TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad Teoria Do Helicoptero

Trabalho Escolar: Ad Teoria Do Helicoptero. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 6

1. A Aeronáutica é tecnologia avançada e não há tecnologia sem sólido embasamento científico. Leia atentamente o texto abaixo, constante no livro didático (p. 20):

Na falta de algo que evite que o corpo do aparelho gire, ele irá girar em direção oposta ao rotor principal.Para evitar esse fator você precisa aplicar uma força a ele. O modo normal de fornecer força ao corpo do aparelho é anexar outro conjunto de pás rotativas a uma longa cauda. Essas pás são chamadas de rotor de cauda.

Faça uma pesquisa em sites como os que seguem e responda: qual das Leis de Newton explica o comportamento do corpo do aparelho? Enuncie a lei. (2,0 pontos)

SAUNDERS, George H. A dinâmica de vôo do helicóptero. Rio de Janeiro: LCT, 1985. Disponível em: <http://www.4shared.com/office/RxkJpchp/A_Dinmica_de_voo_do_helicptero.html>. Acesso em: 21 fev. 2013.

ou em:

<http://www.fisica.ufpb.br/~romero/pdf/05_leis_de_newton.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2013.

A lei de Newton que explica o comportamento do corpo do aparelho é a Terceira lei de Newton ( Ação e reação).

Toda força de ação exercida em um corpo provocará uma outra força de reação de mesma intensidade, porém de sentido contrário.

A aplicação de uma força sobre um corpo causará nele uma reação de mesma intensidade e direção, porém de sentido contrário. Assim, pode-se verificar que as forças de ação produzidas por um helicóptero vão gerar reações a elas contrárias. Uma única força atuando isoladamente é uma impossibilidade.

As forças de ação e reação sempre atuam em corpos diferentes, ou seja, quando um jogador chuta uma bola, o seu pé provoca uma força de ação na bola, e a bola provoca uma força de reação no seu pé.

O giro do rotor por exemplo, causará um movimento de reação sobre a estrutura do helicóptero, contraria ao sentido do giro, conhecida como torque.

Esta lei também contribui em parte para sustentação do helicóptero.

2.Juan de La Cierva teve um papel muito importante no desenvolvimento do helicóptero ao vencer barreiras tecnológicas importantes. Além do que diz o livro, pesquise nos sites aqui relacionados e elabore um texto de até 8 linhas descrevendo as contribuições deste pioneiro. (2,0 pontos).

Sugestões de sites para a pesquisa: <http://www.gyroplanepassion.com/Juan_de_la_Cierva.html>, (Acesso em: 21 fev. 2013) ou <http://blog.opovo.com.br/asaseflaps/o-que-define-o-numero-de-pas-no-rotor-de-um-helicoptero/> (Acesso em: 21 fev. 2013)

Sua contribuição para o desenvolvimento do helicóptero, foi a invenção do rotor articulado, a fim de resolver os problemas fundamentais de instabilidade. Primeiramente, idealizou e construiu a articulação de batimento, compensando assim a dessimetria de sustentação e posteriormente, introduziu a articulação de avanço e recuo, para anular os esforços de flexão na raiz da pá, no plano de rotação, causados pela aceleração de coriolis. Aperfeiçôo a articulação de passo para variar a força aerodinâmica gerada pelo rotor principal em intensidade ( passo coletivo) e em inclinação ( passo cíclico).

3. Vimos na questão anterior algumas barreiras tecnológicas que tiveram de ser vencidas para que chegássemos ao pleno desenvolvimento do helicóptero. Essas barreiras se situavam e situam-se no conjunto pás, cabeça do rotor e mastro do rotor principal, o coração desta interessante máquina voadora. Destarte, é muito importante que compreendamos bem seu funcionamento. Isto posto, pesquise no livro didático e em sites como:

O Aero Tecnologia. Disponível em: <http://www.aerotecnologia.com.br/engenheiros/pages/engaer3.htm>. Acesso em: 20 ago. 2013 e responda:

a) Quais são os tipos de rotores existentes quanto à articulação e quais são suas características principais? (1,0 ponto)

Os rotores são classificados como rígidos, semirrígidos e articulados.

- Nos rotores rígidos, a cabeça, as pás e o mastro formam um conjunto rígido entre si (como se fosse uma hélice), fazendo apenas o movimento de mudança angular do passo das pás através do giro dos punhos.

- Nos rotores semi-ringidos, a cabeça e as pás são rígidas entre si, mas existe um movimento com relação ao mastro, que é o batimento, realizando também a mudança de passo. A maioria dos helicópteros de pequeno e médio porte utiliza este tipo de rotor.

- Nos rotores articulados, a cabeça, as pás e o mastro são móveis entre si. Esse rotor faz batimento, mudança de passo e através de dispositivos especiais, executa o movimento de avanço e atraso das pás.

b) Quais as funções principais básicas do rotor principal? (1,0 ponto)

Rotor principal é a superfície de sustentação de um helicóptero. Ele sustenta e dá tração ao helicóptero, permitindo-lhe ainda realizar vôo pairado, voar para os lados e para trás.

Logo, o rotor principal assegura a sustentação e a translação do helicóptero.

c) Quais as funções básicas da cabeça do rotor? (1,0 ponto)

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com