TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Tecnologia Da Informação

Artigos Científicos: Fundamentos De Tecnologia Da Informação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Considerado uma das grandes invenções do homem mais influentes disponíveis nos tempos modernos, o computador é um dispositivo eletrônico, que opera sob o controle de instruções, que diz a máquina o que fazer. Ele é capaz de aceitar dados de entrada, o processamento de dados aritmeticamente e logicamente, produzindo uma saída a partir do processamento, e armazenando os resultados para o uso futuro.

O conhecimento nessa área de suma importância para os dias para desenvolvimento de software e sistema de informações nos quais temos o uso de estratégia no que se baseia na qualidade e produtividade.

1 – Introdução.

ENGENHARIA DE SOFTWARE

A Engenharia de software um assunto novo é a arte das construções, com base no conhecimento cientifico e empírico. Arte adequada ao atendimento das necessidades humanas. O conhecimento empírico esta relacionado as experiencias praticas. Os conceitos de engenharia de software é metodologia de desenvolvimento e manutenção de sistemas modelares com as seguintes características de processo dinâmicos, integrado e inteligente de soluções tecnológicas, adequação aos requisitos funcionais do negocio do cliente e seus respectivos procedimentos pertinentes, com padrões de qualidade.

2 – Metodos.

Proporcionam os detalhes de como fazer, para construir o software no que envolve um conjunto de tarefas que reza o planejamento e estimativa de projeto, analise dos requisitos do software, a estrutura de dados, arquitetura de programa e algoritmo de processamento, codificação, teste e manutenção.

3 – Ferramentas.

São as ferramentas usadas para o desenvolvimento como exemplo o CASE, e a escolha da linguagem de programação com também os bancos de dados.

4 – Procedimentos

É o elo de ligação que possibilita o desenvolvimento racionas e oportuno de software. Define a sequencia em que os métodos serão aplicados, os produto para serem desponibilizados, controles de qualidade e avaliação. São os procedimentos que antecedem e sucedemm o software.

EVOLUÇÃO DO MODELO

1 - Hisoria

O Primeiro Computador Eletrônico ENIAC(Electronic NumericIntegratorand Calculator): Em 1943, na universidade da Pensilvânia, foi construído o primeiro computador eletrônico, composto a base de válvulas eletrônicas.Tinha 18.000 válvulas, 70.000 resistores e 10.000 capacitores.Consumia 150.000 watts de potência, ocupava 1.400 m2 e pesava 30 toneladas.No ENIAC, as operações que deveriam ser realizadas com os dados eram definidas na sua própria construção física, isto é, a programação era feita através da ligação de fios – demorava semanas.

. A Sociedade da Informação Avanço Tecnologia Valor da Informação

3. A Sociedade da Informação Evolução do Emprego da Mão-de-Obra 1860 - 1910 1910 - 1960 1960 - 2010 Mão-de-Obra Industrial Mão-de-Obra Informação Mão-de-Obra Agrícola

4. Origem: Informática INFOR mação auto MÁTICA Informática

5. Tecnologia da Informação TI (Tecnologia da Informação) é o conjunto de recursos não-humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação de informação, e à maneira pela qual esses recursos são organizados em um sistema capaz de desempenhar um conjunto de tarefas.

6. Fatos da Evolução da Informática Transformação na indústria de computadores: extremamente rápida Custos decrescentes de hardware aumentam aplicações economicamente viáveis Capacidade de processamento crescente + Software de maior nível aumentam: as aplicações tecnicamente viáveis a facilidade de uso o potencial do computador Problema: criatividade p/ gerar aplicações que melhor explorem os recursos disponíveis .

7. Fatos da Evolução da Informática Impactos grandes sobre as empresas e pessoas provocando: Efeitos Positivos: aumenta informação disponível reduz o tempo p/ executar tarefas reduz o custo aumenta a produtividade e satisfação Efeitos Negativos: aumenta o custo reduz a flexibilidade aumenta a resistência e a insegurança diminui a produtividade e satisfação Mudanças profundas no perfil e estrutura da mão-de-obra

8. Evolução da Informática Informática Sistemas de Informação Telecomunicações Digitalização Teleinformática

9. Evolução/Revolução no Tratamento e Transporte da Informação Informática Sociedade da Informação Telecomunicações Teleinformática Sociedade Industrial Revolução/Evolução na Sociedade Revolução/Evolução no TRANSPORTE da informação Revolução/Evolução no TRATAMENTO da informação

10. Formas de Representação da Informação DADOS TEXTO IMAGEM VOZ

11. Componentes de um Sistema HARDWARE Circuitos Equipamentos SOFTWARE Sist. Operacional Ambientes Linguagens Aplicativos SUPORTE Treinamento Documentação Manutenção PESSOAL Usuário

12. Componentes de um Sistema SISTEMA SOFTWARE HARDWARE USUÁRIO/PESSOAS E M P R E S A SUPORTE

13. HARDWARE SISTEMA CENTRAL PERIFÉRICOS CPU MEMÓRIA PRINCIPAL UNIDADES DE ENTRADA UNIDADES DE SAÍDA

14. HARDWARE - Sistema Central CPU Circuito eletrônico c/ capacidade p/ somar e comparar grandezas. Armazena informações que serão ou foram processadas na CPU. É rápida, custosa, limitada, temporária e volátil. MEMÓRIA PRINCIPAL

15. HARDWARE - Periféricos DISPOSITIVOS OU UNIDADES DE ENTRADA Armazena informações de forma semelhante à memória principal. É mais lenta, menos custosa, c/ maior capacidade e não volátil. Convertem informação em forma utilizável pela máquina. MEMÓRIA AUXILIAR, SECUNDÁRIA OU DE MASSA DISPOSITIVOS OU UNIDADES DE SAÍDA Convertem informação utilizável pela máquina p/ formatos utilizáveis externamente.

16. SOFTWARE SOFTWARE é o conjunto de instruções arranjadas logicamente para serem inteligíveis pela CPU. BÁSICOS APLICATIVOS

17. SOFTWARE - Básico Sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com