TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função de transferencia

Por:   •  30/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

Função de Transferência

A função de transferência tem como objetivo relacionar a saida com a entrada de um sistema, no caso deste protótipo haverão duas funções que representarão a relação do seu sistema. Sendo uma delas a função do controle on-off, o sistema on/off basea-se em sinais booleanos que indicam seu estado (1) ligado ou (0) desligado, e isso indica sua forma de funcionamento.

[pic 1][pic 2]

 No protótipo o controle on/off está presente no trabalho executado pelo motor de corte, que em conjunto com a balança e o microcontrolador sempre que é inserido por parte do operador um peso solicitado, o sistema armazena esse valor como parâmetro de entrada no microcontrolador e, então seu estado ligado(1) começa e é  iniciado o corte dos frios, que permanece ligado até o valor parametrizado mais próximo do peso armazenado como referência, e então seu estado desligado(0) acontece assim que atingir-se valor de peso solicitado e permanecendo desligado enquanto não há trabalho.[pic 3]

   

[pic 4]

A função que representa esse sistema de controle é teórica [G(s)] por se tratar unicamente de um resultado ligado(1) ou desligado(0).

A segunda função presente no sistema de controle do protótipo é a de controle de espessura da fatia, pois para obter resultados satisfatórios em relação a qualidade e peso corretos dos frios é necessário haver um controle que possibilite o corte de fatias mais finas ou mais espessas de acordo com a necessidade do sistema.

Trata-se de uma malha fechada que tem como entradas o peso de referência da fatia que é armazenado pelo microcontrolador, o  peso da ultima fatia cortada medida pela balança digital e também armazenada para ser um parâmetro de entrada do sistema, como saídas temos a variação em   ̊(graus) do motor de passo quando houver necessidade de correção da fatia, isso procede de forma que o motor de passo é atuado para variar de acordo com o parametrizado no microcontrolador e uma variação desse passo ∆ ̊ pode adequar o valor necessário para a próxima fatia chegando então ao peso final correto. Para este controle obtemos uma função de transferência que transforma através de laplace o peso e espessura armazenada (parâmetro) em deslocamento do motor de passo em   ̊ (graus, passo) caso haja erro (fora do parâmetro).

[pic 5]

[pic 6]

Para obtermos a função mostrada no diagrama de blocos acima foram calculados parâmetros através de equações ordinárias que podem relacionar matematicamente as grandezas, calcular erro e transformar as grandezas relacionadas. Para então após as equações ordinárias montadas seja feita uma transformação através do método de Laplace que relaciona a entrada com a saída do sistema de controle.

WR = R . G1 (Peso de referência da fatia)

e = WR – Wf (Erro entre Ref. e medido)

WC = H . e = Kp . e + Ki e . dt + Kd . de/dt (Peso controlado – sinal de controle)

E = Wc . G2 (Peso transforma em espessura)

Y = E . G3 (Saida no motor)

Y = Wc . G2 . G3

Y = H . G2 . G3

Y = [ Kp . e + Ki e . dt + Kp . de/dt] . G2 G3 , onde e= RG1 – Wf

ʆ {Y} = Y(s) = E(s) . G2(s) . G3(s) . [ Kp + Ki / s + Kd . s ]    (Função de tranferência por Laplace)

O sistema de controle da espessura de corte da fatia é demonstrado matematicamente pela equação da transformada de Laplace ʆ {Y} = Y(s) = E(s) . G2(s) . G3(s) . [ Kp + Ki / s + Kd . s ] , e então podemos mensurar a variação de peso e espessura em razão de deslocamento angular do motor de passo obtendo assim relação com as entradas de parâmetros com saída necessária para corrigir desvios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (233.7 Kb)   docx (54.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com