TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Helicoptero R44

Ensaios: Helicoptero R44. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução:

O R-44 é um helicóptero monomotor a pistão de pequeno porte projetado para transporte executivo, além do transporte de passeio e de turismo e para coberturas jornalísticas, projetado e fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1990 pela Robinson Helicopter Company, que é atualmente um dos maiores fabricantes de helicópteros do mundo.

O pequeno Robinson R-44 é impulsionado por um motor a pistão Lycoming IO-540 e tem capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais.

A primeira versão do R-44, a mais simples, denominada R-44 Astro, foi lançada na década de 1990, e alguns anos depois foi lançada a versão melhorada R-44 Raven, com a introdução no projeto dos comandos de voo hidráulicos, reduzindo a necessidade de força do piloto para controlar a aeronave. A versão mais recente e moderna é a R-44 Raven II, lançada em 2003, com a introdução do sistema de injeção eletrônica de combustível no motor Lycoming, fabricado pela Textron.

De modo geral, o custo operacional por quilômetro voado de um helicóptero monomotor a pistão com capacidade para três passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma aeronave de asa fixa a pistão também com capacidade para transportar três passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.

Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e outras cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para uso executivo do mundo.

Na década de 1990, a Robinson Helicopter Company utilizou como base o pequeno modelo de helicóptero Robinson R-22 para dar origem ao Robinson R-44, com um grande número de mudanças que tornou o R-44 um modelo diferente de aeronave. O motor Lycoming IO-540 com injeção eletrônica do R-44 Raven II é cerca de 20 hp mais potente do que a versão Lycoming IO-540 com carburador do R-44 Astro e do R-44 Raven.

Desde sua criação na década de 1970, a Robinson Helicopter Company já fabricou mais de 10.000 unidades de helicópteros de diversos modelos, o R44 é o principal modelo de aeronave fabricado pela empresa, o mais vendido, com mais de 5.000 unidades fabricadas.

Dados operacionais COMPLETOS ( Autonomia, Teto operacional, Velocidade de cruzeiro, capacidade de carga, pax e demais

Autonomia de voo: 560 km

Velocidade máxima: 240 km/h

Velocidade de cruzeiro: 200 km/h

Peso: 657,7 kg

Comprimento: 9,00 m

Envergadura: 10 m

Peso máximo decolagem: Aprox. 1.134 kg;

Alcance: Aprox. 375 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);

Teto de serviço: Aprox. 4.000 metros;

Custo unitário: USD 425.000–425.000 (2011)

Síntese:

a) Fabricante - Origem do Fabricante - Histórico do Fabricante - Outras aeronaves fabricadas pelo Fabricante;

Robinson

O fundador da Robinson, Sr. Frank Robinson, concluiu seu mestrado pela Universidade de Washington em 1957, com pós-graduação em engenharia aeronáutica pela universidade de Wichita, especializando-se em projetar helicópteros.

Durante 16 anos o Sr. Robinson trabalhou em diversos fabricantes de helicópteros, com ênfase em pesquisa e desenvolvimento, adquirindo experiência em projetar helicópteros. E em 1973 foi inaugurada a Robinson Helicopter Company, com objetivo principal desenvolver, fabricar e comercializar um modelo de helicóptero leve e que atenda as demandas de mercado. O primeiro endereço comercial da empresa foi em sua sala de estar, local onde o R22 foi desenhado. O primeiro protótipo foi construído em um pequeno hangar no aeroporto de Torrance, na Califórnia. O primeiro voo do R22 aconteceu em agosto de 1975, no entanto foram necessários mais de três anos de rigorosos testes e análises técnicas antes que R22 obtivesse seu certificado pelo FAA (Federal Aviation Agency) em março de 1979.

O primeiro helicóptero produzido foi entregue no final de 1979 e desde então, o R22 tornou-se campeão mundial de vendas da aviação civil. Atualmente os helicópteros produzidos pela Robinson são distribuídos por uma rede mundial de representantes autorizados, por mais de 68 países. Poucos como a POWER HELICÓPTEROS respondem pela venda e manutenção com mecânicos qualificados e treinados na fábrica.

A Robinson possui uma fábrica de alta tecnologia, que em 2013 conta com mais de 1.300 funcionários que produz aproximadamente 12 helicópteros por semana.

No Brasil, esses helicópteros vêm sendo utilizados por uma gama de operadores que necessitavam de aeronaves de qualidade e versáteis, atributos que podem ser facilmente encontrados nos produtos da Robinson Helicopter Company. Existem no Brasil, cerca de 14 oficinas autorizadas pela Robinson e certificadas pela Anac. No ano de 2012 a produção total foi de 517 helicópteros, sendo 286 R44 Raven II, 191 R66 Turbine e 40 R22 Beta II. Também no mesmo ano a Robinson atingiu a marca de 10.717 helicópteros produzidos e entregues.

Os revendedores brasileiros de helicópteros não têm de que reclamar. Em 2010, recordes foram batidos e, neste ano, novas aeronaves vão desembarcar por aqui pela primeira vez. Embora os fabricantes não estejam investindo em novos projetos como faziam antes da crise financeira internacional, iniciada em 2008, não faltam compradores no Brasil. Em todas as áreas, como executiva, militar, parapública e offshore, são adquiridos novos aparelhos.

Uma empresa brasileira comercializa os monoturbina 206L-4 Long Ranger – derivado do consagrado Jet Ranger – e 407, os biturbina 429 e 412, os militares Huey II, AH-1Z Super Cobra e UH-1Y. Segundo o diretor comercial da empresa, Leonardo Fiúza, as vendas no ano de 2010 foram muito boas.

Sem revelar números – ele diz que não pode falar sobre isso para não informar a concorrência – o executivo afirmou que “desde 2004, quando a empresa assumiu a representação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com