TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gieger Muller

Artigo: Gieger Muller. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

Geiger-Müller

O contador Geiger-müller ou contador G-M serve para detectar certas radiações ionizantes(Alfa,Beta,Gama e RX). Ele é especialmente importante quando ocorrem acidentes radioativos, pois podem causar danos aos seres vivos e ao ambiente, como ocorreu no caso de Chernobyl e no de Goiânia, com o Césio-137.

O primeiro modelo foi desenvolvido em 1908 pelo físico alemão Hans Geiger e pelo físico nuclear Ernest Rutherford .

O primeiro modelo detectava apenas partículas alfa, posteriormente um de seus alunos (Walther Müller) em 1928 aperfeiçoou o aparelho.

O aparelho é constituído por um tubo de Geiger müller , um sistema de amplificação de sinal e um sistema de registro de sinal .

O tubo esta ligado a um polo negativo (Catodo) e dentro do tubo existe um fio metálico rígido e isolado que está ligado a um polo positivo(anodo) no espaço entre o fio e o tubo existe um gás (normalmente é o argônio) que funciona como um isolante não permitindo uma tensão elétrica entre os eletrodos . Porém, quando uma energia radioativa entra pelo tubo e ioniza um átomo desse gás ele forma os íons Ar+, os elétrons então são atraídos pelo polo positivo e os Cátions Ar+ são atraídos pelo polo negativo , conduzindo corrente elétrica pelo circuito . O número de impulsos por segundo mede a intensidade do campo de radiação . A Corrente elétrica será registrada eletronicamente pelo contador e amplificador.

É muito útil , barato e viável para detectar radiações, porém ele não mede a energia das radiações , apenas detecta a presença e mede a intensidade da radiação , ou seja ,o numero de partículas detectadas num intervalo de tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com