TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redução das emissões de gases de efeito estufa através de uso de hidrogênio na siderurgia

Por:   •  9/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

GRUPO 11 –

REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA ATRAVÉS DE USO DE HIDROGÊNIO NA SIDERURGIA

AUTORES: Girley Ferreira Rodrigues, Eduardo Junca, Victor Bridi Telles e Denise Crocce Romano Espinosa

1) Qual a motivação/importância do trabalho segundo seus autores?

        Segundo os autores, a indústria siderúrgica é responsável por uma parcela significativa das emissões de CO2 no mundo. Dessa maneira, destacam que a siderurgia emite cerca de 650 milhões de toneladas de CO2 por ano, sendo o quarto maior setor que utiliza combustível fóssil, e, portanto, responsável por 10% das emissões de gás carbônico.

        A utilização de hidrogênio como combustível é uma das quatro maneiras, segundo os autores, de reduzir a quantidade de gás carbônico liberado pela siderurgia. O hidrogênio é um elemento comum encontrado em todos os combustíveis fósseis e em toda matéria orgânica. Quando queimado, o hidrogênio produz basicamente vapor de água e emissão zero de CO2, isso o torna um combustível limpo.

        O artigo descreve a evolução de gases a partir da redução de pelotas de minério de ferro, utilizando como fonte redutora uma mistura contendo 10% de hidrogênio com 90% de argônio.

2) Quais os resultados obtidos pelos autores?

        Os autores observaram que com o aumento do fluxo do gás a perda de massa foi mais rápida. Pode-se observar que em todos os espectros de massa há presença de picos de hidrogênio, argônio e água. A água é resultante da iteração entre o gás hidrogênio e o oxigênio contido no óxido de ferro. O argônio é decorrente da mistura gasosa redutora, assim como o hidrogênio.

Nota-se assim, a ausência de CO2 durante a etapa de redução de minério de ferro, o que torna este processo uma alternativa para o desenvolvimento de novas tecnologias que possam minimizar os problemas de geração de gás causador de efeito estufa na indústria siderúrgica. Outro ponto que pode ser observado é que com o uso de hidrogênio como gás redutor, não ocorre a queima de combustíveis fosseis.

3) Qual a conclusão dos autores?

        Os autores, tendo por base os resultados apresentados no presente artigo, concluíram que a taxa de redução aumenta com o aumento do fluxo total de gás redutor. Pode-se dizer também que a redução de minério de ferro com hidrogênio é uma alternativa na tentativa de minimizar as emissões de gases causadores do efeito estufa, uma vez que é gerado apenas H2O como produto de reação.

4) Comente sucintamente o artigo, de acordo com sua visão sobre o assunto.

        Sendo a liberação de gases os causadores do efeito estufa, tendo o gás carbônico como seu principal ocasionador, nota-se a necessidade de adaptar os processos da indústria siderúrgica à produção limpa. Em vista disso, a aplicação de recursos para a realização de estudos acerca de adaptar os processos de fabricação do minério de ferro à utilização de combustíveis que não contribuam para o aumento da concentração de CO2 na atmosfera, é uma necessidade que as indústrias terão que cumprir de forma imediata para que seja possível controlar o aquecimento global. Assim, considerando que o hidrogênio é uma fonte de energia limpa, o seu uso deve ser incentivado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com