TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso " EMBRAER: A Nova Face Da Gerência De Produtos - O Projeto Do Avião ERJ-170, Na Embraer. Exemplo De Desenvolvimento De Projetos Em Uma Empresa De Alta Tecnologia Em Plena Era Da Globalização."

Exames: Estudo De Caso " EMBRAER: A Nova Face Da Gerência De Produtos - O Projeto Do Avião ERJ-170, Na Embraer. Exemplo De Desenvolvimento De Projetos Em Uma Empresa De Alta Tecnologia Em Plena Era Da Globalização.". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  1.572 Visualizações

Página 1 de 3

EMBRAER:

a nova face da gerência de produtos – o projeto do avião

ERJ-170, na Embraer. Exemplo de desenvolvimento de projetos em uma empresa de alta tecnologia em plena

era da globalização.

Principais evoluções positivas a longo prazo vistas no projeto

Sustentação a liberação de gastos para pesquisa e desenvolvimento, conseguindo assim uma efetiva melhora nos gerenciamentos de seus processos, obtendo-se como resultado maior controle sobre os processos de produção e um efetivo ganho de produtividade.

Aumento na produtividade e automaticamente uma geração maior e de receita em um menor espaço de tempo e com necessidade de menos mão de obra.

Importantes pontos observados

No ano 540 milhões de dólares foram gastos em pesquisa e desenvolvimento e capacitação de pessoal, desembolso esse que gerou um retorno positivo quase que imediato, uma vez que estima-se que a receita por empregado deve chega a US$300 mil.

Apesar de todos os gastos e desembolsos realizados com processos e desenvolvimentos, os mesmos necessitam eventualmente de passarem por revisão e atualização para ver se com o passar do tempo sua efetiva produtividade permanece ou pode ser melhorada afim de manter-se os ganhos e principalmente para que a empresa detenha tecnologia na administração e gestão de seus projetos e tenha sempre sistemas eficazes.

O projeto de planejamento do ERJ-170

O projeto utiliza a filosofia de Desenvolvimento Integrado do Produto, que visa garantir que os objetivos sejam considerados simultaneamente e de forma eficiente, conseguindo assim atingir as metas planejadas, tendo-se uma limitação de recursos. Para isso foram montados times

multidisciplinares e bem definidos, além das atividades do DIP serem delimitadas por um plano centralizado e integrado.

Na Embraer, assim como o WBS do Projeto ERJ 170, um projeto é dividido em cinco fases, As três primeiras fases referem-se ao processo de Desenvolvimento do Planejamento do Projeto, como definido na seção anterior. As duas últimas, à Execução do Planejamento do Projeto.

- Desenvolvimento do planejamento do projeto

1) Identificação dos requisitos principais para o desenvolvimento do produto, de acordo

com o mercado, clientes, autoridades aeronáuticas, produção e etc, bem como a definição básica do produto.

2) Refinamento e validação da configuração inicial, produção de layouts detalhados de

design e montagem, definição de interfaces entre os vários times multidisciplinares, para assim iniciar-se o projeto de forma consistente e bem planejada.

O projeto conta com parceiros responsáveis pelo desenvolvimento e fornecimento de pacotes de partes e/ou sistemas. Por isso essa definição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com