TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerador Eolico

Monografias: Gerador Eolico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  2.079 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda a construção de um mini gerador eólico, seu funcionamento e materiais utilizados. Mas como construir um mini gerador eólico, utilizando materiais preferencialmente recicláveis, capaz de suprir a necessidade do objetivo principal do projeto, que é ascender no mínimo, oito lâmpadas de LED’s? Pode-se construir mini gerador usando materiais encontrados em nosso dia a dia, por exemplo, motores retirados de impressoras, DVD, brinquedos de controle remoto, cooler, ou confeccionando o próprio motor. O objetivo foi construir um motor que gere energia suficiente para a alimentação de oito ou mais lâmpadas LED’s. Pois, seu funcionamento acontece após o vento entrar em contato com a hélice provocando seu movimento rotativo, fazendo com que ocorra transferência de elétrons formando um campo eletromagnético entre o fio e o cobre e o imã, conduzindo assim, a corrente elétrica para o circuito, no qual ocorrerá o funcionamento dos respectivos LED’s. O referencial teórico foi através de artigos onde os autores abordaram o funcionamento e a constituição de vários tipos de geradores, e em sites que explicam como fazer um mini gerador em nossa própria casa. Nos capítulos a seguir, encontraremos um aprofundamento sobre o assunto abordado e os resultados encontrados.

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1. Energia eólica

A energia eólica é produzida pelas forças dos ventos. É usada desde a antiguidade pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente, ainda é pouco utilizada, tanto no Brasil quanto nos outros países, mas já é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa, que não gera poluição e não agride o meio ambiente. Apesar de não emitirem poluentes, as fazendas eólicas também causam alguns de impactos ambientais, como a alteração das paisagens devido às torres e hélices, podem ameaçar pássaros se forem instaladas em rotas de migração, emitem um ruído de baixa frequência, podendo causar algum incômodo, e também interferência na transmissão de televisão. O custo dos geradores eólicos é elevado, porém o vento é uma fonte inesgotável de energia. E têm um retorno financeiro a um curto prazo.

2.2. O que é um gerador eólico?

É um gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento cuja missão é converter energia eólica em energia elétrica. Este tipo de gerador tem se popularizado rapidamente devido ao fato de a energia eólica ser um tipo de energia renovável, diferente da queima de combustíveis fósseis. É também considerada uma energia limpa, que respeita ao meio ambiente, já que não requer uma combustão que produza resíduos poluentes nem a destruição de recursos naturais.

3 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

3.1. Mini gerador

3.1.1. Materiais utilizados e montagem

Para chegar ao projeto final do gerador, muitos modelos foram testados, até a obtenção de um gerador que atingisse resultado esperado.

Para a montagem do gerador foi utilizado os seguintes materiais:

• Fio de cobre esmaltado 29 AWG;

• Fio telefônico;

• Ímãs permanentes;

• Fita adesiva;

• Madeira;

• Haste de alumínio;

• Tampas de garrafa pet;

• Hélice de micro-ondas;

• Ponte de diodo;

• Lâmpadas LED’s;

• Interruptores.

A montagem do gerador foi feita com quatro bobinas com aproximadamente 600 voltas, que em seu meio foi colocado a tampa de garrafa pet para melhor fixação na placa de madeira. Em outra placa de madeira de mesma dimensão, foram colocados os ímãs permanentes.

As ligações das bobinas foram feitas da seguinte maneira: as pontas externas foram ligadas entre sim, assim como as pontas internas, no final sobrando uma ponta externa e outra interna para ser feita a ligação com o circuito elétrico.

As placas onde estão os ímãs e as bobinas foram colocadas em um suporte no formato de “U”, onde também foi inserida a hélice.

Foi necessário fazer um circuito elétrico para a retificação da corrente alternada que é produzida pelo gerador em corrente contínua que é necessária pra a alimentação das lâmpadas de LED. Com o circuito também foi possível acender as lâmpadas individualmente, assim como é feito em residências.

Abaixo seguem as fotos da montagem do gerador eólico:

Fig. 1 – Bobina de fio de cobre esmaltado 29 AWG

Fig. 2 – Bobinas com aproximadamente 600 voltas fixadas na placa de madeira

Fig. 3 – Esquema da montagem do gerador com as placas com ímãs e bobinas fixados

3.2. A maquete

3.2.1. Materiais utilizados e montagem.

Neste projeto foram testados mais de um tipo de material para a construção da maquete.

O primeiro teste foi feito com papelão, mas por ser um papel mais maleável, a casa não ficou muito estável, então foi preciso procurar outro tipo de material. Após várias pesquisas, foi encontrado como indicação para a construção de maquete o papel holler, muito utilizado por estudantes de arquitetura.

Para a primeira maquete foram usados os seguintes materiais:

• Papelão;

• Folhas de papel offset;

• Folhas de papel cartão;

• Folhas de sulfite;

• Cola quente e cola branca;

• Fita adesiva dupla face.

Abaixo seguem as fotos da primeira maquete:

Fig. – Esqueleto da 1ª maquete

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com