TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalizacao E Desenvolvimento De Mocambique

Casos: Globalizacao E Desenvolvimento De Mocambique. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  2.003 Palavras (9 Páginas)  •  3.598 Visualizações

Página 1 de 9

1.Introdução

Não existe uma definição que seja aceita por todos, mas é basicamente um processo ainda em curso de integração de economias e mercados nacionais. No entanto, ela compreende mais do que o fluxo monetário e de mercadoria; implica a interdependência dos países e das pessoas, além da uniformização de padrões e está ocorrendo em todo o mundo, também no espaço social e cultural. É chamada de "terceira revolução tecnológica" (processamento, difusão e transmissão de informações) e acredita-se que a globalização define uma nova era da história humana.

Certamente, o processo de globalização impõe modificações em todas as áreas do processo produtivo, e argumenta-se, mesmo na vida social, nas relações entre os indivíduos e na cultura, de um modo geral, por meio da produção intelectual. Além disso, ressalta a importância do papel da redução gradual de barreiras, aumento das trocas e da interação internacional. (CALDAS, 1998: 165)

1.2 Objectivo

O objectivo deste trabalho e fazer uma abordagem clara e exaustiva em torno da Globalização e o desenvolvimento de Moçambique.

2.Globalização

2.1Conceito

Como se sabe e difícil obter uma definição de Globalização aceite por todos e que seja uniforme o que acontece e que cada definição de cada autor sempre se assemelha a de outro mas não taxativamente sendo assim muito complexa a obtenção de uma única definição de raiz.

Segundo Albrow (1990) A globalização refere-se a todos os processos pelos quais os povos do mundo são incorporados em uma sociedade mundial única, a sociedade global.

Segundo Marginson e Considine (2000) A globalização refere-se ao crescente impacto dos sistemas mundiais de finanças e vida econômica, transportes, comunicações e meios de comunicação, linguagem e símbolos. Ele é muito mais sobre o movimento transversal global de pessoas e ideias como sobre mercados e dinheiro, e mais sobre redes do que sobre os padrões de fora do comércio comodity ou off-shore de produção

Segundo Held et al (1999) A globalização pode ser pensada como um processo (ou conjunto de processos) que incorpora um transformação na organização espacial das relações sociais e transações avaliada em termos de sua extensão, intensidade, velocidade e impacto gerando transcontinental ou fluxos inter-regionais, e redes de actividade, interação e do exercício do poder.

Hirst & Thompson (2001:22-23) consideram globalização como “ o desenvolvimento de uma nova estrutura económica”, voltada para um maior comércio e investimento internacionais dentro de um conjunto existente das relações económicas. Estes autores acrescentam que o processo como este [Globalização] implica a continuidade da relativa separação das infra-estruturas internas e internacionais para formulação de políticas e a administração dos assuntos económicos.

2.2 Importância da Globalização para as Sociedades

Segundo Cerutti e Citolin (2010) Podemos dizer que a globalização é importante porque, garante a continuidade do processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais por todos os territórios do planeta.

Segundo Shaohua e Martin (2004) O acesso instantâneo de tecnologias, principalmente novos medicamentos, novos equipamentos cirúrgicos e técnicas, aumento na produção de alimentos e barateamento no custo dos mesmos, tem causado nas últimas décadas um aumento generalizado da longevidade dos países emergentes e desenvolvidos. De 1981 a 2001, o número de pessoas vivendo com menos de US$1 por dia caiu de 1,5 bilhão de pessoas para 1,1 bilhão, sendo a maior queda da pobreza registrada exatamente nos países mais liberais e abertos a globalização.

Os efeitos no mercado de trabalho da globalização são evidentes, com a criação da modalidade de outsourcing de empregos para países com mão-de-obra mais baratas para execução de serviços que não é necessário alta qualificação, com a produção distribuída entre vários países, seja para criação de um único produto, onde cada empresa cria uma parte, seja para criação do mesmo produto em vários países para redução de custos e ganhar vantagens competitivas no acesso de mercados regionais.

2.3 Vantagens e Desvantagens da Globalização

2.3.1 Vantagens

Segundo Santos (2007) A nível económico, a globalização, provocou uma abertura dos mercados, o que permitiu aumentar a qualidade de vida dos países desenvolvidos, com a modernização da economia. Hoje em dia, o consumidor beneficia desta expansão do mercado, pois agora podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa maior oferta ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade.

Uma das grandes vantagens da globalização, prende-se com a própria criação de uma nova sociedade de informação. De fácil acesso e com conteúdos não apenas nacionais. Esta nova sociedade em que estamos inseridos permite-nos obter informação nacional ou internacional em larga escala.

2.3.2 Desvantagens

Segundo Ellen e Lima (2011) a Globalização:

• Cria mais desigualdade, muito embora tenda a melhorar o padrão de quase todos (mas não de forma uniforme).

• Não funciona bem para países que não são estruturados.

• Invade culturas sem respeita às mesmas.

Segundo Junior (2005) a Globalização trás:

• Excessiva entrada de capital especulativo, que pode vir a causar prejuízos significativos a países que possuam economias fragilizadas;

• Estandardização de ideias, que pode ser entendido também como padronização de ideias. Assim, para haver uma globalização de produtos, antes se faz necessário globalizar ideias que influenciarão na utilização desses produtos.

• Pessoas condenadas ao atraso se não aderirem à globalização, pois as mudanças ocorrerão numa velocidade muito mais intensa;

• Relativa perda de identidade dos países, como exemplo pode se citar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com