TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de custos de logística

Pesquisas Acadêmicas: Gerenciamento de custos de logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.938 Palavras (12 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Curso Superior de Tecnologia em Logística

Desafio de Aprendizagem

Prof. Esp. Marcelo Carvalho

Gestão de Custos Logísticos

Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para a avaliação da Disciplina Gestão de Custos Logísticos para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

CAIQUE DA SILVA CAMARGO RA: 447555

ARMANDO VIEIRA MURAT JUNIOR RA: 438011

ALISON MARTINHO DE JESUS RA: 447551

FILIPE BARBOZA DE ARAUJO RA: 426266

LUCAS DE GOIS VIEIRA ALMEIDA RA: 424121

Polo Pilar do Sul

2014

SUMARIO

Resumo______________________________________________________________3

Introdução___________________________________________________________4

Custos Logísticos_____________________________________________________ 5

Custos Logísticos No Transporte e Seus Diversos Modais____________________7

Modo Rodoviário_____________________________________________________ 8

Modo ferroviário______________________________________________________9

Modo aeroviário______________________________________________________10

Modo Dutoviário_____________________________________________________11

Modo Aquaviário____________________________________________________ 12

Conclusão___________________________________________________________14

Bibliográfia__________________________________________________________15

1 - RESUMO

O transporte, de forma geral, pode ser definido como o movimento de pessoas e mercadorias de acordo com as necessidades da sociedade ou do universo empresarial e segundo os meios de que se disponha. Também se devem considerar três aspectos insubstituíveis e altamente inter-relacionados, como são os meios de transporte o de pessoas, ode mercadorias e o meio ambiente em que se desenvolvem.

As necessidades de uma infraestrutura mínima para termos serviços de qualidade é um fator importante na hora de uma empresa brasileira ascender ao mercado externo por meio da internacionalização dos serviços logísticos, pois nem todos os negócios têm condição de suportar os custos da gestão logística. Na internacionalização de processos logísticos, muitas empresas já estão preparadas para dar atendimento ás necessidades dos exportadores e importadores, porém alguns elementos extra- logística acabam dificultando negociações internacionais.

2 - INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo de identificar as necessidades de outros, destacamos distribuição física, movimentação de cargas, planejamento de operações físicas nacionais, logística dos transportes nacionais etc. Todos esses termos se referem essencialmente ao mesmo; gerenciamento de fluxos de mercadorias desde o ponto de origem ao ponto de consumo. O crescimento da população mundial dos mercados nacionais e internacionais passa-se a exigir mais alternativas e qualidade nos serviços de coleta e entrega.

As diferenças de objetivos interesses e de responsabilidade pelas atividades logísticas, tanto que a falta de coordenação entre ela torna, por vezes, mais difícil uma empresa exportar ou importar.

3 – CUSTOS LOGÍSTICOS

Custos logísticos são todos os custos relacionados com o processo logístico de uma empresa, dentre eles os mais preocupantes: armazenagem e a distribuição. Estes dois se destacam devido a sua grande importância na efetividade da empresa caso sejam bem desenvolvidas, buscando sempre reduzir custos e melhoria na qualidade de produtos e serviços prestados.

A gestão empresarial tem seu foco nos processos da empresa, onde os processos são compostos por um conjunto de subprocessos, atividades e tarefas que se inter-relacionam no intuito de agregar um maior valor para seus produtos e satisfazer as necessidades de seus clientes.

A logística é composta por três processos básicos: Abastecimento (obtenção de materiais e componentes), Planta (suporte a manufatura) e Distribuição (entrega do produto ao cliente, incluindo as atividades relacionadas ao pós-venda).

Como subprocessos podemos citar a Armazenagem e o transporte, e nestes, como atividades, respectivamente acondicionar e movimentar materiais, bem como carregar um caminhão.

O subprocesso de Armazenagem exerce as atividades de colocar os materiais e componentes a disposição da produção ou distribuição, usando técnicas de estocagem, transporte e fluxo de informações. Uma de suas maiores dificuldades é conseguir manter de forma eficiente e eficaz o estoque e a distribuição de seus produtos, para que o custo não se eleve e traga prejuízos para a empresa.

Na planta, são desenvolvidas todas as atividades realizadas no suporte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com