TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Custos

Trabalho Universitário: Gestao De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  4.827 Palavras (20 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

Introdução.........................................................................................................................3

Custeio de absorção vantagens e desvantagens................................................................6

As vantagens e desvantagens do método UEPS ............................................................11

Conclusão........................................................................................................................18

Bibliografia......................................................................................................................19

INTRODUÇÃO.

Ate a Revolução Industrial (séc. XVIII) quase só existia a contabilidade financeira ou geral, que era suficiente para servir as empresas comerciais da Era Mercantilista. Porém, com o advento das indústrias, ficou difícil para os contadores identificarem facilmente os valores dos estoques para fechamento de seus balanços, surgindo então à contabilidade de custos.

A afirmação de Martins vem afirmar aquilo que já foi discutido anteriormente, dizendo que a Revolução Industrial veio trazer a contabilidade de custos. Porém, Eliseu Martins expresso algo a mais, dizendo que a necessidade de atribuir valores para os estoques das empresas, no momento do fechamento de balanço e apuração do resultado, fez com que surgisse a contabilidade de custos propriamente dita. Percebemos então num primeiro momento que a contabilidade de custos primitiva veio do estoque das empresas. Martins (2001, p.19) explica que:

“No balanço final, permaneciam como estoques no Ativo, apenas os valores sacrificados pelas compras dos bens. Nenhum outro valor era ativado, como juros e encargos financeiros, honorários dos proprietários e administradores, salários e comissões e outros. Todos estes gastos eram automaticamente apropriados como despesas do período, independentemente da venda ou não da mercadoria”.

Começou a avaliação de estoques dentro do âmbito industrial, a contabilidade de custos é um dos instrumentos mais poderosos de gestão para uma empresa moderna. Devido a toda sua importância, dela nasceu um método de gerenciamento que é denominado Contabilidade Gerencial.

“A contabilidade gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório”. (IUDÍCIBUS, 1987, p.15)

Assim, pode-se afirmar que a contabilidade de custos foi um grande instrumento para que surgisse a contabilidade gerencial.

1-Quais os objetivos da gestão de custos nas organizações?

Podemos afirmar que, o objetivo da gestão de custos nas organizações efetivamente está no controle das atividades produtivas, sendo uma condição indispensável para que qualquer empresa possa competir em igualdade de condições com seus concorrentes. Sem este controle, ou seja, sem a capacidade de avaliar o desempenho de suas atividades e de intervir rapidamente para a correção e melhoria dos processos, a empresa estará em desvantagem frente a competição mais eficiente.

Falando do controle de desempenho, cada vez mais as informações de custos assumem importância, exigindo que as estratégias estejam vinculadas às diferentes perspectivas de custos.

De acordo com o posicionamento estratégico, os custos assumem papéis distintivos, permitindo diferentes formas de atuação das administrações ( maior ou menor ênfase ao seu controle). A gestão de custos, independentemente das técnicas a serem utilizadas, pode se transformar em fator diferenciador em relação a concorrentes, pares ou mesmo entre unidades de uma mesma organização.

Nenhuma empresa consegue sobreviver e manter sua operação sem um controle de custos eficiente. Afinal, toda empresa vive de seus lucros, por isso, se ela não souber quanto custa sua operação e/ou seus produtos, não saberá se está perdendo ou ganhando, ficando vulnerável à concorrência com sérios riscos financeiros.

Muitas vezes a empresa não consegue impor o preço de seus produtos ao mercado de uma forma a maximizar seus lucros, pois, geralmente está limitada ao preço da concorrência (busca ganhar mais espaço nas gôndolas e participação de mercado) e ao preço que o mercado determina.

Para manter os preços cada vez mais em níveis competitivos, que permitam que os consumidores comprem mais produtos, necessariamente as empresas precisam manter seus custos iguais ou abaixo da concorrência. Com isso, reduzindo os seus custos, a empresa diminui seu preço de venda e aumenta seu faturamento através do aumento volume e ao mesmo tempo mantém um preço competitivo para seus produtos.

Dessa maneira, cria-se um círculo vicioso positivo onde aumentando o volume de venda, aumenta-se também a produção e isso faz com que se possa ter a apropriação dos custos fixos entre uma quantidade maior de produto, aumentando a margem de contribuição dos mesmos e com conseqüência o lucro.

2-Definir e classificar os Gastos, Custos e Despesas, com exemplos em uma empresa.

Industrial: É importante para a gestão de negócios, a correta diferenciação dos gastos em custos e despesas se faz necessária já que a contabilidade trata ambas de formas distintas. Contabilmente os custos integram diretamente o valor dos estoques, já as despesas são deduzidas do resultado apenas na demonstração do resultado do exercício.

Custo: De acordo com a NPC 2 do IBRACON, “Custo é a soma dos gastos incorridos e necessários para a aquisição, conversão e outros procedimentos necessários para trazer os estoques à sua condição e localização atuais, e compreende todos os gastos incorridos na sua aquisição ou produção, de modo a colocá-los em condições de serem vendidos, transformados, utilizados na elaboração de produtos ou na prestação de serviços que façam parte do objeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com