TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Hospitalar

Artigo: Gestão Hospitalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  9.465 Palavras (38 Páginas)  •  1.068 Visualizações

Página 1 de 38

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

PROFESSORA PRESENCIAL: MAYANA OKADA

DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E DESENVLOVIMENTO ORGANIZACIONAL HOSPITALAR

Miracintia dos Santos Brito- RA: 333160

Maria Osaneia oliveira ferreiraRA:337941

Título da atividade: planejamento projetado para o futuro hospital Dr. Felipe Marighela.

ANANINDEUA-PÁ

2013

Introdução

As organizações que se destacam no mercado de atuação da saúde ou de outros segmentos são as que têm como seu princípio o planejamento estratégico como eixo norteador. Todas essas questões relacionadas ao planejamento estratégico na área da gestão hospitalar serão ponderadas ao longo deste estudo.

O modelo proposto neste estudo sobre planejamento estratégico na área da gestão hospitalar possibilita um melhor direcionamento para área da gestão hospitalar a respeito do planejamento estratégico. Em uma visão em longo prazo, verifica-se que a expansão do planejamento estratégico é um grande desafio para gestão hospitalar.

A justificativa deste estudo se dá porque a área da gestão hospitalar e as demais áreas de atuação das organizações são consideradas prestadoras de serviços. Então, se pode dizer que o planejamento e desenvolvimento estratégico são de grande importância para organizações do ramo da saúde isso porque envolvem diversos aspectos que vão desde: pontos fortes e fracos, formulação de estratégias implementação e avaliação. Este estudo detalha os principais aspectos do planejamento estratégico importantes na área da gestão hospitalar.

O Hospital privado e público idealizado Dr. Felipe Marighela, idealizado, planejado para o ano de 2015, vai ser um marco de evolução do serviço de saúde prestado na região de Ananindeua Pará, em áreas mais carentes da cidade.

Vai ser idealizado e construído pela empresa de serviço de engenharia, sua mantenedora, com atendimento exclusivo a rede privada e SUS. Sua gestão é de responsabilidade da Organização Social de Saúde. O hospital será um exemplo de como a parceria entre o setor público e privado permite realizar projetos que proporcionam aos cidadãos assistência à saúde de qualidade, com foco no paciente e na segurança.

1. Delimitação geográfica e econômica do hospital Dr. Felipe Marighela (HDFM)

1.1 Perfis epidemiológicos.

A região aponta como principais problemas de saúde passíveis de serem enfrentados pela Rede Integrada de Serviços de Saúde: saúde passíveis de serem enfrentados pela Rede Integrada de Serviços de Saúde:

• Elevado índice de mortalidade infantil;

• Elevado índice de mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis em menores de 60 anos;

• Elevada taxa de mortalidade por causas externas, muitas vezes vinculadas ao uso de álcool e drogas;

• Morbimortalidade significativa por câncer ginecológico (mama e colo de útero);

• Elevada taxa de gestação precoce não planejada;

• Elevada taxa de incidência de tuberculose e outras doenças de notificação compulsória (sífilis congênita,

• AIDS, dengue, leptospirose (e doença meningocócica);

• Grande número de portadores de deficiência como doença referida pela população (SIAB)

1.2- Perfil Socioeconômico.

A região do município 604.418 habitantes (SIAB, 2013) distribuídos em 62,1 km², sendo 9.732,97 hab./km². No município de Ananindeua, considerando a estimativa populacional para 2015, a densidade populacional é de 7.327,78 hab./ km² (PMSP, 2015/2016). A microrregião conta com168. 664 domicílios habitados (SIAB, 2009). Conforme o Diagnóstico. Ananindeua existe Aproximadamente 50 invasões de ocupações com um total 34.548 domicílios. Foram mapeadas 48 áreas de riscos. Seus moradores têm uma renda familiar mensal média de R$ 779,49.

1.3- Facilidades de acessos para futuros públicos alvos do HDFM.

Para o hospital, há futuras implantações do Conselho Gestor irá ser de grande importância, pois possibilita conhecer mais de perto a percepção da população com relação aos serviços prestados, suas expectativas e necessidades. Ao mesmo tempo, irá ganhar mais credibilidade junto aos líderes comunitários da região, pois a troca de informações ocorre de forma transparente, sendo que o hospital será de prestação de contas de seus dados financeiros e de produção. O Hospital Municipal

Dr. Felipe Marighela. Vai haver O desenvolvimento do planejamento das áreas informatizadas para facilitar a tomada de decisão e auxiliar no tratamento dos pacientes. O principal objetivo da área de Tecnologia é contribuir para que o trabalho dos profissionais da saúde seja bem realizado, refletindo no bom atendimento à população.

1.4-Progressos arquitetônicos e físicos.

O planejamento arquitetônico será uma alternativa capaz de atender as funções determinadas pelo setor, além de contribuir para o desempenho terapêutico não causando nenhum dano à saúde do cliente que ali irá permanece para tratamento.

No planejamento da construção do espaço hospitalar é necessário haver um cuidado especial para não causar nenhum problema ao ambiente, como contaminação por proximidade entre áreas funcionais ou ate mesmo fluxos de materiais contaminados.

O Planejamento do hospital será baseado em padrões de admissão de paciente, fluxo de visitantes e funcionários, e na necessidade de instalações de apoio (posto de enfermagem, armazenamento, parte burocrática, exigências administrativas e educacionais) e serviços que são peculiares à instituição individual em questão. Segundo normas para projetos físicos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde4(E.A.S.), 1995, a organização física funcional de internação de paciente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com