TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração de gases de efeito estufa no meio universitário

Por:   •  20/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  11.523 Palavras (47 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 47

Sumário

Resumo        

1. Objetivo        

2. Justificativa        

3. Introdução        

4. Revisão de Literatura        

4.1. Impactos do aquecimento global e das mudanças climáticas.        

4.2. Diagnóstico das emissões de carbono globais e brasileiras        

4.3. Metodologias para a estimativa da emissão de gases estufa pelos diferentes segmentos da sociedade, com especial enfoque para as universidades        

4.4. Retenção de carbono por espécies vegetais brasileiras        

5. Material e Métodos        

5.1. Cálculo da Porcentagem dos recursos referentes ao curso de Engenharia Ambiental        

5.2. Aplicação do Protocolo GHG        

5.3. Fatores de emissão        

5.4. Cálculo das emissões totais de CO2        

5.5. Cálculo do número de árvores        

5.6. Caracterização estatística do Curso        

6. Resultados        

6.1. Gasto energético e de combustível do UNISAL        

6.2. Gasto energético e de combustível de Alunos e Professores        

6.3. Cálculos das emissões        

6.4. Quantidade de árvores        

6.5. Caracterização do curso        

7. Discussão dos Resultados        

8. Conclusão        

9. Referências Bibliográficas        

ANEXO I        

Resumo

As mudanças climáticas, provocadas pela intensificação do fenômeno efeito estufa e pelo aumento da temperatura, têm levado os setores industriais e da prestação de serviços a um esforço no sentido de avaliar as emissões de gases estufa e neutralizá-las por meio do plantio de árvores. Nesse aspecto se insere o presente trabalho, o qual pretende compilar as abordagens correntes para se estimar o carbono gerado pelas atividades dos setores produtivo e de serviços, com ênfase no meio universitário.

Durante o ano letivo de 2009 foi realizado um inventário das emissões seguindo a metodologia preconizada pelo protocolo GHG (Greenhouse Gás Protocol), do qual o Brasil é um dos países signatários. Com base nesse inventário, o qual incluiu um levantamento dos hábitos de consumo de energia, geração de lixo e deslocamento dos alunos e professores do curso de Engenharia Ambiental do UNISAL, estimou-se a quantidade necessária de árvores a serem plantadas para neutralizar tais emissões.

Por meio da metodologia aplicada, foi estimada a emissão anual de aproximadamente 46,0 toneladas de dióxido de carbono (CO2), referentes às atividades do curso de Engenharia Ambiental, sendo necessário o plantio de 306 árvores, para neutralizar as emissões estimadas do ano de 2009 para o curso universitário. Essa abordagem pode fazer parte dos projetos de extensão conduzidos pelo curso de Engenharia Ambiental do UNISAL de Americana, como forma de destacar a vocação de responsabilidade ambiental do curso e da instituição.

1. Objetivo

O objetivo do presente trabalho é o de levantar e compilar as abordagens de avaliação das emissões de carbono gerado pelas atividades universitárias, e aplicá-las ao curso de Engenharia Ambiental do UNISAL – Campus Dom Bosco, gerando um inventário das emissões de CO2 do ano letivo de 2009, e por meio deste, estimar através de abordagens específicas a quantidade de árvores necessárias para neutralizar tais emissões.

2. Justificativa

        O padrão de desenvolvimento urbano e industrial da sociedade contemporânea se deu de forma desordenada, sem planejamento e baseada em tecnologias altamente demandantes de recursos naturais e causadoras da poluição (Jacobi, 1998), tendo como principal conseqüência a degradação ambiental. Por esse motivo, verifica-se uma preocupação crescente sobre os impactos ambientais provocados pelos mais diversos setores sociais, notadamente o industrial e o de prestação de serviços. Dentre esses impactos tem-se a intensificação do efeito estufa e as suas conseqüências, as quais têm causado uma preocupação de abrangência mundial. Tal preocupação tem levado lideranças governamentais e empresariais a buscar o entendimento, a quantificação e o gerenciamento das emissões de gases estufa. Nesse aspecto, têm sido desenvolvidas ferramentas de quantificação dessas emissões e a proliferação de procedimentos, como a neutralização do carbono gerado pelo plantio de árvores.

        O Centro Universitário Salesiano, por meio do seu curso de Engenharia Ambiental, desenvolve atividades de extensão no município de Americana relacionadas a recuperação de praças, jardins e áreas degradadas por meio do repovoamento de espécies vegetais. Todavia, pouca atenção tem sido dada a uma estimativa do carbono neutralizado por essa atividade extensionista e o seu impacto positivo nas atividades desenvolvidas no UNISAL.

        Portanto, o presente trabalho vem a agregar valor a um projeto já desenvolvido no curso de Engenharia Ambiental do UNISAL, reforça a vocação de responsabilidade sócio ambiental da instituição, proporciona a oportunidade de se implementar uma metodologia de cálculo contemporânea utilizada pelo setor produtivo, como a neutralização de carbono, nas condições de uma instituição de ensino superior, e gerará uma base de conhecimento a ser aplicado junto as disciplinas de graduação do curso e relacionadas a poluição atmosférica, incluindo a de Climatologia e de Poluição Atmosférica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70.1 Kb)   pdf (605.9 Kb)   docx (150.9 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com