TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gravação Perpendicular

Tese: Gravação Perpendicular. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Tese  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

Assim como em outras áreas da informática, a tecnologia usada para criar as mídias magnéticas dos HDs avançou até o ponto em que se começou a atingir os limites físicos da matéria. Em um HD, a área referente a cada bit armazenado funciona como um minúsculo ímã, que tem sua orientaçãomagnética alterada pela cabeça de leitura. Quando ela é orientada em um sentido temos um bit 1 e no sentido oposto temos um bit 0. A área da superfície utilizada para a gravação de cada bit é chamada de "magnetic element", ou elemento magnético.

A tecnologia de gravação chamada longitudinal, onde os bits são gravados na superfície magnética lado a lado.

Este tipo de tecnologia de gravação foi sendo utilizado desde o lançamento dos primeiros discos rígidos. No entanto, um novo tipo de tecnologia de gravação, chamada perpendicular, vem sendo utilizada pelos discos rígidos mais novos e que permite uma maior densidade de gravação de dados do que a tecnologia longitudinal.

Os dados são lidos e gravados nos discos magnéticos graças ao fenômeno físico do eletromagnetismo.

Uma corrente elétrica que passa por um condutor gera um campo magnético. O contrário também ocorre, ou seja, um campo magnético forte pode induzir a formação de uma corrente elétrica.

No processo de escrita, uma corrente elétrica positiva ou negativa é aplicada na bobina o que faz com que um campo magnético seja criado na cabeça de leitura/gravação. Este campo magnetiza a superfície bem abaixo da cabeça, alinhando as partículas magnéticas para a esquerda ou para a direita, dependendo da polaridade da corrente elétrica. Um bit de dado armazenado nada mais é do que uma seqüência de partículas magnetizadas.

LONGITUDINAL x PERPENDICULAR

Na tecnologia de gravação longitudinal, utilizada em praticamente todos os discos rígidos disponíveis hoje, as partículas magnéticas são alinhadas lado a lado (horizontalmente) na superfície do disco. Durante muitos anos, aforma usada pelos engenheiros para aumentar o espaço de armazenamento dos discos rígidos foi diminuir o tamanho das suas partículas magnéticas.

Quanto menor as partículas, mais dados podem ser armazenados no disco rígido. O problema é que ao diminuir o tamanho das partículas elas ficam mais suscetíveis a um fenômeno chamado superparamagnetismo que compromete a integridade dos dados armazenados.

Este fenômeno ocorre quando as partículas se tornam tão pequenas que variações na temperatura do disco pode fazer com que os campos magnéticos das partículas sejam invertidos, o que resultaria

em dados corrompidos e inconsistentes.

O fenômeno do superparamagnetismo é um dos grandes responsáveis por evitar o aumento

da capacidade dos discos rígidos com tecnologia de gravação longitudinal.

Já na tecnologia de gravação perpendicular, as partículas magnéticas estão alinhadas verticalmente

(perpendicularmente) na superfície do disco. Com a tecnologia de gravação perpendicular, mais dados podem ser armazenados no disco e menores são os problemas com o fenômeno

do superparamagnetismo

CONCLUSÃO:

Com a tecnologia da gravação perpendicular a capacidade de armazenamento dos discos são muito maiores, graças a este fenômeno já chegamos na casa dos terabyte, onde os dispositivos potáteis também se beneficiam desta tecnologia, já que mais bits podem ser armazenados em um espaço físico menor.

...

Baixar como  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »