TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuições Ao Estudo Do Norte Do Paraná feito por N.L. Muller em 1956

Por:   •  26/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 4

Contribuições Ao Estudo Do Norte Do Paraná feito por N.L. Muller em 1956.

Sua análise foi baseado em método descritivo,da geografia tradicional , descreve as regiões dando prioridade ao meio rural cuja suas produções são as plantações de café, diferenciando as áreas que predominam na paisagem são as pequenas propriedade que aparece frequentemente, faixa de pasto no meio de plantações de café, também cita as culturas variadas, achei interessante o modo que este pequenos produtores foi chamado por ela: “sitiantes” os produtores que procuram prover seu sustento de modo precário ,assim plantando ,milho,arroz,mandioca e outros produtos.Muller diz que ocupação do Norte do Paraná é inseparável da colonização rural e da fundação núcleo urbano. O impacto do fenômeno pioneiro pode ser visto na definição do objetivo deste estudo, pois esse novo elemento demográfico acompanhou de alguma forma as mudanças causadas pelo pioneirismo no meio rural. Assim, a partir de seus estudos de campo, na definição de Lecocq Muller de Nice, que considera o "fator café", o nível de desenvolvimento econômico e demográfico é considerado o principal parâmetro por trás da divisão de zonas "antigas" e “nova”, porque essa atividade criou novas paisagens e novos tipos de vida, pressupõe que a condição básica do conceito de limitador seja a exploração direta do solo e a quantidade de produção, deixando esse sistema de exploração (trabalho familiar, salários ou várias relações de parceria e arrendamento) e até mesmo a questão da proprietários da terra em segundo plano. Portanto, o que é mais importante na definição de agricultor é a forma como os agricultores usam a terra, e como se pode distinguir entre aqueles que possuem terra e aqueles que não possuem terra. Os que trabalham, como posseiros, moradores, arrendatários ou sócios, são menos importantes, pois o interesse geográfico por esses elementos demográficos advém do trabalho realizado na criação de enquadramentos paisagísticos: "[o critério de propriedade da terra] não é baseado em áreas geográficas de fenômenos, ou seja, relações diretas humana.

Tipos de Agricultura Paraná, análise fatorial por ELZA COELHO DE SOUZA KELLER

Elza Keller, sua análise foi baseada no método quantitativo. Apresenta um estudo com o objetivo de aplicar a análise fatorial, e a essa análise é para a classificação de tipos agrícolas no estado do Paraná. Keller ressalta que esta é uma experiência que combina métodos quantitativos com índices selecionados. A partir daí, percorre as bases que serão utilizadas na análise fatorial (neste caso, os fatores são produtos agrícolas) e os critérios comumente utilizados na escolha dos índices.

Após a análise fatorial, foi realizada a análise de agrupamento para estabelecer a relação entre os tipos agricultura e as regiões agrícolas. O artigo termina com uma série de mapas do estado do Paraná, cada mapa representando um fator.Por não fornecer maiores explicações, ou por tratar da aplicação de técnicas quantitativas e apresentação de resultados, Keller é incompreensível para quem não utilizou métodos quantitativos. Ressalte-se que Keller também é uma das geógrafas que se destacam na Geografia Quantitativa, especialmente por ser uma das poucas pesquisadoras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com