TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Hospitalar

Monografias: Gestao Hospitalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 7

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

ATPS

Nomes: Claudia Donizete Passos RA 9242690268

Kelen Cristiane Silva Camargo RA 9211611623

Tânia de Moura Leite RA 9201585240

Vanessa Gaiozo Ferreira RA 9205581631

Profª Marcelo Gandholpo

5º ADM B

ETAPA 4

AULA TEMA: GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO LOGÍSTICA

Passo 1

Leia o artigo Gestão da Cadeia de Suprimentos de OLIVEIRA. Marcos Berberick de; LONGO. Orlando Celso, que trata sobre as definições referentes a Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos), disponível em: . Acesso em: 2 maio 2011. Aponte os principais pontos identificados e prepare um breve resumo de um parágrafo que será utilizado em seu relatório final.

O planejamento e gerenciamento do setor de suprimentos são elementos fundamentais para a execução de um empreendimento, desde a aquisição de um material à contratação de um serviço.

A cadeia de suprimentos é um subconjunto da cadeia de valor, a qual é focada em agregar valor a um serviço ou a um produto físico, enquanto a cadeia de suprimentos é preocupada principalmente com a produção, distribuição e vendas de produtos físicos. (Simchi-Levi, 2000, apud Souza, Carvalho, Liboreiro, 2006). Na gestão da cadeia de suprimentos o foco é a integração da cada componente, com maximização da eficiência determinando maior satisfação do cliente e conseqüentemente o aumento do market share.

A complexidade e multiplicidade de relacionamentos dentroda cadeia de comercialização têm que ser equacionadas para um mesmo objetivo, que é a missão da empresa. Essa missão do comprador tem que estar equacionada com a missão do fornecedor, suas práticas de mercado e padrão ético. O gerenciamento eficaz do SCM é baseado no relacionamento direto dos que trabalham diariamente, pois a idéia é reduzir os lead-times e estoques ao mínimo necessário.

Segundo o Council of Logistics Management (CLM), logística é a parcela do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implanta e controla, de forma eficiente e eficaz, o fluxo e o fluxo reverso e a estocagem de materiais, serviços, e as informações correlacionadas, entre o ponto de origem e o ponto de consumo, de forma a atender as necessidades dos clientes.

Lambert (1993) afirma que, “o conceito de gerenciamento integrado de logística se refere à administração das várias atividades como um sistema integrado”. Christopher (1999) também amplia o conceito, considerando que a logística empresarial abrange as áreas que tratam diretamente com o fluxo de beneficiamento das matérias-primas em produtos acabados, tanto no aspecto interno de uma organização empresarial quanto no aspecto externo, envolvendo todos os fornecedores de matérias primas e partes que compõem um produto, até o ponto de ocorrência da demanda deste produto pelo consumidor final. É interessante observar que a definição dada pelo Council of Logistics Management para o SCM, “Gerenciamento da cadeia de suprimentos é acoordenação estratégica e sistêmica das funções de negócio tradicionais bem como as ações táticas que perpassam essas funções numa companhia e através de negócios dentro da cadeia logística com o propósito de aprimorar a performance de longo prazo das companhias individualmente e da cadeia de suprimentos como um todo”.

As empresas transnacionais que tiverem a coragem de adotar a visão de planejamento das cadeias de abastecimento globais poderão obter economias de abrangência, escala e velocidade, fatores-chave para a liderança mundial. Os acontecimentos mundiais estão forçando as empresas a considerar os méritos de processos de planejamento de tal abrangência.

Decisões e horizontes de planejamento da gestão da cadeia de suprimentos

Decisões estratégicas dizem respeito a alianças, investimentos, aquisições de recursos, desenvolvimento do produto, cujo foco está no longo prazo. O horizonte de planejamento é longo, de uns cinco anos. Decisões táticas referem-se à produção agregada, planejamento agregado de distribuição e alocação de recursos, cujo foco está na minimização do custo total e maximização da receita líquida no médio prazo. O horizonte de planejamento é médio, de um mês a um ano. Decisões operacionais tratam da produção detalhada e do planejamento da distribuição, cujo foco está na minimização do custo local baseado nas decisões dos níveis mais altos, estratégico e tático no curto prazo. O horizonte de planejamento é curto, de um dia a um mês.

Ferramentas de TIutilizadas em supply chain management

Primeiro, clientes entendem que informações do andamento de uma ordem, disponibilidade de produtos, programação de entrega e dados do faturamento são elementos fundamentais do serviço ao cliente. Segundo, com a meta de redução do estoque em toda a cadeia de suprimentos, os executivos percebem que, com informações adequadas, eles podem, efetivamente, reduzir estoques e necessidades de recursos humanos. Especialmente, o planejamento de necessidades sendo feito usando informações mais recentes, permite reduzir estoques através da minimização das incertezas da demanda. Em terceiro, a disponibilidade de informações aumenta a flexibilidade com respeito a saber, quanto, quando e onde os recursos podem ser utilizados para obtenção de vantagem estratégica.

Anupindi e colaboradores (1999), apud Souza, Carvalho, Liboreiro (2006), mostram a abrangência e os níveis de funcionalidades dos sistemas de informação utilizados no SCM. Como abrangência eles consideram que a TI deve prover soluções adequadas aos três níveis de gestão: estratégico, tático e operacional. Segundo Wanke (2004), apud Souza, Carvalho, Liboreiro (2006), “diversos clientes e fornecedores quiseram redesenhar seu fluxo de produtos, operações de produção e distribuição através de um maior compartilhamento de informações. Essas iniciativas são comumente chamadas de programas de resposta rápida – PPRS. Existem várias modalidades de PPR, cada qual atendendo por uma sigla diferente:ECR, CR, VMI, CPRF, QR etc”.

Todos os sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com