TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HACKERS EM NUVEM

Casos: HACKERS EM NUVEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2015  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Cada vez mais dados são armazenados e processados em servidores remotos e acessados por meio de diversos dispositivos, em qualquer lugar e a qualquer momento.

Abrigam softwares e lidam com o processamento de dados no lugar dos PCs domésticos e servidores de empresas, principalmente por terem mais capacidade de processamento e memória.

Mas esta conveniência pode causar uma nova onda de cibercrimes, inclusive atacando redes sociais como o Facebook.

Cloud Storage (Armazenamento em nuvem)

Um local específico, onde são armazenados qualquer tipo de arquivo na Internet. Ou seja, em vez de guardar informações e dados em discos e mídias dentro de uma Instituição, esses recursos são disponibilizados a todos que devem ter acesso, mas em um ambiente de Internet.

Algumas empresas como a Microsoft tem um diferencial, como a visualização, criação e edição de arquivos como documentos de texto e planilhas.

Muitos disponibilizam espaços free e havendo necessidade por parte do usuário cadastrado, o mesmo pode pagar para obter mais espaço ou utilizar outros meios.

Pode ser usado por qualquer plataforma e acessado pela Web ou através de sincronismo com a máquina local utilizando-se de aplicativos oferecidos pela própria empresa que fornece o serviço.

Cloud Computing (Computação em nuvem)

É um formato de computação no qual aplicativos, dados e recursos de TI são disponibilizados aos usuários como serviço, por meio da Internet, e pagos de acordo com o uso sem que os programas tenham de ficar instalados no computador do usuário localmente.

Essa é a principal idéia do cloud computing, ou seja, a infraestrutura não mais faz parte de uma rede LAN, sendo acessada diretamente por links de alta velocidade conectados à rede mundial de computadores.

É muito adotado em companhias iniciantes e de pequeno porte, que não têm recursos financeiros e equipe para manter a estrutura de tecnologia.

Um bom exemplo é a Eventials que decidiu migrar sua infraestrutura para transmissão de eventos online de um data center terceirizado para um ambiente de cloud computing, fornecido pela Locaweb. A escolha, de acordo com o executivo, se baseou no fato de que o orçamento disponível, de aproximadamente R$ 8 mil, não seria suficiente para contratar mais servidores dedicados para suportar o aumento dos acessos. Além disso, a companhia tinha consciência de que precisava ter uma estrutura confiável e que fosse rapidamente escalável, para atender os momentos de pico de acesso, pois permiti que os recursos sejam dimensionados de acordo com a demanda, o que otimiza investimentos.

“Também avaliamos que ter apenas um servidor dedicado criava um risco, pois se ocorresse um problema no hardware, nossos serviços ficariam fora do ar.”

Outro fator que pesou a favor da adoção da infraestrutura na nuvem foi a economia de aproximadamente 74% dos custos mensais, em comparação à contratação do servidor dedicado; assim como a facilidade de não ficar preso em um contrato de longo prazo com o provedor de serviço. “Se quisermos mudar de fornecedor amanhã, podemos”, destaca o diretor da Eventials.

Máquinas virtuais

Por trás das nuvens, nós temos as chamadas máquinas virtuais(VMs), que são criadas por softwares de virtualização, como VMware VSphere, Microsoft Hyper V, Citrix XenServer.

Não passam de espaços isolados temporários dentro de um servidor físico, que muitas vezes se encontra dentro de grandes Data Centers, cujo gerenciador chamado hypervisor aloca recursos nas máquinas virtuais e isola os dados e operações dos clientes que compartilham a mesma reserva de recursos. Podem ser acessados de qualquer lugar a qualquer momento via acesso remoto. Clientes individuais e corporativos podem usar contas na nuvem para hospedar sites e armazenar músicas, desenvolver aplicativos ou realizar qualquer coisa feita igualmente num computador ou servidor local.

A seguir, separamos os seis principais riscos e benefícios do uso de cloud computing.

Benefícios

1. Redução de custos – ao contratar um hardware, software ou plataforma na nuvem, o usuário não precisa fazer um investimento inicial em infraestrutura ou licenças, as quais passam a ser totalmente geridas e fornecidas pelo provedor do serviço. Além disso, todo o processo de manutenção e atualização das soluções fica sob responsabilidade do fornecedor. Assim, o cliente paga apenas um valor mensal pelo uso dos recursos contratados

2. Elasticidade – este é um dos conceitos que mais atrai as empresas que trabalham com picos de demanda sazonais. Isso porque, cloud computing permite que o usuário aumente ou reduza a quantidade de recursos contratados, de forma simples e ágil, sem a necessidade de mudar contratos. De forma geral, as próprias empresas usuárias do serviço conseguem fazer essa mudança por meio de painéis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com