tanto no vácuo quanto no ar com sua resistência desprezada, de altura equivalente, o tempo para a quedra dos corpos é o mesmo, mesmo que possuam pesos diferentes. Assim pode-se afirmar que a velocidade para corpos em quedra livre independe da sua massa ou peso, e sim do produto entre a aceleração da gravidade e o tempo, demonstrada pela fórmula v = g.t ou também pela fórmula d = g.t²/2 (não demonstra a velocidade mas a distância). Experimentos feitos demonstram que corpos de pesos diferentes soltos em pressão atmosférica alcançam tempos diferentes, mas se lançadas no vácuo os tempos são iguais.

A diferença entre a Queda Livre e o Lançamento Vertical para baixo é que o lançamento é aplicada uma força e a velocidade inicial do corpo não é nula.

Fundamentação Teórica - Lançamento Horizontal e Oblíquo

O Lançamento Horizontal tem o ângulo de inclinação de seu lançamento igual a zero e é composto pelo movimento horizontal e movimento vertical, ou seja, realiza os dois movimentos juntos. Segundo Galileu, se o corpo realiza um movimento composto, cada um dos movimentos são realizados ao mesmo tempo como se os demais não existissem, sendo assim o princípio da Simultaneidade.

Este tipo de lançamento descreve uma parábola em sua trajetória em relação à Terra, realizando dois movimentos independentes chamados de : queda livre e movimento horizontal.

O movimento de queda livre ocorre sob a ação da gravidade e é considerado um movimento uniformemente variado, pois a aceleração da queda, aceleração da gravidade, é constante e sua velocidade inicial é zero, tendo como fórmula : d = g.t²/2. Já o movimento horizontal é um movimento uniforme, pois não existe aceleração na horizontal e pode ser descrito pelas funções do MU e MUV e também porque sua velocidade inicial e final são iguais a zero, tendo como fórmula : x = x0 + v0.t.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com