TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EM CUSTOS LOGÍSTICOS

Exames: GESTÃO EM CUSTOS LOGÍSTICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  5.110 Palavras (21 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

METODOLOGIA EMPREGADA

CUSTOS LOGÍSTICOS: ELEMENTOS FÍSICOS E MACRO PROCESSOS

CUSTOS DOS ELEMENTOS / OPERAÇÕES FÍSICAS DE LOGÍSTICA

EMBALAGENS E DISPOSITIVOS DE MOVIMENTAÇÃO

CUSTOS COM MANUSEIO / MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS E OUTRAS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS DE SUPORTE À FABRICAÇÃO

CUSTOS DE ARMAZENAGEM

TRANSPORTES

CUSTOS LOGÍSTICOS NOS PROCESSOS / CADEIAS LOGÍSTICAS DE ABASTECIMENTO, PLANTA E DISTRIBUIÇÃO

CUSTOS DA LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO

CUSTOS DA LOGÍSTICA DE PLANTA

CUSTOS DA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO

CUSTOS DE MANUTENÇÃO DE INVENTÁRIOS (ESTOCAGEM)

CUSTOS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E PROCESSAMENTO DE PEDIDOS

CUSTOS TRIBUTÁRIOS

CUSTOS DECORRENTES DO NÍVEL DE SERVIÇO E FALHAS LOGÍSTICAS

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

A Logística é uma atividade que tem origem remota. O estrategista militar, muito antes dos executivos tomarem consciência da real dimensão da Logística no meio empresarial, a utilizava para movimentar exércitos, travar batalhas e alcançar vitórias.

Após o período da Segunda Grande Guerra, com a evolução conseguida pela vertente militar e do posterior boom do marketing, foi publicado em 1962 o artigo de Peter Drucker “The Economy´s Dark Continent” citado pela Sociedade Portuguesa de Inovação, em que o autor considerou a Logística como “a face obscura da economia, verdadeiro território por explorar e a última fronteira da gestão”.

Logística é um conceito em constante evolução, atrelado à busca de ganhos de competitividade e níveis de custos reduzidos, em função do desafio global e da necessidade de agir de modo rápido frente às alterações ambientais. Até há pouco tempo era, essencialmente, associada a transporte e armazenagem, passando a ser combinada, também, com outras atividades, tais como: Marketing, Suprimentos e Atendimento ao Cliente. Era uma atividade considerada como função de apoio, não vital ao sucesso dos negócios e, em uma velocidade impressionante, esta percepção vem sendo alterada em direção ao reconhecimento da Logística como elemento estratégico.

Ao longo dos anos, vários estudos foram realizados para determinar a relevância dos custos logísticos, em relação à economia como um todo e às empresas individuais. Na Gazeta Mercantil Latino Americana (2001), Carlos Schad, Diretor da Agência de Desenvolvimento Tietê-Paraná - ADTP comentou que, no Brasil, os investimentos em Logística crescem, em média, 20,0% ao ano desde 1996.

Conforme revelam estudos realizados pela ADTP - publicados no referido jornal, a Logística movimenta US$ 105 bilhões por ano no Brasil, o que corresponde a cerca de 18,0% do PIB nacional.

Esta conceituação considera os custos logísticos como aqueles em que a empresa incorre ao longo do fluxo de materiais e bens, dos fornecedores à fabricação (Logística de Abastecimento), nos processos de produção (Logística de Planta) e na entrega ao cliente, incluindo o serviço pós-venda (Logística de Distribuição), buscando a minimização (ou otimização) dos custos envolvidos e, garantindo a melhoria dos níveis de serviço aos clientes.

A tomada de decisões logísticas oferece variadas possibilidades para otimizar os resultados econômicos da empresa. O problema que se coloca, nesse contexto:

A Controladoria, em seu papel na gestão de resultados empresariais, com seus sistemas de custos e contabilidade gerencial, fornece ao tomador de decisões informações em concordância com as suas necessidades, atendendo a seu processo de raciocínio e decisão, no conteúdo, grau de detalhe, periodicidade, enfim, nos atributos que caracterizam uma informação gerencial eficaz?

Assim, o objetivo deste trabalho foi ordenar as informações de custos logísticos relevantes para o processo de gestão da Logística e que deveriam estar sendo geradas pela Controladoria.

METODOLOGIA EMPREGADA

A metodologia utilizada no desenvolvimento deste artigo está restrita à Pesquisa Bibliográfica, que é uma técnica de aprofundamento teórico, em busca de soluções e novas conclusões sobre problemas previamente definidos.

Buscou-se um amplo levantamento de estudos existentes - em andamento no Brasil e no exterior - a partir de contatos com universidades, centros de pesquisa, revistas técnicas especializadas, entidades, associações temáticas, fóruns, seminários e cursos específicos, etc. Para entender o estado da arte, foram revistas as obras de renomados autores disponíveis nas principais instituições que abordam o tema Logística e Custos Logísticos.

CUSTOS LOGÍSTICOS: ELEMENTOS FÍSICOS E MACRO PROCESSOS

Há poucos estudos e discussões sobre custos logísticos, dentro da linha de encarar-se o processo logístico como um todo, desde o abastecimento até a entrega dos produtos finais aos clientes. Reeve é um dos poucos autores que se referem ao conceito de custo total de entrega, que procuraria rastrear os custos desde o abastecimento até a distribuição aos clientes.

De fato, segundo Faria, questões práticas de identificação e coleta dos dados dos custos logísticos tornam muito difíceis associar os custos ao longo das cadeias de abastecimento, produção e distribuição aos produtos entregues para determinar seu custo total. Por outro lado, o mais freqüente é a literatura sobre custos logísticos (por sinal, escassa) tratar de segmentos da Logística (distribuição, por exemplo), ou ainda, de determinados elementos ou operações específicas, tais como: transporte aéreo, transporte rodoviário, armazenagem, embalagens e, assim por diante. Desde logo, então, estabelece-se uma ponderável dificuldade para uma discussão ordenada sobre custos logísticos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com