TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sistemas De Informação

Monografias: Fundamentos Sistemas De Informação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

Professor: Nilce Miranda Ayres

Nome do aluno: Luis Rodrigo Fernandes Bastos

Data: 19/02/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia atentamente o caso a seguir e responda a pergunta abaixo. Em sua resposta, faça sempre a associação com o contexto apresentado no estudo de caso.

Sistema de informação na indústria de alimentos

Uma indústria de alimentos, especializada em biscoitos, balas, doces e massas, possui diversos sistemas de informação que dão suporte às suas operações internas. Possui um sistema de faturamento e controle financeiro, que emite notas fiscais/faturas e ajuda a controlar pagamentos e recebimentos. Na área de produção a indústria possui também um sistema de controle dos estoques de produtos e um sistema de planejamento da produção e de manutenção dos equipamentos.

A indústria possui também um sistema de automação da força de vendas em que os vendedores fazem uso de computadores de mão para a coleta de pedidos de vendas. Ao visitar o cliente, os vendedores digitam o pedido, que é transferido por linha telefônica para atualizar o banco de dados da matriz, onde imediatamente se dá continuidade ao processamento do pedido do cliente.

O sistema móvel usado pelos vendedores possibilita também a coleta de informações sobre o perfil de clientes, sua localização geográfica, padrão de aquisições anteriores e outras informações relevantes para caracterizar seu perfil. O setor de vendas da indústria faz também uso de um sistema que disponibiliza relatórios de vendas mensais, padrão histórico de consumo dos maiores clientes e desempenho semanal de vendas em diferentes regiões geográficas. Estes relatórios são uma importante ferramenta de apoio para o planejamento e controle das rotinas de venda.

A equipe de logística, encarregada da distribuição e entrega dos produtos aos clientes, conta com um sistema que possibilita fazer simulações sobre as melhores rotas de entrega, que podem variar conforme diferentes regras, como o endereço de destino, as condições de tráfego e outras variáveis.

Na matriz existe uma infra-estrutura de computadores onde há um computador central que armazena o banco de dados de todas as operações feitas nos sistemas da empresa. Os funcionários de todos os níveis da organização fazem uso de correio eletrônico, edição de texto e planilhas, em estações de trabalho padrão, compostas por computadores com monitor, teclado, unidade de CD Rom, placa de rede e unidades de disco rígido.

Os diretores da empresa carecem de um relatório que possibilite visualizar de forma simples e direta os principais indicadores de desempenho do negócio.

Questões:

1) No caso apresentado, pode-se analisar a fábrica de alimentos como um sistema organizacional, e, ao mesmo tempo, pode-se observar por outra ótica os sistemas de informação que esta fábrica possui. Assim, preencha o quadro abaixo destacando as entradas, o processamento e as saídas do sistema organizacional e dos sistemas de informação da fábrica. (3,0 pontos)

Sistema Entradas Processamento Saidas

Sistema Organizacional ( Fabrica) Funcionarios

Computadores

Matéria prima para produção dos alimentos Fabricação dos Alimentos.

Atendimento ao Cliente Biscoitos, massas, doces e bolos,

Cliente Atendido

Sistemas de Informação da Fabrica Cadastro de Clientes,

Cadastro dos produtos vendidos Custo da Materia Prima,

Controle de Estoque de Materia Prima Relatorios Gerais

2) Você estudou que a informação pode ser considerada um recurso que pode reverter benefícios às organizações se bem utilizada. Assim sendo, quais os ganhos que a informação pode proporcionar à indústria de alimentos apresentada no caso acima? Explore pelo menos dois ganhos que podem ser associados ao caso apresentado, conforme os contextos abordados no material didático. Justifique sua resposta em um texto de 6 a 15 linhas. (3,5 pontos)

Ganhos Técnico e Gerencial, Todas as Informações contidas nos subsistemas desta Indústria, facilita a busca das melhores e mais precisas e relevantes informações, que ajudam a definir um determinado perfil de cliente em determinada área e tipo de produto facilitando na hora da venda e contato com o cliente, bem como o tempo e qualidade na hora da entrega evitando atrasos e outros imprevistos que possam ocorrer, ganhando assim mais credibilidade e satisfação com o cliente.

3) Leia atentamente o fragmento a seguir.

"A indústria de alimentos possui um sistema de informações interorganizacional, pois possibilita o acesso remoto dos vendedores para favorecer a comunicação e agilizar os pedidos dos clientes".

De acordo com os estudos desta unidade de aprendizagem, é correto afirmar o exposto acima? Escreva um texto, justificando a sua resposta. (3,5 pontos)

Orientações:

* O texto deve ser de cunho dissertativo-argumentativo;

* Seu ponto de vista deve estar apoiado em argumentos;

* O texto deve ter entre 5 e 8 linhas;

* O texto deve ser redigido na modalidade padrão da língua portuguesa.

O sistema destacado não se caracteriza como um sistema interorganizacional no caso. Um sistema de informações interorganizacional conecta diferentes organizações. O fato de vendedores se conectarem com o escritório não caracteriza a conexão entre organizações

...

Baixar como  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »