TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governanca De Ti

Artigo: Governanca De Ti. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  3.417 Palavras (14 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

Este trabalho visa mostrar a importância da Governança e TI, com abordagem simples, visando mostrar a definição, o relacionamento da governança de TI com a governança corporativa, as tecnologias usadas em governança de TI, exemplos práticos de governança de TI e benefícios para a empresa.

SUMÁRIO

Introdução...................................................................................................5

Conceito......................................................................................................7

IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corportiva................................7

Tecnologia da informação..........................................................................12

A implantação da governança de TI..........................................................13

Benefícios oferecidos pelo uso da governança de TI................................15

Conclusão..................................................................................................18

Referencias Bibliográficas.........................................................................19

INTRODUÇÃO

Governança de TI esta relacionada ao desenvolvimento de um conjunto estruturado de competência e habilidades estratégicas para profissionais de TI responsáveis pelo planejamento, à implementação, controle, seja sob os aspectos operacionais, seja sob suas implicações legais. Com isso, busca atender à necessidade crescente das organizações de aperfeiçoar a aplicação de recursos, reduzir os custos e alinhar o setor de TI às suas estratégias de negocio.

Atualmente, a área de Tecnologia da Informação adquire cada vez mais destaque e relevância nas organizações, não apenas como diferencial estratégico, mas, e, sobretudo, como fator determinante no sentido de assegurar a própria sobrevivência das empresas no mercado atual, extremamente competitivo. Quantidades cada vez maiores de dados precisam ser armazenadas e manipuladas de modo a prover os executivos de informações gerenciais, facilitando e agilizando, assim, suas respectivas tomadas de decisão. Para algumas organizações, inclusive, tem-se que a informação e a tecnologia que suportam o negócio representam, na verdade, seus mais valiosos recursos.

Desse modo, investir em TI há muito já deixou de ser um luxo que apenas as maiores multinacionais podiam se dar para se tornar pura e simplesmente um pré-requisito gerencial para praticamente todas as empresas, independentemente de seu porte.

Nesse sentido, é simplesmente imprescindível ter-se um guia de melhores práticas, de modo a organizar a crescente complexidade da gestão de TI nas empresas.

Robert Solow, prêmio Nobel em 1987, com a frase "vemos o computador por toda parte, menos nas estatísticas de produtividade", sintetizou o que ficaria conhecido como paradoxo da produtividade, abrindo, assim, a discussão sobre o verdadeiro impacto da tecnologia da informação nos índices de produtividade.

Diante desse novo cenário da tecnologia, Nicholas Carr (2003) afirma que as empresas devem reavaliar seus métodos e investimentos em TI e relaciona as três diretrizes básicas para o futuro da gestão de TI:

- gastar menos;

- seguir as lideranças tecnológicas;

- focar na segurança do ambiente tecnológico.

CONCEITO

Governança deriva do termo governo, e pode ter várias interpretações, dependendo do enfoque. Segundo o Banco Mundial, “governança é a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos sociais e econômicos de um país visando o desenvolvimento, e a capacidade dos governos de planejar, formular e programar políticas e cumprir funções”.

Existe também a governança corporativa das empresas que é o conjunto de processos, regulamentos, decisões, costumes, idéias que mostram a maneira pela qual aquela empresa ou sociedade é dirigida ou administrada.

Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com o objetivo de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança e desempenho

Para entender Governança de TI é preciso saber o conceito de Governança Corporativa:

“Governança Corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.”

IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa

A Governança permite uma maior agilidade operacional e uma resposta rápida e eficiente às demandas. Os controles propiciam um modelo para as áreas das empresas e, em especial TI, aprimorarem os quesitos de eficiência, segurança, produtividade, a capacidade e disponibilidade dos processos.

A Governança de TI é responsabilidade da alta Administração e consiste de estrutura organizacional, processos e lideranças para garantir que a TI sustente e auxilie as estratégias e os objetivos da organização.

“Governança de TI é uma parte integral da Governança Corporativa e é formada pela liderança, estruturas organizacionais e processos que garantem que a TI sustenta e melhora a estratégia e objetivos da organização” IT Governance Institute - 2002

Governança de TI está intimamente ligada à responsabilidade dos executivos no que consiste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com