TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA: APLICAÇÃO DE SISTEMA DE MICRO GERAÇÃO

Por:   •  5/3/2022  •  Monografia  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

 GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA: APLICAÇÃO DE SISTEMA DE MICRO GERAÇÃO

CAMPO GRANDE

2016


[pic 2]

[pic 3]

GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA: APLICAÇÃO DE SISTEMA DE MICRO GERAÇÃO

Projeto apresentado ao Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica da Instituição Universidade Anhanguera UNIDERP
Orientador: Rodrigo Bacco


CAMPO GRANDE

2016

                SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

        1.1 PROBLEMA        4

2.        OBJETIVOS        5

        2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

        2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3.        JUSTIFICATIVA        6

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

5.        METODOLOGIA        10

7.        REFERÊNCIAS        11

        

  1. INTRODUÇÃO

Muitas localidades rurais sofrem com a falta de energia elétrica devido às dificuldades logísticas e obstáculos naturais, o problema se agrava quando as propriedades rurais se localizam muito distantes dos centros de carga. Grandes distâncias, baixas densidades de consumidores por quilômetro e escassez de recursos colaboram para a duração da falta de energia elétrica na zona rural.

Diante desse cenário é notório à necessidade de utilização de outra forma de geração de energia renovável e que não necessite de grande extensão na linha de distribuição e seja capaz de produzir energia suficiente para atender as necessidades básicas de um domicílio rural.

Este projeto tem como objetivo estudar a viabilidade técnica, ambiental e potencial, para implantação de uma micro usina hidrelétrica usando recurso natural renovável e gratuito. Uma canalização da queda d’ água de um córrego, aproveitando a energia cinética-hidráulica gerada para converter em energia mecânica por meio de uma turbina hidráulica que por sua vez converte em energia elétrica por intermédio de um gerador. Verificando provável impacto ambiental, proporção da queda de água, factibilidade técnica de geração e abastecimento da carga.  

  1. PROBLEMA

A queda canalizada com elevação considerável, de um percentual de água de um determinado córrego é capaz de transferir força e velocidade a turbina de um gerador pequeno porte? Isto poderá suprir a demanda de energia elétrica de uma propriedade rural?

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Analisar a viabilidade da construção de uma micro central hidrelétrica utilizando a queda de água de um córrego, rio ou igarapé, com o intuito de gerar energia elétrica para sítios, comunidades rurais, fazendas ou agro indústrias.

 

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

Apontar prováveis impactos ambientais.

Dimensionar a canalização e proporção da queda de água.

Dimensionamento da potência do gerador e equipamentos de estabilização da energia gerada, bem como a carga instalada.  

  1. JUSTIFICATIVA

O que impulsionou a realização desse trabalho foi à idéia de um sistema local simples de abastecimento energético, aplicáveis na situação em que as localidades a serem atendidas encontram-se distantes das redes de distribuição de energia elétrica existentes, com difícil acesso, baixa densidade populacional e condições ambientais que inviabilizam a construção de redes convencionais.

 Outras formas de geração tornam-se inviáveis devido ao investimento ser de elevado custo, perante a realidade dos latifundiários, maiorias das propriedades rurais são atendidas por concessionárias de energia ou cooperativas, porém não possuem suporte financeiro para investir na expansão da rede rural, em razão de que o consumo dessa classe é muito pequeno.

O estudo dessa forma de geração de energia é muito significativo para essa classe da sociedade, pois levarão novas tecnologias facilitando as tarefas laborais cotidianas como: bombeamento de água para irrigação, acionamento de máquinas, ferramentas e máquinas que requerem energia, refrigeração de alimentos e sem mencionar o conforto com a utilização de produtos eletroeletrônicos.

 Coeficientes técnicos bastante relevantes de uma micro central hidrelétrica estão nos seguintes fatores:

  • Geração de energia hídrica de fonte renovável contínua com pouco impacto ambiental;
  • Pequeno investimento;
  • Sem custos de compensação financeiros pela utilização do recurso hídrico;
  • Geração de energia em tensão de distribuição sem a necessidade de grandes transformadores e redes de distribuição;
  • Incentivos de programas sociais governamentais;

 A base do projeto vem do princípio de funcionamento de hidrelétrica, porém em dimensão mil vezes menor, aproveitando recursos renováveis hídricos que há em abundância sem a necessidade de acúmulo de água em barragem o que provoca grandes impactos com inundações. Nesse processo de transformação o sistema de captação e adução leva a água até a turbina do gerador. Após o trabalho de geração, um vertedouro permite a saída do excesso de água devolvendo-a ao seu curso normal, limitando assim a geração de energia elétrica ao produto entre altura de queda e vazão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com