TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hackers E Crakers

Monografias: Hackers E Crakers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  4.166 Palavras (17 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE

FACULDADE DE ENGENHARIA

Curso de Engenharia Informática – Pós Laboral

Departamento de Electrotecnia

Cadeira de Sistemas Operativos e Programação Concorrente

Hackers e Crackers

Discentes:

Gatsi, Norberto Bonifácio

Tivane, Francisco Samuel

Matusse, Bento Azarias

Docente:

Dr. Inácio G. Ticongolo

Índice

i. Resumo 3

ii. Objectivos 3

iii. Metodologia 3

1. Introdução 4

2. Desenvolvimento 5

2.1 Origem dos hackers 5

2.2 Expansão da cultura hacker 6

2.3 Diferenças de hackers e crackers 6

2.4 Tipos de hackers e crackers 7

2.5 Actuação dos crackers 8

2.6 Hacker: uma ética virtual 9

2.6.1 Ética dos hackers 9

2.7 Técnicas de invasões de hackers e Crackers 9

2.8 Tipos de Ataques 11

2.8.1 Ferramentas utilizadas por hackers e crackers 11

2.9 Acções e motivações dos hackers e crackers 12

3. Segurança contra acções e invasões 13

4. Considerações finais 14

5. Referência bibliográfica 15

i. Resumo

O desenvolvimento das tecnologias digitais e a consequente criação da internet como espaço de interactividade comunicacional trouxe inúmeros benefícios ao mundo globalizado, mas também algumas preocupações consideráveis. Dentre elas, o fim da privacidade e as práticas invasivas de páginas de internet, endereços electrónicos, computadores, servidores entre outros. Nesse contexto está a actuação dos hackers e crackers, dois grupos sociais que influenciam directamente a dinâmica da grande rede. O primeiro tem a intenção de ajudar nessa construção colectiva do ciberespaço. Já o segundo distribui uma cultura ilícita no meio.

ii. Objectivos

O presente trabalho tem como principal objectivo compreender as acções desses grupos, visto que elas podem desencadear diversos danos aos utilizadores da internet. Para isto é necessário conhecer os motivos pelos quais esses grupos atuam, além de esclarecer as principais diferençam entre os hackers e crackers, expondo suas características, facilitando o processo de identificação de seus ataques. Ao final de uma pesquisa exploratória, pode-se constatar que apesar da contribuição dos hackers para a evolução dos sistemas de segurança, os danos que podem ser causados pelos crackers são imensos e que, sendo assim, deveriam ser desenvolvidas penas mais rígidas contra esses grupos, além de um maior esclarecimento para a população sobre conceitos básicos de informática.

iii. Metodologia

O presente trabalho foi elaborado com base em pesquisa de manuais e de conteúdos pela internet. Onde cada um dos membros integrante do grupo colectou informação referente ao tema que por fim juntou se, as informações colectadas para a elaboração do trabalho.

1. Introdução

Com o desenvolvimento e a evolução das tecnologias digitais, principalmente a internet, um tema que vem sendo bastante discutido em todas as esferas da sociedade, especialmente nos ambientes mediáticos, é a invasão dos hackers ou crackers, como veremos adiante no ciberespaço. Seja nas conversas cotidianas, ou no ambiente de trabalho, é comum ouvir experiências de alguém que já sofreu algum tipo de ataque ou dano proveniente da acção dos mesmos.

A utilização do computador e da internet vem crescendo a cada dia em todas as faixas etárias e camadas sociais da população. Não existe mais o antigo pensamento de que o uso desta tecnologia é algo exclusivo de adolescentes aficionados por jogos virtuais que perdem seu tempo no ciberespaço ao invés de estudar ou realizar programas culturais.

Com o avanço do acesso à internet, o poder de armazenamento de dados tende a ser cada vez maior. Se acrescentarmos a este fato o aumento constante da velocidade da conexão, o espaço virtual passa a ser utilizado com maior frequência, fazendo parte, de vez, do dia-a-dia das pessoas.

2. Desenvolvimento

2.1 Origem dos hackers

Os primeiros hackers foram atribuídos aos cientistas e estudiosos que frequentavam o MIT (Massachusetts Institute of Technology). Foram eles que fizeram os computadores saírem dos laboratórios e irem para as universidades. E das universidades, posteriormente, para as nossas casas. O termo hacker, literalmente, significa cortador. Se formos analisar por outro prisma, realmente, pode-se entender hacker como aquele que corta e derruba barreiras e fronteiras. Porém, no dito popular, muitos interpretam e associam o termo à pirataria digital e ao vandalismo.

Hacker inicialmente era o nome atribuído a qualquer indivíduo que fosse especialista em determinada área. Qualquer que fosse o assunto, se alguém fosse considerado bom naquilo, não necessariamente em algo ligado à informática, poderia ser chamado de hacker.

No início, a internet era ligada ao sistema de defesa dos Estados Unidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com