TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração de Energia Elétrica Sustentável Através de Lixo Orgânico

Por:   •  30/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Relatório de Andamento do Trabalho de Conclusão de Curso

Geração de Energia Elétrica Sustentável Através de Lixo Orgânico

Anderson Rodrigues Freire CA: 21338820

                              José Ailton Bezerra Matos  CA: 21432957

                              Marcelo Soares Batista       CA: 21407163

Curso: Engenharia Elétrica

Semestre: 9°

São Paulo

2014

  1. Objetivo

Este trabalho tem como objetivo geral estudar a possibilidade de geração de energia elétrica através da queima de biogás gerado por aterros sanitários.

  1. Introdução

De acordo com o IBGE, o Brasil produz 230.000 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia.

Somente na cidade de São Paulo, pode-se gerar cerca de 15.000 toneladas de resíduos por dia.

Ao longo dos anos, o lixo passou a ser interesse de questão mundial e esses problemas são iguais em ambas as partes do mundo.

O destino do lixo e seu armazenamento inadequado têm trazido graves problemas a todas as nações. As principais preocupações estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente (solo, água, ar e paisagens).

O lixo é composto por uma grande diversidade de resíduos sólidos de diferentes procedências, dentre eles, o resíduo sólido urbano gerado em nossas residências. O lixo parte da história do homem, já que sua produção é inevitável. Nos dias atuais, com a maioria das pessoas vivendo nas cidades e com o avanço mundial da indústria, provocando mudanças nos hábitos de consumo da população, vem se gerando um lixo diferente em quantidade e diversidade. No caso do Brasil, a geração do lixo ainda é, em sua maioria, de procedência orgânica, com tudo, nos últimos anos vem se incorporando um modo de consumo de países ricos, o que tem levado a uma intensificação do uso de produtos descartáveis.


  1. Resumo

 Este trabalho consiste em dar ênfase nas fontes alternativas de geração energia elétrica através de resíduos sólidos, visualizando os impactos ambientais e o grau de percepção da população. Com o propósito de demonstrar os benefícios que os resíduos sólidos trazem quando descartado corretamente.

Diferente de um lixão onde é descartado sem tratamento algum, o aterro sanitário é um tratamento baseado em técnicas sanitárias como: impermeabilização do solo, coleta e tratamento de gases, coleta e tratamento do percolado (Chorume).

Após serem aterrados, os resíduos sólidos produzem um tipo de mistura gasosa de dióxido de carbono e metano, produzindo naturalmente em meio anaeróbico pela ação de bactérias em matérias orgânicas que são fermentadas dentro de determinados limites de temperatura, teor de umidade, acidez, ou seja, o biogás.

Feita a captação do biogás no aterro proveniente da decomposição do lixo é possível utilizar energia elétrica, sendo este um combustível para motores geradores estacionários onde se gera energia e também a queima do gás contribuindo assim para redução das causas do efeito estufa.

Com base na pesquisa realizada, é visível que grande parte da população esteja altamente empenhada a praticar coleta seletiva para contribuir com o meio ambiente. A pesquisa ainda demonstra, segundo a população, que existe consciência de que o gás metano precisa ser queimado para ser destruído e não lançado na atmosfera, pois caso contrário acarretaria em sérias conseqüências para a saúde e o meio ambiente.


  1. Metodologia

Este trabalho será realizado por meio de pesquisas bibliográficas de livros, artigos publicados em revista técnicas e consulta a artigos de sites da internet, também entrevistas realizadas com profissionais que atuam na área de desenvolvimento de projetos relacionados ao tema, além da realização de visita a usina termoelétrica, operada pela empresa Biogás - São João energia ambiental SA situada junto ao aterro sanitário na Avenida Sapopemba, zona leste da grande São Paulo, Usina Termoelétrica Bandeirante situada na Rodovia Bandeirantes Km 26 Perus São Paulo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com