TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerador eólico De Eixo Vertical

Exames: Gerador eólico De Eixo Vertical. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2015  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA

COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA

TATIANNY BEZERRA

SARA FERREIRA DE OLIVEIRA

ELEMENTOS DE MÁQUINAS

Gerador eólico de eixo vertical com material de reuso da indústria automobilística

JOÃO PESSOA

2015

GERADOR EÓLICO DE EIXO VERTICAL

O gerador eólico desenvolvido foi feito com materiais que foram descartados pela a indústria automobilística, com o objetivo de tirar esses materiais do meio ambiente e reduzir os custos de produção.

Um aerogerador de eixo vertical é mais rentável para o uso domestico, ou seja, para iluminação, bombeamento de agua e etc., por que consegue aproveita a energia dos ventos de varias direções e consequentemente não precisa de um sistema eletrônico para direcionar as pás em que o vento é mais forte.

Os aerogeradores são maquinas que transformam a energia cinética dos ventos em energia elétrica, e tem sua estrutura dividida em três partes: pás, nacelle e base. Nas pás é onde se transforma a energia cinética dos ventos em mecânica, a nacelle é o lugar que se guarda o trem de engrenagem, para a amplificação da rotação das pas, e o gerador elétrico das intempéries do ambiente, a base é a estrutura de sustentação dos outros componentes.

Figura 1: Gerador eólico.

As pás utilizadas neste gerador eólico são do modelo Savonius (Figura 2 e 3) feita de pneus. Está é acoplada na caixa de amplificação de velocidade, ou seja, o trem de engrenagem que também é feitos com materiais da indústria automobilística, que transmite o movimento ao gerador elétrico de corrente continua com potencial elétrico nominal 12 V e 90A.

Figura 2: Modelo de pás Savonius.

Figura 3.

A caixa de amplificação de velocidade( Figura 4) é formada de duas cremalheiras formando um trem de engrenagens. Cada cremalheira é um conjunto completo de roda traseira automotiva de aro 13 pol.: ponta de eixo, rolamento, tambor de freio e parafusos. Cada cremalheira é uma roda que tem encaixada uma correia dentada que se engrena com o pinhão transmitindo e amplificando o movimento com relação de dentes 131/25.

Figura 4: Caixa de amplificação de velocidade.

Foi acoplado ao final da caixa de amplificação de velocidade um gerador elétrico(Figura 5) que tem as seguintes especificações: Potencial elétrico nominal 12 V e 90A. Normalmente os aerogeradores das grandes usinas eólicas usam geradores elétricos de corrente alternada assíncronos, devido a vantagens como a relação peso/potência e capacidade de gerar tensões mais elevadas. Por este ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com