TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica

Monografias: Geopolitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  210 Palavras (1 Páginas)  •  613 Visualizações

RESUMO DA MATERIA:

GEOPOLITICA REGIONALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO

A Geopolítica Regionalização e Integração tem tudo á ver com á globalização.

A geopolítica é uma disciplina complexa e abrangente, tão importante para que possamos compreender os governos dos estados e nações.

É através da geopolítica que conseguimos entender como é aplicado as expressões do poder nacional nas decisões políticas e militares de alto nível, a fim de se estar consoante com os interesses da nação em seu espaço geográfico.

Geopolítica é uma área da geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento políticos dos países, usando como parâmetros principais as informações geográficas.

Visa também compreender e explicar os conflitos internacionais da atividade e as principais questões políticas da atualidade.

Os principais temas estudados pela geopolítica na atualidade são; Globalização, conflito árabe-israelense, influencia dos estados unidos no mundo atual, nova ordem mundial e o uso de recursos energéticos no mundo.

Segundo Rudolf Kjellen (1864 a 1922) um cientista político e político sueco, geopolítica é uma disciplina baseada na geografia e na geopolítica para justificar o poder do estado enquanto fenômeno de espaço. Rudolf Kjellen é o pai da geopolítica.

“A geopolítica é o estudo do estado considerado como um organismo espacial, Ito é, como uma terra, um território, um espaço ou melhor ainda, um país.”

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com