TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Getting Back to Strategy de Kenichi Ohmae.

Por:   •  16/10/2018  •  Resenha  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha do texto 4:         Getting Back to Strategy de Kenichi Ohmae.

Parte 1:

No texto “Getting Back to Strategy”,é abordado como as empresas japonesas enxergam o conceito de estratégia, sendo que a tradicional competição direta entre as empresas não é mais uma estratégia viável pois essa disputa acaba terminando em uma disputa de preço.

Tal estratégia de vencer a concorrência vem após a derrota dos europeus e os americanos para os japoneses, porem pelo autor essa forma de concorrência não é diferente de copiar o que o outro fez de maneira mais eficiente, o que no final só irá afetar o custo do produto. Tal estratégia se mostrou ineficaz quando se trata de mercado global onde o investimento em diferenciação dos concorrentes se tornou alto de mais, tornando inoperável o investimento em redução de custo para tantos modelos, aparelhos e tipos de produtos.

Para Ohmae, a mudança na estratégia trazendo o cliente como o foco dela se deve a que as empresas não conseguem se ver presas em produtos de baixo custo, o que tornaria seu produto comum; Logo volta-se a questão importante: Sobre o que é estratégia?

A criação de valor para o cliente. É para o autor evitar a competição direta é onde ele vai até o cliente e busca intender ou criar suas necessidades.

Ohmae faz uma comparação da estratégia com um iceberg, onde a parte superior e visível é a competição direta do mercado, esta parte que é a menor mas a mais notada. Porem na parte inferior e não visível fica a criação de valores e evitar a competição direta, que são responsáveis por toda a execução da estratégia.

O busca de uma solução e não de um resposta fácil para melhorar a forma de entrega isso é estratégia para Ohmae, é fazer perguntas simples sobre os produtos.

Parte 2:

O texto em si de Ohmae, não trás muito conhecimento, mas ao contrario trás muito esclarecimento. Isso por que ele trás uma abordagem bem mais simples, uma maneira de abordar a estratégia através do que o cliente da valor a determinado produto.

A um exemplo da Yamaha no texto onde o autor no pergunta que solução que tomaria se fosse o gerente da fabrica, devo dizer que ali no raciocínio dessa pergunta fui ingênuo pois esqueci de me colocar na época em que o texto foi escrito, mais o fato de como não ser um praticante de piano não sabia que rumo tomar. E com a descrição do problema a resposta se tornou obvia, a solução está em o que o cliente quer, o que ele espera.

Muito da estratégia de Ohmae se liga a questões de produto e desenvolvimento, mas é algo certo. Pois se tem algo que o cliente quer e ainda não tem no mercado, você terá que ir em busca de descobrir como irá chegar em tal desejo.

Parte 3:

O texto em si apresenta uma linguagem muito mais simples e fácil de entendimento, ele apresenta muitos exemplos no maioria do artigo, justamente por tentar mostrar a simplicidade da natureza da sua visão de estratégia.

Os exemplos são de maneiras didáticas onde fica muito fácil de identificar a necessidade do cliente. Porem nos tempo de hoje, tais necessidades não estão assim fáceis de observar , pois com a concorrência atual muito se é explorado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com