TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE CUSTOS DE MATERIAIS

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL

GESTÃO DE CUSTOS DE MATERIAIS

PORTFÓLIO

Bases para o conhecimento de custos

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

PORTFÓLIO

Bases para o conhecimento de custos

Trabalho apresentado ao Curso (Engenharia de Produção)  da Faculdade ENIAC para a disciplina  [GESTÃO DE CUSTOS DE MATERIAIS].

Prof. Walter

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

[pic 2]

1) O que é gasto?

R: Gasto corresponde aos compromissos financeiros assumidos por uma empresa para a aquisição de:

  • Recursos que serão consumidos no ambiente fabril para a fabricação do produto.
  • Mercadorias para revenda.
  • Recursos para a realização de serviços.
  • Recursos a serem consumidos no ambiente de administração.
  • Recursos a serem consumidos no ambiente de comercial.

Gastos, sob a ótica contábil são sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, têm que arcar a fim de atingir seus objetivos, sendo considerados esses ditos objetivos, a obtenção direta de um produto ou serviço qualquer (como uma matéria prima ou um serviço terceirizado dentro da organização), ou utilizados na obtenção de outros bens ou serviços a serem respectivamente fornecidos ou prestados (como, respectivamente, um processo sobre um conjunto de matérias primas visando obter determinado produto para venda ou um processo próprio terceirizado de uma etapa de produção). São exemplo de gastos os valores despendidos com compras (mercadorias, matérias-primas, combustíveis, eletricidade, material de escritório, utensílios, etc.), ou com serviços (comunicações, seguros, rendas e alugueres, honorários, etc.). São também gastos os salários e encargos com os trabalhadores da empresa, as depreciações dos ativos fixos, os juros pagos em relação a financiamentos obtidos, os impostos, as coimas, entre muitos outros.

2) O que é custo?

R: Correspondem á parcela dos gastos consumida no ambiente fabril para a fabricação dos produtos na empresa industrial, na aquisição de mercadoria para revenda na empresa comercial, e na realização de serviços nas empresas prestadoras de serviços.

3) O que é despesa?

R: Correspondem á parcela dos gastos consumida para administrar a empresa e realizar as vendas, isto é, para gerar receita. São representadas pelas despesas administrativas e pelas despesas de vendas.

4) O que é investimento?

R: Correspondem á parcela dos gastos registrada em contas do ativo da empresa. Podem se referir á aquisição de matéria-prima, de mercadorias para revenda e de materiais diversos ( registrados em contas do ativo imobilizado ), ou mesmo a aquisição de ações de outras empresas.

5) Quando uma empresa gasta com marketing, ela incorre em custos?

R: Sim. A diretoria comercial nas empresas investem em marketing para aumentar a receita e acelerar o crescimento do produto. O custo é muito aplicado para promover melhor uma produto novo e por ser um produto novo o marketing não pode faltar por que e o meio mais rapido de chegar o cliente. As despesas de marketing incluem o custo de planejamento e operação de seus programas de marketing em conjunto com os custos dos elementos do programa, como a pesquisa do site, publicidade ou de mercado.

6) Quando uma empresa compra matéria-prima, incorre em custo, despesa ou investimento? Explique.

R: Investimento. No livro é dado o exemplo do malto para a fabricação da cerveja, o malte e uma matéria prima da cerveja. A compra em si ( á vista ou a prazo ) do malte é um gasto. Ao abastecer o estoque de matéria-prima, temos um investimento.

7) Quando uma empresa compra equipamento para a divisão de fábrica, incorre em custo, despesa ou investimento? Explique.

R: Investimento. Sendo este é registrado em contas do ativo imobilizado, entende-se por um investimento, pois não será utilizado nas áreas administrativas/vendas.

8) A depreciação é um custo ou uma despesa?

R: Segundo o Livro custos, depriação pode ser contabilizada como custo ou despesa, dependendo do departamento ( Fabril, administrativo ou comercial ). Então sendo assim a palavra depreciação tem que ser analisada na hora de ser colocada, temos a depreciação dos bens utilizados nos custos de produção, enquanto a depreciação de outros ativos deve ser registrado como despesa operacional.  

9) O que é objeto de custeio?

R: O objeto de custeio pode ser uma operação, uma atividade, um conjunto de atividades, um produto, um departamento. A palavra custo por sí só não possui nenhum significado se não fazer referencia a algum objeto sendo ele normalmente custeado pelas empresas o produto.

10) O que são métodos de custeio?

R: Os métodos de custeio têm a função de determinar o modo como serão atribuídos os custos aos produtos. Existem diferentes métodos de custeio: custeio por absorvação, custeio o pleno, custeio variável e custeio ABC e a escolha de um deles depende dos objetivos estabelecidos pela empresa. Os tradicionais são os que têm como foco principal a apuração do custo do produto, consiredando que estes sejam geradores de custos.

11) Os métodos de custeio costumam ser classificados em tradicionais e contemporâneos. Explique essa classificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (200.4 Kb)   docx (60.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com