TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Custos

Artigos Científicos: Gestão De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2013  •  2.398 Palavras (10 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO:

A gestão estratégica de custos é de extrema importância numa organização, pois ela é capaz de fornecer ferramentas essenciais para a formação de preço. Além disso, somente com uma gesta de custos estruturada, a empresa é capaz de conhecer bem os seus processos, sabendo onde está havendo lucro ou prejuízo, perdas ou ganhos e até mesmo onde é possível reduzir esses custos para melhorar seus resultados.

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar todos os setores de uma organização (Financeiro, Contábil, Recursos Humanos, Estoque) e principalmente o setor de custos.

Para isso, foi escolhida uma indústria do setor metalúrgico a fim de analisar sua gestão e processos e propor melhorias para a mesma.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA:

A indústria metalúrgica no qual esse trabalhado foi baseado, ficticiamente denominada de Pira Inox, é uma empresa de médio porte, de origem familiar que está no mercado desde 1994 e é referência na fabricação e comercialização de Tubos, Conexões e Flanges em aço inox e aço carbono. Atualmente, a empresa conta com aproximadamente 65 funcionários capacitados.

Certificada pela ISO 9001, a missão da empresa é manter constante o aperfeiçoamento de seus produtos e de sua equipe, buscando o melhor atendimento em cada negociação. Sua visão é ser reconhecida pelo mercado como uma empresa de excelência na qualidade de seus serviços e no atendimento de seus clientes, estar entre as melhores empresas de aço inoxidável do país, usando a experiência nestes anos, exercendo um trabalho diferenciado para o mercado, buscando sempre o aperfeiçoamento. Além disso, tem como valores: a) Responsabilidade sócio-ambiental, b) Satisfação e sucesso dos clientes, c) Valorização dos colaboradores, d) Segurança, ética e profissionalismo.

A empresa oferece projetos personalizados, dentro de sua linha de produção, para atender as necessidades e especificações dos clientes.

Desde 2006, a organização firmou parceria com uma empresa que passou a ser sua co-irmã.

Localizada na cidade de Piracicaba, próxima a Saltinho, com mais de 5.500 m², a Metalúrgica disponibiliza um vasto estoque de materiais para melhor satisfazer as necessidades dos clientes.

Pontos Fortes:

 Conformação – Grande capacidade de flexibilidades, moldado facilmente, facilidade de união, facilidade de trabalho nos processos de soldagem, estampagem, dobramento, curvamento, corte, etc.,

 Durabilidade – Ciclo de vida longo. Tudo que é feito em inox é feito para durar bastante tempo.

 Higiene e Limpeza – Facilidade de limpeza e conservação, permitindo total higiene e assegurando qualidade na assepsia. Tratando-se de um material inerte não deixa gosto, não deixa cheiro e não desprende metais.

 Estética – Possui forte apelo visual (beleza e modernidade).

 Resistência – Alta resistência a corrosão, alta resistência a temperaturas elevadas. Mantém suas propriedades mesmo quando submetidas a elevadas temperaturas e a baixas temperaturas (criogênicos).

 Conformidade Ambiental – O reaproveitamento não interfere na qualidade, o que ajuda a preservar o meio ambiente, pois é 100% reciclável. Os objetos de aço inoxidável nunca se tornam lixo ao final de sua vida útil, pois, separados e recuperados, o ferro, cromo, níquel e molibdênio que compõem a liga do inox entram novamente no processo de fabricação.

Pontos Fracos:

 Requer muita energia para ser produzido

 Considerado um produto muito caro.

 Para ser produzidos usa-se muito produto tóxico que pode afetar o meio ambiente

 Não possui cor

A ISO 9001:

Qualquer organização gostaria de melhorar a forma na qual opera, quer isto signifique melhorar a sua participação no mercado, reduzir os custos, gerenciar o risco mais eficazmente ou melhorar a satisfação dos clientes. Um sistema de gestão lhe dá a estrutura necessária para monitorar e melhorar o desempenho em qualquer área de seu interesse.

A ISO 9001 é de longe a estrutura de qualidade melhor estabelecida, sendo utilizada atualmente por mais de 750 mil organizações em 161 países, e define o padrão não só para sistemas de gestão da qualidade, mas para sistemas de gestão em geral.

A ISO 9001 é uma dentre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade. Ela pode ajudar a alavancar o melhor de sua organização ao lhe permitir entender seus processos de entrega de seus produtos/serviços a seus clientes. A série ISO 9001 de normas consiste de:

ISO 9001 – Requisitos: esta norma define os critérios que você terá que cumprir caso deseje operar de acordo com a norma e obter a certificação

A ISO 9001 é adequada para qualquer organização que busca melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada, independentemente de tamanho ou setor. Entretanto, os melhores retornos sobre o investimento são obtidos pelas companhias que estão preparadas para implementá-la em toda a organização, ao invés de fazê-lo em localidades específicas, departamentos ou divisões.

Adicionalmente, a ISO 9001 foi desenvolvida para ser compatível com outras normas e especificações de sistemas de gestão, tais como a OHSAS 18001 de Saúde Ocupacional e de Segurança e a ISO 14001 de Meio Ambiente. Elas podem ser integradas perfeitamente através de Gestão Integrada. Estas normas compartilham muitos princípios comuns, portanto a escolha de um sistema de gestão integrada pode agregar um excelente valor pelo investimento.

SETORES:

• Controle de Qualidade

• Traçagem Corte (Plasma Manual, Plasma CNC e Guilhotina)

• Dobra Calandra Solda (Pré-Montagem e Montagem)

• Usinagem Acabamento

• Produção de Tubos e Conexões

• Vendas Compras

• Administração

• Recursos Humanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com