TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espiral Do Conhecimento, O Efeito Da Inovação E Importância Da Gestão Do Conhecimento Para As Organizações A Transferência Do Conhecimento Tácito Talvez Seja Um Desafio De Aprendizagem E Construção De Conhecimento tão Grande Que Ultrapasse Os

Ensaios: Espiral Do Conhecimento, O Efeito Da Inovação E Importância Da Gestão Do Conhecimento Para As Organizações A Transferência Do Conhecimento Tácito Talvez Seja Um Desafio De Aprendizagem E Construção De Conhecimento tão Grande Que Ultrapasse Os . Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  2.518 Palavras (11 Páginas)  •  1.578 Visualizações

Página 1 de 11

Espiral do Conhecimento, o efeito da inovação e

importância da Gestão do Conhecimento para as organizações

A transferência do Conhecimento Tácito talvez seja um desafio de aprendizagem e construção de conhecimento tão grande que ultrapasse os limites da abrangência do treinamento organizacional. Este desafio abrange a identificação, conversão, transferência e disseminação de um conhecimento que nem sempre é passível de explicitação.

É o desafio da transferência de Conhecimento Tácito que, segundo Nonaka&Takeushi (1995), deve acontecer em uma “Espiral do Conhecimento”, aumentando quando há um domínio completo sobre os conhecimentos adquiridos no ciclo anterior.

Em cada ciclo, através de interações sociais, montam-se conexões, constroem-se esquemas mentais e desenvolvem-se novos conceitos a partir de entendimentos prévios. É um desenvolvimento através de interações com os pares e os mais experientes num processo de construção em que se acumula sucessivamente o saber.

A teoria da “Espiral do Conhecimento” para a criação do conhecimento organizacional parte da premissa que o conhecimento humano é criado e se expande através de interações sociais. Assim as formas de conhecimento se expandem em termos de qualidade e quantidade num processo de conversão do conhecimento.

. Um dos fatores que mais contribuiu para ampliar o conhecimento é a formação de uma massa crítica e o processo de internacionalização nas organizações. Todo o tipo de conhecimento traz a necessidade de um gerenciamento, uma gestão, no sentido de aliar a busca de conhecimento, à busca de resultados.

As inovações — sejam elas mudanças radicais, pequenas melhorias ou adaptações — resultam da aplicação do desenvolvimento científico e tecnológico nas organizações. Para que as mudanças tragam melhorias efetivas para a organização, isso é, que sejam realmente inovações, é preciso, portanto, que sejam resultantes da aplicação de novos conhecimentos úteis para a organização tais conhecimentos são necessários para lidar com a nova realidade . Isso inclui a definição de novos conceitos e enfoques, como nova economia, O conhecimento adquirido deve ser revertido em produtividade, qualidade e soluções inovadoras, para sim se constituir em um diferencial competitivo sustentável. Para concepção deste trabalho de “Gestão do Conhecimento nas instituições” um tema muito amplo sobre o assunto em questão. Este estudo é elucidar sucintamente a importância de uma Gestão Conhecimento e apontar este diferencial numa instituição, as suas abordagens, e a criação de uma nova forma de trabalho.

conceito de Gestão do Conhecimento

A gestão do conhecimento leva as organizações a mensurar com mais segurança a sua eficiência, tomar decisões acertadas com relação à melhor estratégia a ser adotada em relação aos seus clientes, concorrentes, canais de distribuição e ciclos de vida de produtos e serviços, saber identificar as fontes de informações, saber administrar dados e informações, saber gerenciar seus conhecimentos. Trata-se da prática de agregar valor à informação e de distribuí-la. Há alguns desafios a vencer na Gestão do Conhecimento: influenciar o comportamento do trabalhador, considerado o maior deles; fazer com que as lideranças da organização comprem a ideia; e, por fim, determinar como classificar o conhecimento. A Gestão do Conhecimento não é uma disciplina pronta e acabada, de forma que não existe receita única para aplicação em... A Gestão do Conhecimento é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas, que a médio e longo prazo colherá frutos.

Muito tem se falado sobre a importância da gestão do conhecimento enquanto prática que busca registrar, compartilhar e reter na empresa.

Benchmarking...como ferramenta da criação e Gestão do Conhecimento

As empresas hoje sabem da importância de olhar para fora da organização para conseguirem avaliar suas próprias práticas e processos. No entanto, como estruturar esse olhar ainda é uma dificuldade que vemos com frequência e, como consequência, as dispendiosas visitas de benchmarking não são aproveitadas como poderiam.

O Benchmarking é uma maneira de pesquisar práticas com enfoque especial: aquelas que o mercado reconhece como diferenciadas, dentro da sua área de atuação. E, como uma pesquisa, precisa ter metodologia estruturada para orientar o olhar daqueles que conduzirão esse projeto.

Outro ponto muito importante para que a iniciativa mostre resultados efetivos é a preocupação com a aderência do estudo aos processos e realidade da organização. O foco é aprender efetivamente com essa pesquisa, não copiar o que é feito de melhor.

A criação do conhecimento organizacional, segundo Nonaka e Takeuchi [2], alimenta a inovação, e o conhecimento é criado dentro da organização sob a forma de produtos, serviços e sistemas.

O primeiro passo para compreender como se cria o conhecimento organizacional é basear-se em um sólido fundamento epistemológico para distinguir dois tipos de conhecimento - o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. A interação entre esses dois tipos de conhecimento, chamada de conversão do conhecimento, dá origem aos quatro modos: socialização, externalização, combinação e internalização

Em uma pesquisa realizada com dois conceituados empresários sobre a importância da gestão do conhecimento e como é aplicado em suas organizações percebeu-se que Uma das práticas mais saudáveis em uma organização é a troca de ideias, conhecimentos e informação e pode ser feito tanto formalmente, com reuniões, palestras e treinamentos, quando de maneira informal, com pequenas conversas, ensinamento de alguma técnica ou resolução de dúvidas.

Espiral do Conhecimento, o efeito da inovação e

importância da Gestão do Conhecimento para as organizações

A transferência do Conhecimento Tácito talvez seja um desafio de aprendizagem e construção de conhecimento tão grande que ultrapasse os limites da abrangência do treinamento organizacional. Este desafio abrange a identificação, conversão, transferência e disseminação de um conhecimento que nem sempre é passível de explicitação.

É o desafio da transferência de Conhecimento Tácito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com