TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamento De Redes

Pesquisas Acadêmicas: Fundamento De Redes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 5

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

TÉCNICO EM INFOMÁTICA – MÓDULO BÁSICO

PAUL WALKER- RA: 114252010

POSTAGEM

PORTFÓLIO 2

...............................................................................................................................

GUARULHOS

2014

PAUL WALKER- RA: 114252010

POSTAGEM

PORTFÓLIO 2

Trabalho apresentado ao Curso (Técnico em informática) do colégio ENIAC para a disciplina de Fundamentos de redes de computadores.

Prof. Alessandra Roveri

GUARULHOS

2014

.............................................................................................................

1. Como se pode diferenciar um Roteador de um Switch? Baseando sua argumentação no conceito de domínios de colisão e broadcast. Relacione os dispositivos às camadas do modelo de referência OSI! Os switches são aparelhos bastante semelhantes aos hubs, tendo como principal diferença a forma como transmitem dados entre os computadores. Enquanto hubs reúnem o tráfego em somente uma via, um switch cria uma série de canais exclusivos em que os dados do computador de origem são recebidos somente pela máquina destino.

Usados em redes de maior porte, os roteadores têm como principal vantagem atuar de forma mais inteligente que os switches. Além de estabelecer a comunicação entre duas máquinas, esses dispositivos também possuem a capacidade de escolher a melhor rota que a informação deve seguir até seu destino. Com isso, a velocidade de transferência é maior e a perda de dados durante a transmissão diminui consideravelmente.

2. A camada de rede do modelo OSI, denominada no modelo TCP/IP como camada de internet, é responsável por várias funções que garantem a interconexão entre redes e o roteamento de mensagens em toda a internet. Considerando as diversas funções que esta camada deve realizar, responda qual o mecanismo? E como ele funciona para evitar que um datagrama com endereço de destino inválido circule na internet.

3. Explique cada uma das 7 camadas do modelo de referência OSI e faça uma comparação com o modelo de referência TCP/IP explicando porque este último foi de fato utilizado nas redes.

É interessante notar que a ordem numérica das camadas é decrescente, ou seja, o processo começa na camada física, onde os sinais elétricos são convertidos em zeros e uns, e termina na camada de aplicação, onde atuam protocolos como o FTP, por exemplo, (File Tranfer Protocol), protocolo para troca de arquivos.

Camada Física: Como citei o anteriormente, é onde se inicia o todo processo. O sinal que vem do meio (Cabos UTP, por exemplo), chega à camada física em formato de sinais elétricos e se transforma em bits (0 e 1).Como no cabo navega apenas sinais elétricos de baixa frequência, a camada física identifica como 0 sinal elétrico com –5 volts e 1 como sinal elétrico com +5 volts.

Camada de Enlace: Após a camada física ter formatado os dados de maneira que a camada de enlace os entenda, inicia-se a segunda parte do processo. Um aspecto interessante é que a camada de enlace já entende um endereço, o endereço físico (MAC Address – Media Access Control ou Controle de acesso a mídia) – a partir daqui sempre que eu me referir a endereço físico estou me referindo ao MAC “Address”. Sem querer sair do escopo da camada, acho necessária uma breve ideia a respeito do MAC. MAC address é um endereço Hexadecimal de 48 bits, tipo FF-C6-00-A2-05-D8. Na próxima parte do processo, quando o dado é enviado à camada de rede esse endereço vira endereço IP.

Camada de Rede: Pensando em WAN, é a camada que mais atua no processo. A camada 3 é responsável pelo tráfego no processo de internetworking. A partir de dispositivos como roteadores, ela decide qual o melhor caminho para os dados no processo, bem como estabelecimento das rotas. A camada 3 já entende o endereço físico, que o converte para endereço lógico (o endereço IP). Exemplo de protocolos de endereçamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com