TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Sistemas Operacionais

Artigos Científicos: Fundamentos De Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  2.927 Palavras (12 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 12

Trabalho

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Etapa 1

Passo 2 (Equipe)

Realizar um levantamento na Web e na bibliografia especializada sobre as funções do profissional responsável pela administração de Sistemas. Buscar tanto por fontes técnico-científicas como fontes voltadas ao mercado de trabalho.

O Administrador de Sistemas é um profissional da área de Tecnologia da Informação, que embora não seja um engenheiro de software, tem de ter conhecimentos sólidos sobre as aplicações com que trabalha. Um administrador de sistemas é uma pessoa encarregada por manter e operar computadores e/ou a sua rede. Administradores de sistemas geralmente são membros do departamento de Tecnologia da Informação (TI)..

As funções de um administrador de sistemas é bem abrangente, e varia muito de uma organização para outra. Administradores de sistemas usualmente são encarregados de instalar, suportar, e manter servidores e outros sistemas, e planejar para responder a indisponibilidades de serviços e outros problemas. Outras tarefas incluem programação de scripts ou programas pequenos, gerenciamento de projetos para projetos relacionados a sistemas, supervisionar ou treinar técnicos de operação e de apoio, e consultoria para problemas de sistemas além do conhecimento do Técnico de Apoio ao Usuário ou Suporte de Primeiro Nível. Um administrador de sistemas deve demonstrar tanto competência técnica quanto responsabilidade. Diversas organizações fazem uso da tecnologia da informação de forma inadequada ou não administrada. Utilizam seus recursos de informática somente no âmbito interno da empresa, ao invés de buscarem vantagens competitivas.

Tais recursos, quando utilizados corretamente, modificam as forças da empresa em relação à concorrência, criam barreiras à entrada de novos competidores, reduzem prazos de lançamentos de novos produtos e/ou serviços, aumentam a produtividade, entre outros. Dessa forma, o papel do administrador de sistemas de informação é de suma importância visto que, diversos fatores que causarão grande impacto organizacional precisam ser analisados.

Fontes técnico-científicas como por fontes voltadas ao mercado de trabalho.

Técnico-científicas.

O profissional especializado em administração de sistemas aprende desde inicio recursos que o auxilia na instalação e administração de softwares – como Linux, configurar redes TCP/IP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controlo de Transmissão) e o IP (Internet Protocol - Protocolo de Interconexão), e serviços para internet com segurança. Também é adquirido o conhecimento para projetar ou gerenciar, plataformas virtualizadas. O administrador de sistemas deverá ser encarregado de manter e operar computadores e/ou a sua rede. Uma das funções operadas por esses profissionais é que, eles são encarregados de instalar, suportar e manter servidores e outros sistemas, deverá estar sempre atento e preparado para responder a indisponibilidades de serviços e outros problema.

Um administrador de sistemas deve demonstrar tanto competência técnica quanto responsabilidade, sendo que eles também incluem programação de scripts ou programas pequenos, gerenciamento de projetos para projetos relacionados a sistemas.

Mercado de trabalho.

É exigido na atualidade pela maioria das empresas no mínimo; a Formação – Graduação em Sistema de informação, Ciência da computação, Redes de computadores ou Engenharia da computação. O profissional deve ter experiência nos requisitos exigidos pelo empregador a fim de garantir a vaga e se destacar dos outros, exemplo; Conhecimentos e habilidades na instalação de softwares, diagnósticos e analises de problemas que possam danificar o Sistema operacional. Manuseio das peças do Computador, seus Hardwares e a manutenção e instalação deles. Implantação de redes tendo como foco a segurança, devido tratarem-se de informações que são sigilosas e de uso exclusivo da empresa, que são passadas...

Administradores de Sistemas administram ambientes computacionais, definindo parâmetros de utilização de sistemas, implantando e documentando rotinas e projetos e controlando os níveis de serviço de sistemas operacionais, banco de dados e redes. Fornecem suporte técnico no uso de equipamentos e programas computacionais e no desenvolvimento de ferramentas e aplicativos de apoio para usuários, orientam na criação de banco de dados de sistemas de informações geográficas, configuram e instalam recursos e sistemas computacionais, gerenciam a segurança do ambiente computacional. Podem aplicar geotecnologia em sistemas computacionais. Para o exercício profissional dessa ocupação, requer-se Curso Superior completo. Os Administradores de Bancos de Dados e os administradores de sistemas operacionais podem, também, obter formação por meio de cursos básicos de qualificação com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de aproximadamente quatro anos.

Passo 3 (Equipe)

1 - Quais as funções básicas dos Sistemas Operacionais?

É executar uma série de instruções para controlar e gerenciar os recursos de um computador, tipo memória, processador e dispositivos I/O.

A função principal é controlar o funcionamento de um computador, gerenciando a utilização e o compartilhamento dos seus diversos recursos, como computador memórias e dispositivos de entrada e saída e fornecer uma interface entre o usuário e o computador, tornando sua utilização mais simples, rápida e segura. Suas funções básicas são: facilidade de acesso aos recursos do sistema e compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida.

Sem SO, usuário deveria conhecer profundamente o computador para poder interagir com ele. Implicaria em trabalho lento e com possibilidade de erros. A diferença entre um SO e aplicações convencionais é a maneira como as rotinas são executadas em função do tempo. O SO não tem início, meio e fim como as aplicações. Dependem de eventos assíncronos. Também pode ser chamado de Programa monitor, Executivo, supervisor ou Controlador.

Diz também que nas Funções Básicas dos Sistemas Operacionais, “o usuário não precisa se preocupar como é feita a comunicação com monitores, discos, impressoras, etc”. O SO é uma interface entre o usuário e os recursos do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com