TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gtroimnloml9op Lm

Trabalho Escolar: Gtroimnloml9op Lm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  2.759 Palavras (12 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 12

outras atividades fazem parte do gerenciamento. Gerência é o que fazemos. Liderança é quem somos. Uma pessoa pode ser um gerente eficaz, um bom planejador e um gestor justo e organizado e, mesmo assim, não ter as capacidades motivacionais de um líder. Ou simplesmente pode ocorrer o contrário. Uma pessoa pode ser um gerente ineficaz, porém, em contrapartida, ter as habilidades necessárias para um bom líder. Entre os desafios apresentados pelo ambiente mutável, as organizações estão valorizando cada vez mais os gerentes que possuem habilidades de liderança. Qualquer pessoa que aspire a ser um gerente eficaz deve também se conscientizar de praticar e desenvolver suas habilidades de liderança. Afinal, nascemos ou nos tornamos líderes?

Liderança Situacional

É a liderança que melhor se adéqua para o desenvolvimento sólido de uma equipe. A liderança é um processo dinâmico que varia de acordo com o momento organizacional das pessoas.

Para ser um bom líder é muito importante se ter visão, perceber tudo que acontece ao seu redor é preciso também possuir algumas habilidades e qualidades para que o crescimento dos membros da equipe assim como o da empresa possa ser atingido.

Abaixo alguns pontos para se ser um bom líder.

1. 1-formação da equipe;

2. 2-Ter pessoas com características onde complementa a outra

3. 3-Deixar claro quais as funções do funcionário e o que se espera dele

4. 4-estabelecer metas e sistemas de acompanhamento

5. 5-delegar

6. 6-reconhecer resultados individuais e como equipe

7. 7-treinar continuamente

8. 8-resolver conflitos no seu tempo

9. 9-manter o processo de comunicação transparente, etc.

A nova liderança

O perfil do novo líder requer que ele pense estrategicamente, faça acontecer, tenha uma visão do mundo, assuma responsabilidades, que desenvolva pessoas, e saiba descobrir as habilidades humanas.

PENSAMENTO SISTÊMICO E SOBRE LIDERANÇA

Cabe aos lideres proporcionar um ambiente para a criação de sistemas e reflexão, e estimular a capacidade de trazer à luz e discutir os vários modelos mentais, desenvolver a inteligência coletiva da organização e criar condições para que ela funcione. O grande objetivo de um líder é manter sua equipe focada em uma missão bem articulada para que sejam atingidos os resultados econômicos desejados da organização.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Em todas as disciplinas e áreas do conhecimento, seja ela exata humana ou biológica, é de fundamental importância o estudo investigativo dos primeiros pensadores de determinado assunto, bem como de suas respectivas teorias, princípios e fórmulas.

Este trabalho tem como objetivo compreender o surgimento das teorias da administração como um evento social baseado na evolução humana, identificando os problemas quais essas teorias pretendiam solucionar, trata-se também da Administração ser uma habilidade humana e aborda os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias. As características marcantes principalmente de Taylor evidenciaram suas contribuições para época, apontando as razões que fizeram surgir às abordagens Humanísticas, Neoclássica e Estruturalista da Administração.

Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Existem três aspectos chaves que devem ser apontados nesta definição: dá maior ênfase ao elemento humano na organização, focaliza a atenção nos resultados a serem alcançados, isto é nos objetivos em vez de nas atividades, incluiu o conceito de que a realização dos objetivos pessoais de seus membros deve ser integrada à realização dos objetivos organizacionais é administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar.

ADMINISTRAÇÃO UMA HABILIDADE HUMANA

As habilidades podem ser natas ou adquiridas, ou seja, as pessoas nascem e desenvolvem habilidades próprias e outras são obtidas, de acordo com a necessidade e motivação que passarão a ter ao longo de sua existência.

• Habilidade Técnica – é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade.

Para ocupar posições nas empresas, executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de Administrar, o Administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades. Robert L. Katz (apud STONER, 1999) classificou-as em três grandes habilidades: Técnicas, Humanas e Conceituais. Todo administrador precisa das três habilidades.

Percebe-se que para desenvolver bem seu trabalho, o Administrador precisar dominar as três habilidades e dosá-las conforme sua posição na organização.

Habilidades Técnicas são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional.

Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade técnica “[...]consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional”.

Logo as habilidades técnicas são mais importantes para os gerentes de primeira linha e para os trabalhadores operacionais.

Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes.

Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...]consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”.

Habilidades humanas são imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional

Habilidades Conceituais são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente, CEO de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa.

Ênfase nas Tarefas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com