TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GABARITO DE METAL MECÂNICO

Por:   •  15/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.005 Palavras (29 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 29

Exercícios - Metal Mecânica

Aula 1.1

1-  Cite os segmentos responsáveis pela transformação de metais em que a indústria metal mecânica atua.

Produção de bens, serviços intermediários, máquinas, equipamentos, veículos.

 

2-      Quais campos de estudo encontram-se na Industria MM?

Deformações plásticas, soldagem, fundição, usinagem, estudo da propriedade de materiais, projeto e seleção de materiais, fenômenos de resistência (fadiga, atrito, etc)

 

3-      Cite os itens que classificam as industrias.

Setor primário: extração e modificação de matéria prima

Setor secundário: transformação de MP em produto de consumo

Setor Terciário: comércio e prestação de serviços

Industria de Bem de consumo: utilizados diretamente pelos indivíduos – agua, carro, comida

Industria de Bem indireto: não são imediatamente utilizados pois são utilizados para chegar ao consumo – ex maquinas, ferramentas

 

4-    Defina fabricação

Fabricação é o processo cujo material de entrada passa por uma transformação utilizando de maquinas, energia, pessoas, informação e também produzindo lixo, para que o produto fabricado final saia. Agregação de valor ao produto final.

 

5-      Relação entre manufatura, serviços, PIB e impacto na sociedade.

Os produtos manufaturados são necessários para o funcionamento do setor de serviços. A participação do setor indústria no Brasil em 2014 foi de 23,4% enquanto de serviços foi de 71%. O impacto na sociedade hoje é muito medido, existindo uma relação entre o valor agregado do produto e o impacto que esse traz.

 

6-      Cite alguns itens da classificação dos processos de fabricação.

Operação de processamento: solificação, particulados, conformação, remoção de material, tratamento térmico, etc

Operação de montagem: soldagem, brasagem, união adesiva ou parafusos, fixação mecânica permanente.

 

7-      Descrever cada processo de aprimoramento do slide 22

Processo de aprimoramento das propriedades

·         Recozimento pleno: aquecimento do aço acima da zona crítica, durante o tempo necessário e suficiente para se ter solução do carbono ou dos elementos de liga no ferro gama, seguindo de um resfriamento lento

·         Alivio de tensões: Que consiste no aquecimento do aço a temperaturas abaixo do limite inferior da zona crítica.

·         Esferoidização: aquecimento e resfriamento subseqüente, em condições tais a produzir uma forma globular ou esferoidal de carboneto no aço.

·         Normalização: Consiste no aquecimento do aço a uma temperatura acima da zona crítica, seguindo de resfriamento no ar. Para os aços hipoeutetóides, pode-se admitir que a temperatura de aquecimento ultrapasse a linha A3 e para os hipereutetóides a linha Acm sem os inconvenientes

·         Tempera e revenimento convencionais: Consiste no resfriamento rápido do aço de uma temperatura superior à sua temperatura crítica ( mais ou 50ºC acima da linha A1 os hipereutetóides) em um meio como óleo, água, salmoura ou mesmo ar ).A velocidade de resfriamento, nessas condições, dependerá do tipo de aço, da forma e das dimensões das peças.

·         O revenido é o tratamento térmico que normalmente sempre acompanha a têmpera, pois elimina a maioria dos inconvenientes produzidos por esta; além de aliviar o remover as tensões internas, corrige as excessivas dureza e fragilidade do material, aumentando sua ductibilidade e resistência ao choque.

·         Austempera: Baseia-se no conhecimento das curvas em C e aproveita as transformações da austenita que podem ocorrer a temperatura constante.

·         Martêmpera: É esse tratamento usado principalmente para diminuir a distorção ou empenamento que produz durante o resfriamento rápido de peças de aço. Compreende a seguinte seqüência de operações.:

aquecimento a uma temperatura dentro da faixa de austenização;

resfriamento em óleo quente ou sal fundido mantido a uma temperatura correspondente parte superior (ou ligeiramente acima) da faixa martensítica;

manutenção no meio de resfriamento até que a temperatura através de toda a seção do aço se torne uniforme;

resfriamento (geralmente no ar) a velocidade moderada, de modo a prevenir qualquer grande diferença de temperatura entre a parte externa e a parte interna da seção.

·         Tempera sub zero: tem objetivo de  promover a transformação da austenita retida para martensita e aumentar a dureza superficial do aço. Consiste em resfriar a peça já temperada em nitrogênio liquido ou misturas de líquidos em temperaturas negativas

 

·         Tratamento criogênico: resfriar peças ate temperaturas sub zero, e mante-las nessa temperatura por varias horas. Em seguida as peças são aquecidas ate temperatura ambiente de 8 a 20 horas.

 

 

·         Cementação: Tratamento termoquímico feito para enriquecer a superfície da peça em carbono. Um aço cementado é um aço de baixo carbono, contendo ou não elementos de liga, tratado termoquimicamente para se obter um teor de carbono de 0,8% na superfície.

·         Tempera por chama: Neste processo aquece-se rapidamente, acima da temperatura crítica, a superfície a ser endurecida, por intermédio de uma chama de oxiacetileno, seguindo-se um jato de água, em forma de borrifo, de modo a produzir uma camada endurecida até a profundidade desejada.

·         Tempera por indução: O calor para aquecer uma peça pode ser gerado na própria peça por indução eletromagnética. Assim se uma corrente alternada flui através de um indutor ou bobina de trabalho, estabelece-se nesta um campo eletromagnético altamente concentrado, o qual induz um potencial elétrico na peça a ser aquecida envolvida pela bobina e, como a peça representa um circuito fechado, a voltagem induzida provoca o fluxo de corrente.

·         Endurecimento por feixe de laser: podem ser dirigidos a zonas muito pequenas e precisamente localizadas. Consegue-se assim um aquecimento de grande intensidade. O aquecimento eletrônico, contudo exige uma câmara de vácuo, onde a peça é colocada;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)   pdf (650 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com