TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gravação Perpendicular

Artigos Científicos: Gravação Perpendicular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  1.127 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Podemos ver que o HD (Hard Disk) vem evoluindo cada vez mais em sua capacidade de armazenamento, deixando a gravação longitudinal onde os bits são gravados na superfície magnética e caminhando para os HD’s com gravação perpendicular, podendo gravar sem necessidade de ter mais espaço em disco e tendo alinhamento dos bits na vertical no disco.

GRAVAÇÃO PERPENDICULAR

É uma tecnologia de gravação de dados em disco rígido sendo possível pelo eletromagnetismo, por uma corrente elétrica ela é gerada a um espaço pequeno magnético na cabeça de leitura de gravação influenciando nas partículas existentes na superfície do disco, fazendo-as ficarem organizadas de acordo com a polaridade (negativa ou positiva).

Ao passar por uma área já gravada para realizar a leitura de dados, a cabeça utiliza indução elétrica ou resistência para capturar o campo magnético existente ali, permitindo a obtenção dos dados. Até um passado não muito distante, o processo de gravação era comumente feito a partir do alinhamento horizontal - isto é, lado a lado - das partículas existentes na superfície do disco.

Para fazer que os dados pudessem ser gravados no mesmo espaço os discos foram sendo fabricados com partículas cada vez menores.

As indústria chegou num ponto de tornar possível partículas menores, muito pequenas que a proximidade pode ser entre elas poderia provocar um efeito desmagnetização que causa perda de dados.

Nesta técnica, as partículas são alinhadas de maneira perpendicular, ou seja, na vertical, como se as partículas ficassem em "pé" em vez de "deitadas", grossamente falando. Uma camada extra existente logo abaixo ajuda a tornar o processo ainda mais efetivo.

A gravação perpendicular consegue não só aumentar expressivamente a capacidade de armazenamento, como protege o disco do mencionado risco de desmagnetização. Além disso, o alinhamento vertical torna a camada mais espessa, gerando campos mais fortes e, assim, facilitando o trabalho da cabeça de leitura e gravação.

Se é menor do que qualquer é provável que seja espontaneamente de-magnetizado por flutuações térmicas locais. Gravação perpendicular usa material de maior coercividade porque o campo da cabeça gravação penetra o meio mais eficiente na geometria perpendicular.

VANTAGENS

A gravação perpendicular fornece três vezes mais de densidade de gravação de armazenamento do que o longitudinal que alinha os pólos dos elementos magnéticos, que representam os bits, perpendicularmente à superfície do prato do disco, como mostrado na figura abaixo:

Diagrama de gravação perpendicular. Percebe-se como o fluxo magnético percorre a segunda camada do prato.

Seagate: tecnologia HAMR pode resultar em HDs com até 60 TB na próxima década

Já pensou na possibilidade de o seu próximo computador possuir um HD com 10, 20 ou até mesmo 60 TB (isso mesmo, terabytes) de capacidade? Pois saiba que isso poderá ser realidade já na próxima década, graças à tecnologia HAMR (Heat-Assisted Magnetic

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com