TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fusíveis

Monografias: Fusíveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

O fusível é um dispositivo de proteção que opera pela fusão do seu elemento interno na passagem de corrente. Trata-se de um dispositivo de proteção simples e de custo baixo comparado com os outros dispositivos de proteção. Pode ser usado tanto na média tensão quanto na baixa tensão. Com seu baixo custo, sua eficiência em limitação de corrente e sua alta capacidade de interrupção justifica sua utilização.

A característica fundamental do fusível é que ele usa um elemento metálico que será fundido para obter a interrupção da corrente e possui uma curva de tempo-corrente fixa não ajustável. É importante observar que a curva de tempo-corrente do fusível é formado de duas curvas:

• curva de tempo mínimo de fusão e • curva de tempo máximo de interrupção.

Alguns fusíveis podem admitir uma determinada sobrecarga dependendo do seu tipo e do equipamento que se está protegendo, desde que não comprometa a sua vida útil.

O fusível deve suportar a corrente de energização dos equipamentos do tipo transformador ou motor, ou seja, não deve romper para esta corrente.

FUSÍVEL DE BAIXA TENSÃO

Quanto ao tipo construtivo existem vários tipos de fusíveis de baixa tensão como: cartucho, rolha, rosca, (diazed), faca (NH), etc. A norma IEC-60269 e NBR-11849 classificam os fusíveis em três tipos quanto a sua característica funcional: gG, gM e aM. A característica “gG” designa fusível de faixa completa que pode conduzir continuamente corrente até, no mínimo, sua corrente nominal e pode interromper desde a corrente de mínima fusão até sua capacidade de interrupção. Este fusível é designado pela IEC de fusível de uso geral usado para proteção de sobrecarga e curto-circuito.

As características “gM e aM” designam fusíveis de faixa parcial que podem conduzir correntes até, no mínimo, sua corrente nominal e pode interromper as correntes a partir de um determinado múltiplo de sua corrente nominal até sua capacidade de interrupção. Este fusível é designado pela IEC como fusível de retaguarda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com