TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Rede

Trabalho Escolar: Fundamentos De Rede. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO A Engenharia de Software é uma disciplinada engenharia que se ocupa de todos os aspectos da produção de software. Isso vai desde os estágios iniciais de especificação de um sistema, até manutenção para que esse mesmo software sobreviva ao longo do tempo. O desenvolvimento de um software é uma atividade complexa e vital para obter o sucesso de um sistema informatizado. A Engenharia de Software justamente tenta através dos princípios básicos de outras engenharias trazerem um pouco mais de luz para essa atividade complexa. A Engenharia de Software é constituída de metodologias, métodos e ferramentas que permitem ao profissional especificar, projetar, programar e manter sistemas, avaliando e garantindo as qualidades especificadas pelos usuários, pois utilizando as tecnologias adequadas, e com as melhores práticas, podemos atender aos desafios.

.

2

Desenvolvimento

Os atributos de um bom software refletem seu comportamento quando em funcionamento. Como exemplos temos o tempo de resposta do software à consulta de um usuário e a facilidade de compreensão do código do programa. Esses mesmos exemplos também podem ser chamados de atributos não funcionais.

Facilidade de Manutenção: O software deve ser escrito com a finalidade que ele possa evoluir para atender às necessidades mutáveis dos clientes. Esse é um atributo crucial, pois as modificações em um software são uma conseqüência inevitável de um ambiente de negócios em constante mutação.

Nível de Confiança: O nível de confiança do software tem características que incluem confiabilidade, proteção e segurança. O software confiável não deve ocasionar danos físicos ou econômicos, no caso de um defeito no sistema.

Eficiência: O software não deve desperdiçar os recursos do sistema, como memória e ciclos do processador. A eficiência, portanto, inclui a rapidez de resposta, o tempo de processamento, a utilização da memória, entre outros.

Facilidade de Uso: O software deve ser utilizável, sem esforços indevidos, pelo tipo de usuário para quem foi projetado. Isso significa que ele deve dispor de uma interface apropriada com o usuário e de documentação adequada.

A Engenharia de Software basicamente tenta apresentar processos, ferramentas e métodos que permitam desenvolver de forma racional e controlável um software. Todo o foco é a Qualidade, utilizando um método eficaz e o uso de ferramentas adequadas.

3

Os Modelos de Processo de Software descrevem basicamente as principais etapas do desenvolvimento de software, desde a produção até a sua própria manutenção. Existem vários Modelos de Processo de Software, mas praticamente todos eles seguem o princípio das três principais macro-etapas:

Requisitos - o analista deve obter respostas a várias perguntas junto aos usuários: O que exatamente se espera que seja feito? Qual a abrangência do software? Quais os limites, ou o escopo do sistema? Por que se faz aquilo daquela forma? Quais as restrições que existem nos procedimentos e dados utilizados? E muitas outras.

Projeto/Desenvolvimento - o analista faz especificações técnicas detalhando a solução criada para atender ao usuário conforme os requisitos anteriores. Os programadores codificam os programas em alguma linguagem de programação. Deve-se testar os programas exaustivamente para atingir um alto nível de qualidade, e após isso liberá-los para o uso.

Implantação/Manutenção - na implantação do software pode ocorrer vários problemas não previstos nas fases anteriores. E a manutenção permanecerá durante toda sua vida útil e pode ocorrer motivada por 03 fatores: a correção de algum problema existente no software, sua adaptação decorrente de novas exigências (internas ou externas da empresa) e algum melhoramento funcional que seja incorporado ao software.

É muito comum que o cliente não saiba o que ele realmente deseja, quando falamos na construção de um software, problemas na comunicação acarretará mudanças constantes desses requisitos. O termo requisito pode ser utilizado na indústria de software tanto com o significado de algo abstrato, como matematicamente formal. Para aprimorar esse conceito A.M.Davis ilustra o seguinte case em seu livro Software requirements - objects, functions and states: “Se uma empresa deseja estabelecer com contrato para o desenvolvimento de um grande projeto de software (para selecionar entre vários fornecedores), ela tem de definir suas necessidades de maneira suficientemente abstrata para que uma solução não seja predefinida. Os requisitos devem serredigidos de modo que os diversos fornecedores (de software) possam apresentar propostas, oferecendo, talvez, diferentes maneiras de atender às necessidades organizacionais do cliente. Uma vez estabelecido um contrato

4

(entre as ambas partes), o fornecedor (que ganhou) precisa preparar uma definição de sistema para o cliente, com mais detalhes, de modo que o cliente compreenda e possa validar o que o software fará. Esses dois documentos podem ser chamados de documentos de requisitos do sistema”. As atividades de Análise de Requisitos concentram-se na identificação, especificação e descrição dos requisitos do sistema de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com