TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO CONHECIMENTO: Fundamentos De Tecnologia Da Informação

Exames: GESTÃO DO CONHECIMENTO: Fundamentos De Tecnologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  3.195 Palavras (13 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 ESCOLHA E DESCREVA UM MODELO PROCESSO DE SOFTWARE 6

3.2 (SERGIO) A ADMINISTRAÇÃO E SEUS FATORES. 10

3.3 (ANDERSOM) DADOS PRIMITIVOS DA LINGUAGEM C# (SHARP) 11

3.4 (MARCO) TEORIA DE ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS. 13

3.4.1 Métodos de Acesso. 14

4 CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho irá expandir conteúdos abordados no 2º Semestre do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, assim expondo todos os temas para melhor conceituar o aprendizado, porém estará em ênfase os conceitos de modelos de processos de software, atribuindo uma maior atenção no modelo cascata que faz parte dos modelos revolucionários.

O desenvolvimento e o uso de software têm passado por profundas modificações, seguindo o aumento da capacidade de processamento e de memória das máquinas. A automatização de tarefas repetitivas, o aumento de controle e eficiência em procedimentos específicos, a possibilidade de antecipação de problemas e apresentação de uma solução prévia, como é ocaso de simulações computacionais, são apenas algumas das possíveis aplicações dessa tecnologia.

Mas, em consequência deste contexto, a criação e manutenção de software vêm apresentando um significativo aumento na complexidade, fato este que favorece a maior incidência de erros e, consequentemente, queda na qualidade para contornar esta situação, técnicas de Engenharia de Software são empregadas nos casos em que se deseja obter a garantia da qualidade do software que será desenvolvido.

2 OBJETIVO

Realizar o estudo aprofundado dos principais temas desse semestre referente a Fundamentos de Tecnologia da Informação, sabendo as principais características abordadas dos diferentes temas exposto neste trabalho.

Permitir através dos conhecimentos adquiridos, tendo uma noção de quais recursos e conceitos utilizados no processo de construção de um software.

3 DESENVOLVIMENTO

Com os avanços tecnológicos as empresas estão ficando cada vez mais conectadas, interligando através sistemas de software, para um melhor desempenho na prestação de serviços e na praticidade na gestão dos seus negócios, encontrando meios mais acessíveis no contato com seu público alvo. Com esse crescimento houve a necessidade de aprimorar ferramentas que de fato auxiliam nesse crescimento de inovação, e de pessoas com conhecimento técnico que saibam desenvolve lá e solucionar seus possíveis erros.

Desde a crise do software o processo de desenvolvimento de software vem evoluindo e se estruturando para que erros que caracterizaram esta crise, como a má qualidade do que foi desenvolvido, não ocorram com projetos atuais. Para isso linguagens para modelagem do sistema, como a UML, foram criadas. Além das linguagens, principalmente, foram desenvolvidas metodologias de desenvolvimento de software, onde passos eram detalhados para que o processo de desenvolvimento seguisse um padrão e assim atingisse a qualidade necessária.

Com o tempo, as metodologias se tornaram mais complexas e distintas melhorando a qualidade do produto, independente do foco do sistema sempre haveria uma metodologia para manter a qualidade. Este trabalho resume algumas das metodologias existentes, as tradicionais, que têm como característica a grande quantidade de documentos gerados, “atrasando” o desenvolvimento do projeto, e as metodologias ágeis, que se opõem às tradicionais evitando, sempre que possível, a documentação e focando a codificação do projeto. Além de detalhar algumas técnicas de Modelagem Entidade Relacionamento, também será discorrido sobre o cenário de criação do projeto bem como linguagem e versões utilizadas.

3.1 ESCOLHA E DESCREVA UM MODELO DE PROCESSO DE SOFTWARE

O ciclo de vida de um software (em inglês software lifecycle) designa todas as etapas do desenvolvimento de um software, da sua concepção ao seu desaparecimento. O objectivo de tal segmentação é definir balizas intermédias que permitem a validação do desenvolvimento do software, isto é, a conformidade do software com as necessidades exprimidas, e a verificação do processo de desenvolvimento, quer dizer, a adequação dos métodos aplicados.

A origem desta discriminação provém da constatação que os erros têm um custo ainda mais elevado quando são detectados tardiamente no processo de realização. O ciclo de vida permite detectar os erros o mais depressa possível e assim dominar a qualidade do software, os prazos da sua realização e os custos associados.

Geralmente, o ciclo de vida do software compreende, no mínimo, as actividades seguintes:

Definição dos objectivos, consistindo em definir a finalidade do projecto e a sua inscrição numa estratégia global.

Análise das necessidades e viabilidade, quer dizer a expressão, a recolha e a formalização das necessidades do requerente (o cliente) e do conjunto dos constrangimentos.

Concepção geral. Trata-se da elaboração das especificações da arquitectura geral do software.

Concepção detalhada, que consiste em definir precisamente cada subconjunto do software.

Codificação (Aplicação ou programação), quer dizer a tradução numa linguagem de programação das funcionalidades definidas aquando das fases de concepção.

Testes unitário, que permitem verificar individualmente que cada subconjunto do "software" é aplicado em conformidade com as especificações.

Integração, cujo objectivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com