TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Tecnologia Da Informação

Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos De Tecnologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  214 Palavras (1 Páginas)  •  403 Visualizações

Fundamentos da Tecnologia da Informação.

Introduçãoi

Sistemas de Apuração de contas, vendas diretas e indiretas, declaração de imposto de rendas, envio direto à Receita Federal. Você deve estar se perguntando o motivo de termos seleciono a imagem acima para representar um texto. Bom, inicialmente, para dialogarmos sobre texto, é interessante ressaltarmos que o texto é um todo de sentido, para a construção desse sentido é necessário uma teia de elementos que asseguram o seu significado. Daí, a justificativa para a imagem selecionada. E quanto à definição do que vem a ser texto? Qual será a origem dessa palavra? Observe que nossa primeira definição de texto fala sobre a origem da palavra.

Você já percebeu que temos uma concepção de texto no sentido amplo, sendo o texto uma produção das mais diversificadas formas de linguagem. Em outras palavras, temos o texto como qualquer manifestação da capacidade de produção de texto do homem, seja relacionada à música, ao teatro, à pintura, à arquitetura, ao filme, a um poema, dentre outros.

Nessa concepção ampla o ser humano é capaz de produzir sentidos, ser lido, compreendido pelo outro. Para tanto, faz uso da linguagem verbal e da não-verbal.

Na outra concepção, mais restrita, temos somente como texto a linguagem verbal. Para esclarecer essa concepção, retomamos as palavras de Geraldi (1997, p. 101)

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com